Papo de Cinema | EVIL DEAD – A Morte do Demônio / Uma Noite Alucinante (1981/1987/1992/2013/2015)


Considero a "franquia" Evil Dead – A Morte do Demônio como produções de grande relevância para gênero terror nas telonas. Um misto de sorte e competência, eu creio. Nascida na efervescente década de 1980, período que cimentou a indústria do entretenimento no cenário global, Evil Dead conseguiu se destacar no quesito criatividade – tanto estética, quanto narrativa – no já então repetitivo subgênero de “cabana na floresta”. Mas, algo interessante e que pouca gente lembra é que o longa foi realizado como trabalho de conclusão de curso de cinema do diretor amador Sam Raimi. Evil Dead – A Morte do Demônio (1981) é, ainda hoje, considerado uma referência entre cineastas amadores, devido a qualidade profissional da obra. A Morte do Demônio/Uma Noite Alucinante (1981) é mais valorizado do que muitas produções de dezenas de milhões de dólares, vistas atualmente.

 
Evil Dead (Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio) - 1981

Sinopse: Cinco jovens vão passar um fim de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Os jovens tem estranhas experiências, obviamente causadas pela presença ali do Livro dos Mortos (o Necronomicon Ex Mortis, encadernado em pele humana e escrito em sangue), que logo encontram. Logo depois encontram um gravador. Dentro do mesmo a fita que foi gravada pelo dono da cabana (um arqueólogo), contém a tradução de algumas passagens do livro. Ao ser reproduzida (escutada) pelos estudantes, desperta os espíritos que estavam adormecidos e que habitam o bosque. Os espíritos começam a possuir os jovens um por um.

Segundo os fãs da obra: clássico, genial, subversivo, engraçado e surreal. Nesta inusitada produção, Sam Raimi usa um minúsculo orçamento e recursos nada convencionais para criar o que é considerado por muitos como uma obra prima do terror. É chocante, tem cenas polêmicas e um enredo macabro. Mas, acredito que o grande trunfo é não se levar tão a sério, tendo muito humor e trash. Sim, é uma produção Gore e tem muitas cenas nojentas aliadas a um singular (e muito engraçado) protagonista. Ash além de fazer caretas hilárias, se torna um dos poucos inesquecíveis heróis de filmes de terror. Outro fator interessante é que o filme não usa elementos sexuais e cenas quentes, algo extremamente comum em filmes de terror. 

Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Richard DeManincor, Betsy Baker, Theresa Tilly.

 
Evil Dead 2 (Uma Noite Alucinante 2) 1987

Sinopse: Uma espécie de meio-termo entre sequência e refilmagem de A Morte do Demônio. Ash continua aprisionado na floresta perseguido pelo espírito malígno do primeiro filme. Ele deverá fazer de tudo para sobreviver mais uma noite no inferno dentro da floresta, enquanto faz de tudo também para não enlouquecer.

Neste longa, Sam Raimi reconta os acontecimentos do primeiro filme, porém com muito mais humor negro e com um orçamento bem maior. Supostamente ele fez isso porque o primeiro filme foi muito modesto, além de ter sido banido em alguns países devido algumas cenas pesadas para época. Então Raimi fez a segunda parte com a intenção de popularizar seu conto. Deu certo, de tão divertidos que ambos são. Esta segunda parte traz efeitos especiais radicais, além de cenas realmente hilárias, quase uma comédia. Destaque para as cenas em que a mão de Ash tenta matá-lo, mesmo após ser arrancada. Até uma ofensa com um dedinho do meio rola. 

Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Sarah Berry, Danny Hicks, Kassie DePaiva, Lou Hancock, Denise Bixler, Richard Domeier, John Peaks.

 

Evil Dead 3: Army of Darkness (Uma Noite Alucinante 3) 1992

Sinopse: Ash é acidentalmente enviado para o século XIV, quando foi profetizado que alguém viria para encontrar o Necronomicon, o Livro dos Mortos. Essa pessoa lideraria a batalha dos humanos contra os Deadites, seres da Escuridão que também estão atrás do livro. Este filme fecha a trilogia Evil Dead com muito humor e situações bizarras, numa mistura de comédia, terror e aventura.

Com um orçamento maior ainda, em plenos anos 90 e com uma certa diferença dos 2 primeiros, este filme é mais uma aventura medieval mesclada com uma grande dose humor negro. Fazendo referência à várias histórias clássicas como As Viagens de Gulliver e O Monstro de Frankenstein, este terceiro capítulo é considerado uma espécie de homenagem à cultura da fantasia no cinema (incluindo os dois primeiros filmes da saga). Aqui Ash está mais durão e com jeitão de herói. A grande batalha contra um exército de caveiras no final é sensacional. Engraçado, tosco e incrível ao mesmo tempo, este filme "encerra" a franquia de forma saudável.

Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Embeth Davidtz, Marcus Gilbert, Ian Abercrombie, Richard Grove, Timothy Patrick Quill, Michael Earl Reid, Bridget Fonda, Patricia Tallman.

 

A Morte do Demônio (Evil Dead, 2013)

Sinopse:Mia (Jane Levy) é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci) para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa cura de desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David (Shiloh Fernandez), rapaz afastado dos amigos e familiares há tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie (Elizabeth Blackmore). Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo. 

