ANIMAÇÃO EM FOCO | A singular série animada do Homem-Aranha da MTV

 

Nestes tempos em que só se fala em Homem-Aranha, em razão do filme, resolvi dar minha contribuição e escrever a respeito da série animada do herói exibida pela MTV, em 2003. Escolho essa animação porque ela é pouco comentada, se se comparar com o desenho dos anos 90 ou O Espetacular Homem-Aranha. E ela também é curta, só tem treze episódios, e com apenas uma temporada.

A série animada do Aranha da MTV na realidade vem a rebote do filme com Tobey Maguire. Está certo que todos os desenhos do herói desde os anos 2000 vêm no rastro dos filmes, mas esse em específico se passa no mesmo universo do filme de 2002. É o mesmo Aranha de Tobey Maguire, pelo menos em tese, porque na realidade essa animação não dialoga tanto com o filme, apesar de ser sequência direta dele.




Podemos conferir isso pelo próprio Peter Parker, se formos comparar com o Peter de Tobey Maguire, que era um cara mais nerdão bobão com cara de pastel, e o Peter dessa animação é um cara mais esperto e descolado, com uma fala cheia de ironia. Lembra um pouco uma versão mais madura do Peter Parker Ultimate, que também fazia o estilo nerd descolado. Vale dizer que Peter foi dublado na série por Niel Patrick Harris.



Por sua vez, a contraparte romântica de Peter, Mary Jane, tem algumas semelhanças com a MJ da Kirsten Dunst, e um pouco também com a MJ dos quadrinhos, apesar de nem tanto, na realidade. É uma versão própria da personagem, e é tão descolada quanto o Peter, na verdade até mais, seria a garota “prafrentex”. A personalidade da MJ na animação é um tanto dúbia: ela tem uma amizade e ao mesmo tempo um romance que não se assume com Peter, e também tem grande atração pelo Aranha. MJ ainda flerta com Harry Osborn, que obviamente está muito interessado nela. E assim de forma o primeiro triângulo amoroso do desenho, entre Peter, MJ e Harry. Mais adiante, haverá outro.

Fechando o trio principal da animação, temos Harry Osborn. No caso, ele tem influência do Harry de James Franco e também do Harry Ultimate, ambos são versões mais playboy do personagem. O Harry no desenho na verdade é quase um dandy, está sempre com um drinque na mão, enchendo a cara. Como era desenho exibido na MTV, não censuravam muito essas cenas de álcool. Aliás, essa série animada é a mais “adulta” do Aranha feita até hoje, digamos assim. Harry também é cheio de falas irônicas e chega a ter uma personalidade bipolar: uma hora, é um bom amigo de Peter; na outra, tem atitudes hostis com Peter, por julgar que ele tem informações sobre o Aranha, a quem culpa pela morte do pai.

A partir de certo ponto na animação, Peter conhece Indy Daimonji, uma estagiária de jornalismo com quem acaba se envolvendo e formando o segundo triângulo amoroso do desenho, entre Peter, MJ e Indy. Inclusive, para a felicidade geral da nação, Peter consegue dormir com Indy. Único desenho em que Peter se dá bem, nem nos filmes acontece isso. Não é nada muito explícito, mas em um episódio Peter e Indy passam a noite juntos, e, no dia seguinte, MJ aparece no apartamento de Peter para flagrar Indy terminando de se vestir.

Há ainda outros personagens coadjuvantes tradicionais do Aranha na animação, mas que aparecem em poucos episódios. Um deles é J. J. Jameson, que não sofreu tantas diferenças da versão tradicional dos quadrinhos, apesar de lembrar mais o Jameson Ultimate. Flash Thompson está presente em poucos episódios, e ele basicamente é o quarterback valentão e babaca esportista, com exceção de um episódio em que um cientista faz experimentos em Flash e o torna inteligente, mas ao final do episódio ele volta a ficar burro.

E não há a tia May no desenho. Os roteiristas por alguma razão resolveram limar a “véia”. A tia May só aparece em uma cena, em uma fotografia com o tio Ben.


Como um bom desenho do Aranha, não poderiam ficar de fora os vilões. Creio que o que merece mais destaque seja Electro. Max Dillon tem uma origem bastante diferente da dos quadrinhos. Na animação, ele é um colega de universidade de Peter que sofre bulliyng dos valentões e, depois de humilhado na frente da garota que gosta, sofre um acidente e se torna Electro, em busca de vingança. E chega a assassinar alguns de seus algozes. Essa é outra diferença dessa animação comparando com outras do Aranha, há mortes. Está certo que não é nada tão violento ou explícito. Esse Electro azul meio bizarro na verdade foi visualmente inspirado na versão do vilão de John Byrne de Homem-Aranha: Gênese, que foi uma releitura da origem do Aranha que Byrne fez no final dos anos 90, e o Electro nessa HQ tem uniforme azul. Esse Electro também inspirou a versão de Jamie Foxx, O Espetacular Homem-Aranha 2.




