MEMÓRIA DA TV - BATMAN 66 - A CURIOSA ORIGEM DO "QUACK" DO PINGUIM...

 É bem possível que você, assim como eu, acreditasse que o característico grasnado do Pinguim - "Quack!" - na série Batman de 1966. Fosse apenas para reafirmar sua temática de pássaros. Mas, na verdade a origem do grasnado é outra e mais curiosa. Convidamos todos a lerem nossa matéria e conhecerem esta origem...





Todos aqueles que assistiram a série "Batman" de1966, estrelada por Adam West, lembram-se muito bem que cada um dos vilões tinha características pessoais bem...diferentes. Também devem se lembrar que o "vilão especialmente convidado Burgess Meredith, como o Pinguim", tinha por hábito usar o grasnido "Quack" , em diferentes situações. Poderia ser rindo: "Quack, quack, quack..." ou frustrado pela derrota: "Quack!!" (aposto que voce ouviu ai em sua cabeça...)





Lá no passado (e aparentemente ainda hoje nas novelas da Globo), os atores as vezes sofriam bastante com as mudanças exigidas para que representassem algum papel na TV. O mais comum era a mudança no tom dos cabelos. Um certo ator teve de pedir que não mais fizessem isto por estar provocando a queda de seu cabelo!! Nesta época fumar cigarros não era 'politicamente incorreto', ao contrário, era tido como um charme à mais no personagem. Desta forma, muitas vezes isto era exigido dos atores, mesmo aqueles que eventualmente não fumassem...


Quando William Dozier, concebeu a série  "Batman", ele quis que os personagens fossem adaptados o mais próximo possível dos quadrinhos. E foi o que aconteceu com o Pinguim. Notem abaixo o conceito dos quadrinhos do personagem: 




A ideia de Dozier era proximidade máxima do que se via nos quadrinhos. O que incluía as roupas, os sapatos, a cartola e...a piteira 'chique' que o Pinguim usava para fumar. Burgess Meredith precisou então adotar este figurino completo. Como podemos ver abaixo: 




Quem já viu o ator Meredith em outros filmes ou séries, sabe que ele não era um cara mais 'cheinho'. Na verdade era meio magro, por esta razão a produção conseguiu para ele um "terno gordo" e o resultado foi uma cópia fiel dos quadrinhos. o que não se esperava era que o cigarro chique que o Pinguim fumava, fosse causar um pequeno problema...


Acontece que o cigarro causava...tosses no ator!! E agora? Como resolver a situação? Bem, uma das coisas positivas de se representar um vilão nesta série do Batman, era a liberdade que os atores recebiam para 'encontrar' seus personagens. Assim, quando Meredith estava com o 'terno gordo' do Pinguim, ele desenvolveu aquele "andar de pinguim" (que provavelmente o deixava mais a vontade para se mover).


Aproveitando a sua 'encarnação' de um pinguim, ele resolveu disfarçar sua tosse com o "quack"! Esta ardil acabou também ajudando aos roteiristas, pois mais tarde em uma entrevista, Burgess Meredith declarou o seguinte: "sempre que os roteiristas não conseguiam pensar em nada engraçado para colocar nos roteiros, eles escreveriam um 'quack, quack' para mim"


Sem dúvida, o trabalho de Meredith ajudou a definir o Pinguim por gerações com suas decisões de atuação, mesmo que uma delas fosse apenas para o ator disfarçar seus acessos de tosse!!!


CURIOSIDADE: O criador da série William Dozier, detestava que a chamassem de "Camp"...mas, era exatamente o que ela era! E culpa do próprio criador, que queria tudo exagerado, mas feito com seriedade (???). O que tornou o ator Adam West perfeito para o papel...









Talvez também se interesse em ler: 

COMO A SÉRIE BATMAN DE 1966, TRANSFORMOU UM VILÃO OBSCURO EM "CLASSE A"


TOP 10 - COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O BATMAN (SÉRIE DE 1966)

Falando em Série: "BATMAN" (1966) - A SÉRIE QUE TORNOU A ONOMATOPEIA POPULAR!!!

Review de Batman 66 - Episódios Fine Feathered Finks e The Penguin's a Jinx






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.