Memória em Quadrinhos | DC: LENDAS (Legends) - 1987


LENDAS foi a primeira saga da DC Comics logo após Crise nas Infinitas Terras, escrita por John Ostrander e Len Wein, e desenhada por John Byrne. O ano era 1987, direto das ruínas de um terrível holocausto interdimensional, surge uma nova geração de super-heróis: Mulher Maravilha... Esquadrão Suicída... Flash... e a totalmente reformulada Liga da Justiça! Essa é a história de como são forjadas as... Lendas. As seis edições da série podem ser lidas como uma breve história ou como uma longa história, de 22 capítulos entremeada em praticamente todos os títulos regulares da DC, publicados naquele ano. Fique conosco e reviva (ou conheça) um dos ótimos momentos do universo dos quadrinhos de super-heróis.


SINOPSE: Darkseid, o senhor de Apokolips, tendo uma conversa com o Vingador Fantasma, advertiu que as lendas da Terra (referindo-se aos super-heróis) não se manteriam perseverantes se a população se voltasse contra eles. O Vilão então elaborou um plano para desacreditar todos os super-heróis da Terra, fazendo o planeta mais vulnerável a uma invasão posterior. Ele envia a Terra um de seus temíveis servos, o "Glorioso Godfrey" que tinha a habilidade de dominar a mente de suas vítimas com sua voz. Godfrey disfarçou-se como G. Gordon Godfrey, e elaborou uma extensa campanha publicitária contra os superseres, afirmando que eles só traziam maus exemplos, que incentivavam a violência, que a população não deveria confiar sua segurança a mascarados, e que os supervilões não existiriam se não fossem os heróis. Em pouco tempo, a população revoltou-se contra a comunidade heróica. O Presidente dos EUA (Ronald Reagan), temendo pânico em alta escala, proibiu por decreto as atividades de superseres e mascarados. Quando Godfrey e seus partidários tentaram invadir o Congresso americano usando Cães de Guerra de Darkseid, o Sr. Destino formou uma nova Liga da Justiça (a anterior havia sido desfeita após a morte do Comandante Gládio e Vibro nas mãos dos androides do Professor Ivo). Godfrey conseguiu roubar o elmo de Nabu de Sr. Destino, desejando seu grande poder, mas quando pôs o elmo, Nabu o tornou insano, fazendo com que todas as pessoas persuadidas por Godfrey vissem seu próprio erro em segui-lo. Para encarar essa improvável luta, levanta-se uma nova geração dos Maiores Super-Heróis do Mundo. Com a formação inicial de Mutano, Superman, Capitão Marvel, Sr. Destino, Batman, Mulher-maravilha, Guy Gardner, Caçador de Marte, Besouro Azul, The Flash (Wally West) e Canário Negro, eles conseguiram expulsar os Cães de Guerra de Darkseid do Congresso Americano. Essa é a história de como são forjadas as... Lendas.



CRONOLOGIA OFICIAL DA HISTÓRIA
(Ordem de leitura oficial da DC Comics)

