Lendas de Hollywood | BETTE DAVIS (1908 - 1989) - A Vilã de olhar inesquecível

 

Nossa LENDA DE HOLLYWOOD de hoje é a inesquecível BETTE DAVIS. Uma atriz norte-americana com uma carreira de mais de 50 anos e mais de 100 papéis no cinema, na televisão e no teatro. Dona de um charme e glamour inigualáveis, imortalizou-se nos cinemas como vilã e por seu olhar frio e penetrante. Ganhou fama por desempenhar personagens sarcásticas e pouco simpáticas, além do inegável talento apresentado em suas atuações em vários gêneros cinematográficos como dramas, suspenses, algumas comédias, filmes históricos e de horror. Viveu 81 anos e faleceu na década de 80, vítima de uma terrível enfermidade. Enfim, um ícone inesquecível das telonas que nunca poderia estar fora de nossas Memórias. Fique conosco e desfrute desta magnífica viagem aos anos dourados do cinema.


BETTE DAVIS é o nome artístico de RUTH ELIZABETH DAVIS, uma norte-americana nascida no dia 5 de abril de 1908, na cidade de Lowel, Massachussetts (EUA). Filha mais velha de RUTH AUGUSTA e HARLOW MORRELL DAVIS, um advogado de patentes. Seus pais se divorciaram quando ela tinha 10 anos, sendo, ela e a irmã, criadas pela mãe.

Inicialmente, seu interesse era a dança, porque se sentia atraída pela vida glamurosa dos dançarinos, sendo que depois descobriu o palco e desistiu de dançar para atuar, o que para ela, era um desafio muito maior.

Depois de se formar na Cushing Academy, teve sua admissão recusada no Manhattan Civic Repertory de Eva Le Gallienne.
Então, se matriculou no John Murray Andersonda Escola Dramática e se tornou uma aluna estelar.

Participou da peça off-Broadway "The Earth Between", em 1923, e estreou na Broadway em 1929, em "Broken Dishes".



Primeira atriz a receber dez (10) indicações ao Oscar, sendo vencedora de duas (2) estatuetas, por "PERIGOSA (Dangerous)", em 1935 e "Jezebel", em 1938.

Sua carreira cinematográfica teve inicio no final de 1930, quando foi contratada pela Universal para seu primeiro filme, intitulado "Bad Sister", em 1931.

Em 1932, assinou um contrato de sete anos com a Warner Bros. Pictures, sendo seu primeiro filme com eles "The Man Who Played God", em 1932. Após essa aparição, ela se tornou uma estrela, se destacando como uma atriz que poderia desempenhar uma variedade de papéis fortes e complexos.

Filmes mais bem-sucedidos se seguiram, sendo o papel de Mildred Rogers em "Of Human Bondage", em 1934, que concedeu a Bette a maior aclamação da crítica cinematográfica, vencendo um número significativo de votos para o Oscar de Melhor Atriz, o que infelizmente não aconteceu.

A Warner Bros. sentiu que seu contrato de sete anos com Bette era mais do que justo, já que descobriram que tinham uma estrela genuína em suas mãos.

Com esse sucesso em seu currículo, ela começou a lutar por papéis mais fortes e significativos.


Em 1936, foi suspensa sem remuneração por recusar um papel que considerava indigno de seu talento.

Foi para a Inglaterra, onde planejava fazer filmes, mas foi impedida pela Warner Bros. porque ainda tinham um contrato, e não permitiram que ela trabalhasse em nenhum outro lugar. Bette Davis, então, entrou com um processo para rescindir o contrato, mas perdeu. Curiosamente, depois dessa celeuma, o estúdio passou a levá-la mais a sério e seus papéis melhoraram muito.

O único papel que ela queria, mas não conseguiu foi o de Scarlett O'Hara em "E o Vento Levou", em 1939. A Warners não aceitou empresta-la a David O. Selznick, a menos que contratasse Errol Flynn para interpretar Rhett Butler, o que Selznick e Davis consideraram uma escolha terrível.


