In Memoriam | RAMONA FRADON (1950 - 2024)



Em 24 de fevereiro, já em idade bem longeva, 97 anos, faleceu uma das grandes ilustradoras dos quadrinhos e uma das primeiras profissionais mulheres em um meio em que até hoje predominam os homens, seja entre os criadores, seja entre os leitores: Ramona Fradon. Este in memoriam é em homenagem a ela, visto que ela é um artista pouco conhecida e lembrada no Brasil, mas reverenciada nos EUA.


 Nascida em 1926, em Chicago, Fradon graduou-se na Parsons School of Design, em Nova York. Logo depois, casou-se com o cartonista Dana Fradon e iniciou sua carreira profissional. Não demorou muito para que fosse contratada pela DC Comics. Após alguns trabalhos iniciais, Frandon assumiu a arte do Aquaman, personagem pelo qual ela seria sempre lembrada e conhecida. 



Ela se tornaria a principal artista do Aquaman na Era de Prata, sendo responsável pela criação dos designs de Aqualad, Mera e muitos outros personagens relacionados ao Rei dos Mares. A versão do Aquaman que ficou mais famosa, a do desenho Superamigos, foi baseada principalmente no design dela. Frandon também foi cocriadora de outro personagem da DC, o Metamorfo, que mais tarde seria conhecido por fazer parte dos Renegados, equipe liderada pelo Batman, e também de algumas formações da Liga da Justiça.





Fradon ainda foi a responsável por ilustrar as tiras de jornal da personagem Branda Star por quinze anos, antes de aposentar-se, enfim. No entanto, ainda na aposentadoria, ela ainda se dedicaria a pintar quadros com base em suas ilustrações do Aquaman e, também, teve o reconhecimento de seus originais pela DC. Dessa forma, ainda conseguiu vender originais do Aquaman da Era de Prata para colecionadores.

Em suma, fica assim meu reconhecimento a esta artista que nos deixou, bem como seu legado ao Aquaman, personagem do qual se tornou indissociável e vice-versa. Se Aquaman é o que é hoje, deve muito a ela.



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.