Com o passar dos anos, por diversas vezes Sam Raimi foi questionado sobre a produção de uma quarta parte. Nos encontros com fãs em fóruns de cinema, Raimi demonstrava intenção em produzir um remake, desde que pudesse ser filmado nos moldes da obra original. (Leia-se: realizada por um cineasta amador, vindo da produção de curtas, com uma mente aberta para uma nova proposta, sem copiar as cenas do original, sem o uso excessivo de efeitos de computador ou de exageros no orçamento.) Pois bem, o jovem cineasta uruguaio Fede Alvarez, de 36 anos, foi a aposta de Raimi. Até então, ele havia comandado três curtas, sendo elogiado pelos dois últimos: a comédia El cojonudo (2005) e o scifi Ataque de pánico! (2009). A reação do público foi dividida entre aqueles que odiaram o filme, principalmente entre os fãs do clássico e os que viram no longa aspectos positivos e que o definem como uma boa refilmagem, que não fere o original. A crítica internacional (em sua maioria) o posiciona entre os melhores de 2013, embora tenha sido considerada pelos fãs de terror como um longa desnecessário e inferior ao original.

Direção:Fede Alvarez
Roteiro:Fede Alvarez, Rodo Sayagues
Produção:Bruce Campbell, Sam Raimi, Robert G. Tapert
Elenco:Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas, Elizabeth Blackmore, Phoenix Connolly, Jim McLarty



ASH vs EVIL DEAD, a Série de TV (2015)

Em 2015, a franquia gerou uma inusitada série de TV. Ash vs Evil Dead é uma série de comédia de terror e humor negro, criada e por Sam Raimi, Ivan Raimi e Tom Spezialy, exibida pela Starz e ambientada no mesmo universo criado pelo diretor em sua trilogia clássica de filmes. O ator Bruce Campbell retoma seu papel como "Ash" Ashley J. Williams, único sobrevivente dos filmes originais. Na trama o anti-herói e mais que politicamente incorreto Ash, após ler mais uma vez uma parte do Necronomicon Ex-Mortis, O "Livro dos Mortos", liberta o demônio Kandarian mais uma vez na Terra, e uma série de eventos o fazem assumir sua antiga personalidade para corrigir seu erro e salvar, de sua maneira, a raça humana. Infelizmente, a série foi cancelada após três temporadas, com um total de 30 episódios.


CURIOSIDADES:
  • No passado houve muita confusão com os títulos dos filmes. O  primeiro filme Evil Dead foi lançado em 1981, no Brasil chegou em 1983 e foi lançado diretamente em VHS pela Look Filmes, recebendo um misto do nome original com a tradução: Evil Dead: A Morte do Demônio. E  foi um sucesso de vendas e aluguéis em VHS. O segundo filme lançado em 1987, Evil Dead 2, recebeu aqui o nome de Uma Noite Alucinante. O terceiro filme se chamava no original Army of Darkness ("O Exército das Trevas"). Mas, no Brasil o título foi: Uma Noite Alucinante 2. Tempos depois, toda a saga passou a se chamar Uma Noite Alucinante, colocando os três filmes em ordem; porém se distanciando do nome original que é A Morte do Demônio. O remake de 2013, se chama A Morte do Demônio, tradução do título original The Evil Dead. 
  • Apesar de ser uma trilogia com o mesmo herói principal, os filmes não apresentam uma linha de continuidade. O primeiro é o primeiro, ok! O segundo é praticamente uma repetição do primeiro, porém com uma produção melhor. Muitos o consideraram na época, um remake. Talvez isto explique o porque deste segundo filme não receber o mesmo nome do primeiro. Então, o terceiro filme segue de onde parou o segundo, porém com mais recursos e num clima de aventura medieval. Todos os 3 filmes são bem diferentes entre si, e ainda assim se copiam em algumas partes. Complexo, confuso, mas acabou dando certo. A franquia é tida como uma das mais importantes sagas de terror de todos os tempos.
  • Devido as cenas de violência, a versão original foi proibida em vários países, como na Finlândia, na Islândia, na Irlanda e na Alemanha. Na Alemanha o filme teve sua exibição proibida durante quase 10 anos. Nestes anos circulava clandestinamente no mercado negro. Foi exibido publicamente em 1992 com várias edições e censuras, até que em 2001 foi lançado em DVD sem cortes. 
  • A maior parte destas proibições ocorreram porque há uma cena em que a personagem Cheryl é estuprada por árvores possuídas. Por isso a obra foi banida em alguns países.
  • Curiosidades sobre o primeiro filme:
    • * Já foi adaptado para um musical de teatro.
    • *O orçamento de The Evil Dead foi de US$ 350 mil.
    • *O diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes em super-8 antes da realização de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio.
    • *A voz demoníaca que possui os corpos pertence a Sam Raimi.
    • *O carro de Ash é o carro real do diretor, Sam Raimi. Esse carro aparece em todos os seus filmes, incluindo as sequências desta e em Spider-man.
    • *Quando Ash encontra o Necromicon, se pode ver um pôster de “The Hills Have Eyes” (de Wes Craven)
    • *Ainda está censurado na Coréia do Sul.
    • *O filme é adorado pelo escritor Stephen King que disse: “O filme mais ferozmente original de 1982; sem sombra de dúvidas!”. E falava sério, pois algumas pessoas que compareceram à première do filme no Festival de Cannes (a qual foi assistida por King), contam que o viram com o rosto escondido entre as mãos durante algumas partes do filme.
    • *Sam Raimi confessou a alguns jornalistas franceses que seu guia na hora de rodar um filme se baseava nos mandamentos:
      • 1) Os inocentes devem sofrer.
      • 2) Os culpados devem ser castigados.
      • 3) Deve-se provar o próprio sangue para se converter em um homem.
      • 4) Os mortos se levantarão.
  • O filme foi gravado por Sam quando tinha apenas 20 anos. Com uma equipe de 37 pessoas, gravado durante 3 meses nas montanhas do Tennessee.
  • O roteiro original previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a idéia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada.
  • Protagonizado por “não atores” – todos colegas do cineasta.

BÔNUS: Clique nos links abaixo para baixar os filmes

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.