Heróis e personagens negros que foram criados antes do Pantera Negra

 
Como todo mundo já sabe, o ator Chadwick Boseman, interprete do Pantera Negra dos filmes da Marvel/Disney faleceu de câncer de colon. Esse triste evento estarreceu não só o mundo da cultura pop, mas também toda a sociedade global, pois, desde 2018, ano da estreia do filme do herói, todo mundo é fã do Pantera Negra desde criancinha.
Para variar, a mídia e vários formadores de opinião vieram de novo com a história de que o Pantera Negra foi o primeiro herói negro dos quadrinhos, o que não é verdade. Ele foi sim o primeiro herói negro da Marvel, mas não das HQs. Por conta disso, selecionei alguns heróis negros que foram criados antes do Pantera.
O primeiro, todo mundo que é mais velho conhece. Lothar , o eterno sidekick de Mandrake, está desde a primeira história ao lado do mágico, criado por Lee Falk e Phil Davis. Apesar de ser um príncipe tribal africano, quando foi criado, Lothar realmente era bem estereotipado, com uma personalidade simplória, e nem falava inglês corretamente. Era basicamente um criado de Mandrake. Lothar era também conhecido como o homem mais forte do mundo, um Golias negro de prodigiosa força.
No entanto, já naquela época, havia leitores maldosos que duvidavam da masculinidade da dupla e não faltavam piadinhas sobre Mandrake e Lothar serem um casal gay. Nem Mandrake tendo namorada, a princesa Narda, convencia os caluniadores.
Dessa forma, foi preciso reformular Lothar, e, nos anos seguintes, ele passou a falar inglês corretamente e a usar roupas civis. Ainda usava seu traje de leopardo com chapéu turco, mas só quando entrava em ação. Lothar agora tinha uma vida normal e até uma namorada, a princesa Karma, que vivia junto de Narda, sendo basicamente uma Lothar fêmea.
O outro “herói”, digamos assim, é outra criação de Lee Falk, Guran, o líder dos pigmeus bandar e sidekick do Fantasma. Ele é um dos poucos nativos que conhecem o segredo da dinastia do herói. O próprio Guran é um representante de uma dinastia de sidekicks. A representação dos africanos nativos nas histórias antigas do Fantasma realmente era bem estereotipada, com os membros das tribos sendo bem simplórios. Mas vamos combinar que também seria muita forçação de barra se os nativos recitassem Shakespeare. Guran é uma exceção, pois é um cara estudado. Teve acesso à educação do branco, por assim dizer.

O próximo da lista é Ebony White, sidekick do Spirit de Will Eisner. No caso, o termo sidekick é o que melhor se aplica aqui, pois ele é o Robin do personagem, basicamente. Originalmente, Ebony era um garoto do gueto de bom coração, mas também simplório e com inglês ruim. Will Eisner anos depois declarou que poderia não ter acertado em sua caracterização, pois este ficou muito caricato. Entretanto, se pensarmos em Ebony como um personagem cartunesco, até que dá para relevar. Ebony ganhou uma versão muito mais esperta por Darwyn Cooke, em sua fase escrevendo e desenhando o Spirit.
Vamos passar para um herói do oeste, Lobo, o cowboy negro. Não há muito o que dizer desse personagem. Ele tem bem menos notoriedade que os citados anteriormente. Lobo era um pistoleiro negro que passou batido nos comics de westerns no período.

Por último, outro personagem bem desconhecido, Lion Man. Obviamente, não tem nenhuma relação com o Lion Man do tokusatsu. Esse era um cientista afro-americano que usa de seus conhecimentos para se tornar um herói e proteger uma montanha mágica na África.  Suas histórias eram publicadas na All Negro Comics, revista produzida apenas por criadores negros de quadrinhos nos anos 40.
Enfim, esse post foi mais breve, apenas para pegar o ensejo da morte do Chadwick mesmo. Que Deus o tenha. E também para apresentar alguns heróis ou personagens negros que existiam muito antes da moda de representatividade.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.