In Memoriam | FRANCISCO CUOCO (1933-2025)

Esses tempos estão difíceis, muita gente morrendo. Mais uma vez, venho escrever um post por um triste motivo, que é o falecimento de Francisco Cuoco, em 19 de junho, aos 91 anos, talvez o último dos grandes galãs televisivos.

Nascido em 1933, no bairro do Brás, em São Paulo, de origem humilde. Durante o dia, ajudava seu pai na freira e à noite estudava. Após o vestibular, trocou o curso de direito pela Escola de Arte Dramática da USP. Fez sua estreia no Teatro Brasileiro de Comédia e depois atuou na companhia Teatro dos Sete. Seu primeiro protagonista de teatro foi o personagem Werneck, na peça O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1961, com direção de Fernando Torres.




Ao mesmo tempo, Cuoco fazia sua trajetória televisiva. Em 1957, tinha sua estreia na TV Tupi. Passou ainda pelas TVs Rio, Excelsior e Record, antes de consagrar-se na Globo. Na Vênus Platinada, sua carreira decolou, e ele se tornou um “galã improvável”, como ele mesmo dizia. Alguns de seus papéis mais marcantes foram Gilberto Athayde na novela O Cafona, Cristiano Vilhena em Selva de Pedra, Carlão em Pecado Capital, o vidente Herculano Quintanilha em O Astro e muitos outros. A morte de Carlão é um dos momentos mais antológicos da TV brasileira.


Após muitos anos afastado do teatro, Cuoco retornou aos palcos em 2002, em uma peça ao ar livre, na qual interpretou o padre português Gonçalo Monteiro. A essa peça, seguiram-se muitas outras. Cuoco também atuou em alguns filmes, sendo o primeiro deles 
Anuska, Manequim e Mulher, de 1968. Ele também foi agraciado com vários prêmios; entre eles, um APCA, um Arte Qualidade Brasil e quatro Troféus Imprensa.

Enfim, fica aqui meu reconhecimento a esse grande ator das telenovelas brasileiras e macho das antigas. Embora recluso e muito idoso e doente em seus últimos anos de vida, será sempre lembrado.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.