Fez muitos filmes de sucesso na década de 1940, mas cada filme era mais fraco do que o outro e quando seu contrato com a Warner Bros. terminou em 1949, ela apenas apareceu em filmes como o hilariante "Beyond the Forest". em 1949.

Retornou em grande estilo em 1950, quando substituiu Claudette Colbert que estava doente , e recebeu uma indicação ao Oscar por, "All About Eve", A Malvada, em 1950.

Embora tenha trabalhado no cinema durante a década de 1950, sua carreira chegou a um impasse e, em 1961, ela publicou um famoso anúncio procurando emprego nos jornais.


Ela recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel como uma ex-estrela infantil em "What Ever Happened to Baby Jane?", em 1962, trazendo uma nova fase de superestrelato para gerações atuais de fãs que não estavam familiarizados com seu trabalho.

Dois anos depois, em 1964, estrelou "Hush ... Hush, Sweet Charlotte".

Em 1977, ela recebeu o prêmio AFI pelo conjunto de sua obra e, em 1979, ganhou o Emmy de Melhor Atriz por "Estranhos: A História de uma Mãe e Filha", em 1979.

Em 1977 ela se mudou de Connecticut para Los Angeles e filmou um piloto para a série "Hotel", em 1983, que ela chamou de Brothel.


Bette Davis foi casada 4 vezes. Seu último casamento, com o ator Gary Merrill , durou dez anos, mais do que qualquer um dos três anteriores.

Em 1985, sua filha Barbara Davis Hyman escreveu dois livros altamente críticos de sua mãe, My Mother's Keeper (1985) e Narrow Is the Way (1987). My Mother's Keeper trouxe a Hyman uma condenação considerável pelo momento de sua publicação, já que Davis estava com problemas de saúde depois de sofrer um derrame durante o processo de publicação do livro, mesmo que a escrita do livro tivesse sido concluída bem antes do derrame. My Mother's Keeper narrou uma relação difícil entre mãe e filha e retratou cenas de sua mãe como uma alcoólatra autoritária.


Bette trabalhou no final dos anos 1980 em filmes e TV, embora um derrame tenha prejudicado sua aparência e mobilidade.

Ela escreveu um livro, "This 'N That", durante sua recuperação do derrame. Seu último livro foi "Bette Davis, The Lonely Life", publicado em brochura em 1990, com atualização de 1962 a 1989.

Bette Davis fundou e comandou a Hollywood Canteen, com o ator John Garfield, que angariava fundos e entretia soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Infelizmente, aos 81 anos, Bette Davis morreu em 6 de outubro de 1989, de câncer de mama com metástase, em Neuilly-sur-Seine, Hauts-de-Seine, França. Muitos de seus fãs se recusaram a acreditar que ela havia morrido.


CURIOSIDADES:
  • Bette Davis decidiu ser atriz ao ver a peça The Wild Duck, de Henrik Ibsen, que trazia a atriz Peg Entwistle no papel principal. Segundo Bette, “Antes da peça começar, eu queria ser atriz. Ao final, eu tinha que ser uma atriz… exatamente como Peg Entwistle”. Posteriormente ela interpretou o mesmo papel da atriz no teatro.
  • Bette Davis tem duas estrelas na calçada da fama, uma pelo seu trabalho no cinema e outro pelo trabalho na televisão.
  • Broken Dishes era o nome da primeira peça que a atriz fez na Broadway em 1929.
  • Em parceria com John Garfield, Bette fundou o Hollywood Canteen, para angariar fundos para as tropas norte-americanas durante a 2ª Guerra Mundial. 
  • Bette Davis foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
  • Na década de 80 Bette recebeu uma homenagem de Kim Carnes através da música “Bette Davis Eyes“. Ela se transformou em um hit. 


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.