MEMÓRIA EM QUADRINHOS - JACK PALANCE, MARVEL E DC - QUAL A LIGAÇÃO??
Os quadrinhos sempre foram menosprezados como arte, mesmo pelos seus fãs. Sempre foram considerados 'coisa para criança', apesar de terem, em seu início, histórias bem sombrias. Contudo, tem excelentes histórias de bastidores. Nossa matéria conta uma delas, a ligação entre o ator Jack Palance, a Marvel e a DC. Convidamos a todos a conhecerem mais uma. Vamos lá?
O nome Jack Palance possivelmente não é conhecido por muitos de nossos leitores. Ele foi um ator bastante conhecido em Hollywood, especialmente por interpretar vários filmes de faroeste. Particularmente não era um de meus atores preferidos, embora tenha feito alguns bons filmes 'noir'...
Mas, como já dissemos, ele era um ator importante e influente. A ponto de servir de modelo para personagens de quadrinhos!! Da DC Comics e da Marvel Comics. Vamos saber quais são estes personagens...
PALANCE AJUDOU A MOLDAR: DARK SIDE DA DC COMICS!
DARK SIDE é sem dúvida um dos vilões mais malignos da DC Comics. Sua estreia foi na revista "Superman's Pal Jimmy Olsen" #134" publicada em 1970. No Brasil a história foi publicada pela primeira vez na revista "Miriam Lane e Jimmy Olsen nº 26" em junho de 1972 pela Editora Ebal.
Em uma entrevista, o escritor Mark Evanier, autor do livro: "Kirby: O Rei dos Quadrinhos", observou que o lendário artista havia ficado "impressionado com uma ou mais aparições de Palance nas telas" e por isto usou estas performances como base para muitas poses, gestos e até mesmo a voz do ator...
Ele acrescentou que "quando J.K. escreveu os diálogos para seus quadrinhos, ele 'ouvia' a voz de Palace em alguns filmes" (assim como criamos uma voz para um personagem de algum livro que lemos). Não deixa de ser um grande elogio o grande vilão ter sido inspirado nas interpretações de Palance...
PALANCE FOI BASE PARA AS CRIAÇÕES DE MORBIUS E DRÁCULA NA MARVEL COMICS!
Em 1971, o roteirista Roy Thomas criou o personagem MORBIUS. Sua primeira aparição foi na revista "The Amazing Spider-Man # 101" em outubro de 1971. A arte era de Gil Kane.
Em uma entrevista à Steve Ringenberg da Comic-Art, Kane declarou que baseou parte do design de Morbius no ator Jack Palance e parte no filme em preto e branco "O Vampiro" de 1957.
A revista "A TUMBA DE DRACULA", foi lançada nos Eua em abril de 1972 e foi publicada até agosto de 1979. Desta vez o desenhista era Gene Colan. Vale destacar que tanto Morbius quando Dracula em "A Tumba de Dracula", só puderam aparecer nas paginas dos quadrinhos, porque o Código dos Quadrinhos foi alterado e amenizado um pouco antes e a Marvel aproveitou para lançar os dois personagens.
Gene Colan desclarou posteriormente que seu modelo base para o design (incluindo espressões, gestos, etc) teve como base Palance. Curiosamente, em 1974 Jack Palance acabou protagonizando o filme para TV, "DRACULA, DE BRAM STOKER".
CASO SE INTERESSE EM MAIS 'MEMÓRIAS EM QUADRINHOS', LEIA:






.jpg)





Nenhum comentário