MEMÓRIA EM QUADRINHOS - Animais de estimação e mascotes dos heróis Marvel e DC
Começarei pela DC porque a editora tem uma história muito mais rica de animais de estimação e mascotes, provavelmente pelo fato de ter sido a principal editora de super-heróis da Era de Prata. Mencionando um dos mais conhecidos e manjados animais de estimação da DC, temos Krypto, o Super Cão, o cachorro da família El que foi enviado para a Terra antes de Kal-El. Dessa forma, Krypto era o cachorro do Superman e tinha poderes similares ao do Homem de Aço. Krypto teve outras versões, como a do desenho animado da TV e a do longa animado Superpets.
Batman também teve seu cachorro, Ace, o Bat-Cão, que, a despeito de oficialmente ser um cachorro normal, só bem treinado, na verdade fazia façanhas que um cachorro normal não fazia. Batman voltou a ter um cachorro nos anos 90, quando foi para o deserto enfrentar um vilão índio. Tinha um xamã velho nessa história que morreu, aí Batman voltou com o cachorro para a Batcaverna. O cachorro era chamado só de Cão e foi morador da Batcaverna por um tempo, até Jean Paul Valley, o Azrael, substituir Bruce Wayne como Batman após Bane quebrar sua coluna. Depois disso, Jean Paul expulsou Tim Drake, o terceiro Robin, Alfred, Harold, o corcunda, e o Cão. Nem me lembro o que aconteceu com o Cão depois, mas creio que ele foi esquecido. Na animação Batman do Futuro, há uma versão do Ace, que é o cachorro de Bruce Wayne velho.
A prima do Superman, Kara-El, Supergirl, também tinha seus bichinhos. Vale destacar Rajado, o Super Gato, um gato que foi afetado pela kriptonita. No entanto, o animal de estimação mais interessante da Supergirl sem dúvida é Cometa, o Super Cavalo, que na realidade era um centauro que vivia na Grécia antiga. Certa feita, uma feiticeira ofereceu uma poção para que, quando a tomasse, se tornasse completamente humano, mas ele tomou a poção errada e transformou-se em um cavalo completo. Cometa era um animal racional e era apaixonado por Supergirl. Em algumas histórias, ele volta a ser humano e chegava a dar uns pegas na super garota. Zoofilia na DC? Não necessariamente, uma vez que supercavalos não existem.
Shazam, ou Capitão Marvel, também tem seus mascotes. O mais famoso é o Sr. Malhado, um tigre de pelúcia de Mary Marvel que foi transformado em um tigre antropomorfizado pela magia do Mago Shazam. Também há Hoppy, o Coelho Marvel, um coelho morador de Funny Animalville que também recebeu os poderes do mago.
O rei dos mares, Aquaman, também tinha seu mascote Quisp, o espírito das águas, que aparecia recorrentemente nas histórias antigas. Porém, depois Quisp voltou a aparecer nos anos 90, na fase do Aquaman do Peter David, que era barbudo, cabeludo, revoltado e com um arpão no lugar da mão. Ao ver que seu herói tinha ficado mais sombrio, Quisp também quis imitá-lo, porém acabou se tornando maligno e um vilão. Até o Ajax, ou Caçador de Marte, também tinha seu mascote. Era Zook, um bichinho alienígena que parecia um bebê filhote de cruz credo, mas que era até bonitinho. Zook foi reformulado recentemente e tornou-se uma menina. Também não podemos esquecer de Gleek, o macaco mascote dos Super Gêmeos de Superamigos.
A Marvel tem menos animais de estimação e menos mascotes que a DC. Nem sendo comprada pela Disney, isso mudou. Porém, ainda há alguns. Um exemplo é Lockheed, o dragãozinho alienígena da Kitty Pryde. Kitty adotou Lockheed quando os X-Men enfrentaram a Ninhada no espaço. Frank Castle, o Justiceiro, também tinha seu animal de estimação, o cachorro Max, que ele tinha adotado após o dono original ter sido assassinado por uns bandidos. Max, no entanto, teve um fim trágico, pois foi assassinado por criminosos que invadiram o QG do Justiceiro.
O Quarteto Fantástico também tinha seu mascote, o robozinho H.E.R.B.I.E. Entretanto, H.E.R.B.I.E. foi reprogramado e quase conseguiu destruir a equipe. Porém, eventualmente surgem outras versões do robozinho nas histórias do Quarteto. H.E.R.B.I.E. ganhou versão animada, no desenho clássico do Quarteto. H.E.R.B.I.E. também é o mascote de Franklin Richards na HQ Franklin Richards: Filho de Um Gênio.
Marvel também tem uns personagens que são de mais difícil categorização como mascote. Um exemplo é Howard, o Pato. Howard é um pato antropomorfizado de Duckworld que acaba indo parar na Terra do universo 616 da Marvel. Uma versão mais razinza, extrema, cínica e sarcástica do Pato Donald, Howard logo que chega à Terra passa a fazer sexo com as novinhas. Zoofilia na Marvel? Não necessariamente, uma vez que patos antropomorfizados não existem. Na realidade Howard, o Pato é um gibi de crítica social escrito por Steve Gerber que nem ferrando a Marvel publicaria hoje em dia, sob o julgo da Disney. Há também o filme de Howard, o Pato, do qual, a despeito de não ser um bom filme e, também, não ser uma boa adaptação, até que gosto. Como Howard surgiu em sua própria HQ, ele não está ligado a ninguém e não seria um mascote. Dá para dizer que ele seria o mascote da Marvel, da própria editora, porém o símbolo da Marvel é o Homem-Aranha.
Esse também seria o caso de Peter Porker, o sensacional Porco-Aranha, que é uma versão porco antropomorfizado do Aranha, da Terra 8311. Peter Porker era uma aranha que foi mordida pela tia May Porker e transformou-se em um porco com poderes de aranha. Não dá para dizer que ele é um mascote porque também tem HQ própria. Esse também é o caso de Rocket Racoon, o guaxinim antropomorfizado membro dos Guardiões da Galáxia. Talvez forçando a barra podemos dizer que Rocket é o mascote da equipe.
Saindo um pouco da Marvel e DC, mas nem tanto, uma vez que ele teve gibis licenciados para ambas as editoras, temos o Fantasma. O herói tem animais de estimação célebres como o cavalo Herói e o lobo Capeto, que muita gente pensa que é um cachorro.
Enfim, nesse post, fiz um apanhado de alguns animais e mascotes dos quadrinhos de super-herói da Marvel e DC. Claro que há mais, principalmente pelo lado da DC, mas estes foram os que consegui me lembrar. Pertencem a uma época mais idílica das HQs, mas alguns sofreram reformulações e vez por outra ainda aparecem nas histórias.
Talvez também se interesse por:
ANIMAÇÃO EM FOCO - "PERDIDOS NO ESPAÇO" (HANNA/BARBERA) - A VERDADEIRA (1973) E A FALSA (????)
Nenhum comentário