Memória em Quadrinhos | LIGA DA JUSTIÇA- SOCIEDADE SECRETA (JLA: The Secret Society of Super-Heroes) - 2002
Relembre esse ousado experimento da DC em nosso artigo nostálgico!
SINOPSE: Nesta realidade alternativa Clark Kent cria uma Sociedade Secreta de Super-Heróis, inspirado pelo trabalho que seu pai fazia ao liderar um grupo de homens que, anonimamente, distribuía comida os necessitados durante sua infância. Essa sociedade conta com a participação de Flash, Mulher Maravilha, Átomo e Lanterna Verde, entre outros. Secretamente eles capturam super criminosos e os prendem na Zona Fantasma. Trinta anos depois Clark começa a pensar em se aposentar, mas uma nova geração de heróis em busca de fama e dinheiro começa a arrumar problemas.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS SCANS 👉 01 02
Escrita pela dupla Howard Chaykin e David Tischman, com arte de Mike McKone e finalização de Jimmy Palmiotti, a obra trouxe uma releitura instigante e sombria da Liga da Justiça — mas de um jeito nada convencional.
Na trama, a ideia central é simples, mas poderosa: e se a Liga da Justiça não fosse um grupo público e admirado, mas sim uma sociedade secreta de super-heróis, atuando nas sombras para manter o equilíbrio do mundo?
Nesse universo alternativo, os heróis clássicos surgem em versões diferentes, mais humanas, vulneráveis e até mesmo questionáveis em seus métodos. O Superman, o Batman, a Mulher-Maravilha e outros membros da Liga carregam tons mais obscuros, envolvidos em intrigas, dilemas morais e um clima quase conspiratório. A própria noção de “herói” é colocada em xeque, refletindo a desconfiança do final dos anos 90 em relação a instituições e figuras de poder.
Não é surpresa que a minissérie tenha um tom político e crítico: Howard Chaykin é conhecido justamente por explorar temas de poder, identidade e decadência cultural em suas obras. Ao lado de David Tischman, ele construiu uma narrativa que mistura conspiração, espionagem e ação, lembrando mais um thriller político do que uma HQ tradicional de super-heróis.
Esse clima combina perfeitamente com a proposta da linha Túnel do Tempo, que permitia aos autores brincar com os mitos da DC sem as amarras da continuidade principal.
O traço de Mike McKone, com acabamento de Jimmy Palmiotti, equilibra bem o peso narrativo. A arte consegue transmitir tanto a grandiosidade dos heróis quanto a atmosfera sombria da história. Ao mesmo tempo em que reconhecemos os ícones da DC, eles aparecem inseridos em um mundo que não os idolatra — mas sim os teme e observa com desconfiança.
Embora LIGA DA JUSTIÇA- SOCIEDADE SECRETA não seja a minissérie mais lembrada da DC, ela faz parte de um momento interessante da editora, quando havia liberdade criativa para explorar versões alternativas dos heróis.
Para os leitores brasileiros que acompanharam pela Mythos, a minissérie marcou presença como uma leitura instigante e diferente, em um tempo em que o mercado nacional ainda buscava trazer obras experimentais da DC e da Vertigo.
Hoje, revisitar essas páginas é como abrir uma cápsula do tempo: uma lembrança de quando a DC se permitia arriscar, e de quando a Liga da Justiça podia ser reimaginada de formas inusitadas, sem medo de subverter expectativas.
Se você é fã de quadrinhos e adora explorar universos paralelos, vale a pena revisitar essa minissérie. Ela pode não ter se tornado um clássico, mas certamente deixou sua marca como uma ousada reinterpretação da maior equipe de heróis da DC.Sobre a Mythos Editora e a Publicação.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS SCANS 👉 01 02
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
- PAPO FURADO | ESTRADA PARA PERDIÇÃO (Road To Perdition) 2002
- Memória em Quadrinhos | DC: LENDAS (Legends) - 1987
- MEMÓRIA EM QUADRINHOS | Trilogia Original do MORCEGO HUMANO
- OS 10 MAIORES VILÕES DO BATMAN DE TODOS OS TEMPOS
- PAPO FURADO: Não era a tia do Batman! Era a tia do Robin!
- MEMÓRIA EM QUADRINHOS | Especial de natal da Sociedade da Justiça : Uma família de heróis
- Memória em Quadrinhos | ODISSÉIA CÓSMICA (Cosmic Odyssey) - 1988
Nenhum comentário