Também vale a pena destacar o Lagarto, cuja versão nessa animação foi dublada por ninguém nada mais e nada menos que Rob Zombie. Um Rei do Crime negro aparece em um dos episódios, dublado pelo falecido Michael Clarke Duncan, que interpretou o vilão no filme do Demolidor de Ben Affleck.




A Gata Negra também dá as caras, em uma versão bem diferente dos quadrinhos, e é uma namorada de Harry em um dos episódios. Rocket Racer, um dos vilões (e depois aliado) mais buchas do Aranha também antagoniza o herói em um dos episódios, bem como Silver Sable e Kraven, o Caçador. Além desses, há alguns vilões criados originalmente para a animação.

Apesar de não considerar essa a melhor animação do Aranha, a considero interessante e com alguns pontos positivos. É sem dúvida o desenho mais “adulto” do herói, visto que há mortes, consumo de álcool e drogas e sugestão de conteúdo sexual, coisas de que não há nem cheiro nas outras animações do personagem. Peter é um universitário, e, com exceção dessa animação e da série animada dos anos 90, em que ele também é um universitário, nos outros desenhos Peter é um estudante colegial, bem moleque. As séries animadas posteriores do Aranha miraram um público-alvo mais infantojuvenil, no máximo adolescente, e olhe lá. A animação da MTV tinha um público com faixa etária entre 13 e 25 anos, mais ou menos. Claro que não é impeditivo que crianças ou pessoas mais velhas a apreciem. Na realidade, essa seria uma das animações mais leves da MTV, apesar de ter conteúdo mais adulto quando comparada aos outros desenhos protagonizados pelo herói.


A série animada da MTV também foi a única animação do Aranha realizada toda em CG, pelo mesmo estúdio da animação de Tropas Estelares. Apesar de não ter envelhecido muito bem, particularmente não me incomoda muito, mas talvez os mais jovens achem o CG meio tosco.

Creio que o grande problema dessa animação é o fato de que a temporada termina em aberto e não foi aprovada uma segunda. A temporada conclui com Indy sofrendo um acidente e entrando em coma e com o Aranha sendo responsabilizado por isso. Infelizmente, todas essas pontas soltas precisariam ser solucionadas na temporada seguinte. Não sei dizer a razão dessa animação não ter sido renovada para uma nova temporada, talvez a recepção do público não tenha sido muito boa em termos de audiência, ou a Marvel ou a Sony não gostaram muito do resultado final.

Essa série animada inclusive contava com Brian Michael Bendis, o escritor de Homem-Aranha Ultimate, como consultor e roteirista de alguns episódios, e foi exibida em uma época em que a MTV ainda tinha sintonia com seu público de adolescentes e jovens adultos, coisa que atualmente não tem mais. Hoje em dia, a MTV é um canal de programas de auditórios e reality shows de libertinagem, basicamente. Mas nos anos 90 exibiu animações muito boas, como Aeon FluxThe MaxxO CabeçãoBeavis and Butt-HeadSouth Park, entre outras.

Bem sei que a série animada do Aranha da MTV não chegou a criar um fandom para o herói, ao contrário das animações mais clássicas, particularmente a primeira dos anos 60, Homem-Aranha e Seus Amigos e a dos anos 90, que realmente popularizaram o personagem. No entanto, desde os filmes do Aranha de Sam Raimi, as animações que foram produzidas foram basicamente acessórias. Até a excelente O Espetacular Homem-Aranha não ajudou a criar um fandom para o herói.

No Brasil, essa série animada não foi exibida pela MTV, mas sim pela Nickelodion, não sei por que razão. E depois foi exibida pelo Globo em sua programação infantil, quando a emissora ainda tinha programas com desenhos voltados a crianças, pois, depois que foi criada a resolução do Conanda que proibiu propaganda infantil, a TV Globinho acabou.

Infelizmente, creio que atualmente no Brasil não há muitos modos de consumir essa animação legalmente. Foi lançada em DVD duplo, o qual tenho uma edição aqui. Como esse DVD saiu de linha, acho que para adquiri-lo só é possível em sebos ou no Mercado Livre. E creio que a animação não é exibida em nenhum streaming; ao que parece, estava na Amazon Prime americana. Não vai para o Disney Plus porque a Disney não tem direitos autorais sobre o desenho, mas, mesmo se ela tivesse, não tem bem o perfil do streaming. Então, o jeito mesmo é procurar isso aí na “videolocadora do Paulo Coelho”, creio.

Enfim, quem nunca tinha ouvido falar dessa animação (o que acho difícil, visto que a Globo ajudou a popularizá-la por aqui) pôde conhece-la por meio deste post, e quem já a conhecia pode relembrá-la e talvez ficar a par de algumas curiosidades. Particularmente, gosto dela, até mesmo porque a tendência dos desenhos vindouros do Aranha é que sejam todos em um tom bem mais infantil, ainda mais produzidos pela Disney.

 


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

TALVEZ TAMBÉM SE INTERESSE EM LER: 

 

 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.