Capítulo 1 Cross-over: Batman #401 (Novembro de 1986): "A Bird in the Hand..."
Capítulo 2 Cross-over: Detective Comics #568 (Novembro de 1986): "Eyrie"
Legends #1 (Novembro de 1986): "Once Upon A Time...!"
Capítulo 3 Cross-over: Green Lantern Corps vol. 1, #207 (Dezembro de 1986): "Simple Minds"
Legends #2 (Dezembro de 1986): "Breach of Faith!"
Capítulo 4 Spin-off: Cosmic Boy #1 (Dezembro de 1986): "Those Who Will Not Learn the Lessons of History...
Capítulo 5 Cross-over: Justice League of America #258 (Janeiro de 1987): "The End of the Justice League of America: Saving Face"
Capítulo 6 Spin-off: Secret Origins vol. 2, #10 (Janeiro de 1987): "The Phantom Stranger"
Capítulo 7 Cross-over: Firestorm, the Nuclear Man #55 (Janeiro de 1987): "The Stench of Brimstone"
Legends #3 (Janeiro de 1987): "Send For... the Suicide Squad!"
Capítulo 8 Spin-off: Cosmic Boy #2 (Janeiro de 1987): "Is History Destiny?"
Capítulo 9 Cross-over: Justice League of America #259 (Fevereiro de 1987): "The End of the Justice League of America: Homecoming"
Capítulo 10 Cross-over: Firestorm, the Nuclear Man #56 (Fevereiro de 1987): "Firestorm No More"
Capítulo 11 Cross-over: Blue Beetle vol. 6, #9 (Fevereiro de 1987): "Timepiece!"
Legends #4 (Fevereiro de 1987): "Cry Havoc...!"
Capítulo 12 Cross-over: Warlord vol. 1, #114 (Fevereiro de 1987): "When A Legend Dies"
Capítulo 13 Spin-off: Cosmic Boy #3 (Fevereiro de 1987): "Past, Present... and Future"
Capítulo 14 Cross-over: Justice League of America #260 (Março de 1987): "The End of the Justice League of America: Flesh"
Capítulo 15 Cross-over: Blue Beetle vol. 6, #10 (Março de 1987): "Time on His Hands"
Capítulo 16 Cross-over: Warlord vol. 1, #115 (Março de 1987): "The Citadel of Fear"
Capítulo 17 Cross-over: Superman vol. 2, #3 (Março de 1987): "Legends From the Darkside"
Capítulo 18 Cross-over: Adventures of Superman #426 (Março de 1987): "From the Dregs"
Capítulo 19 Cross-over: Action Comics #586 (Março de 1987): "The Champion!"
Legends #5 (Março de 1987): "Let Slip the Dogs of War"
Capítulo 20 Spin-off: Cosmic Boy #4 (Março de 1987): "Time Without End"
Capítulo 21 Cross-over: Justice League of America #261 (Abril de 1987): "The End of the Justice League of America: Last Stand"
Legends #6 (Abril de 1987): "Finale!"
Capítulo 22 Spin-off: Secret Origins vol. 2, #14 (Maio de 1987): "The Secret Origin of the Suicide Squad"

LENDAS (Grandes Eventos DC)

A publicação de LENDAS no Brasil foi primeiramente pela Editora Abril (Abril Jovem) entre Julho e Dezembro de 1988. A saga pode ser acompanhada em sua essência nas revistas Batman, Superamigos, Super-Homem, e na minissérie principal, Lendas.
A minissérie foi republicada pela editora Panini duas vezes: Em Grandes Clássicos DC #10, publicada em 2007; e em Lendas do Universo DC – Darkseid, em 2017.


LENDAS pode ser lida como uma breve história em 6 edições ou podemos ler a minissérie como uma longa história, com 22 capítulos distribuídos entre os cruzamentos dos títulos regulares da época, como: Batman, Superman e Secret Origins. Lembrando que LENDAS foi o primeiro grande crossover do Universo da DC após os eventos de Crise Nas Infinitas Terras.
A Saga serviu como prelúdio para o lançamento do volume 2 do Flash, da reativação do título da Liga da Justiça escrita por Keith Giffen e J. M. DeMatteis e as operações do novo grupo formado pelo governo em Esquadrão Suicida (Vol. 1). A série também trouxe a introdução no pós-Crise do Universo DC do Capitão Marvel (a minisséire Shazam: The New Beginning recontou a origem do Capitão Marvel na Nova Terra), bem como da Mulher-Maravilha, que teve sua história reescrita pela DC Comics durante o tempo de publicação de Lendas.
A minissérie principal foi escrita por John Ostrander e Len Wein, e desenhada por John Byrne. 
Ostrander e Wein conseguiram construir uma HQ empolgante e envolvente. Apesar da grande quantidade de personagens, todos conseguiram um papel e um peso de relevância. Algo que não é fácil de se fazer. Em crossovers, é mais comum encontrarmos bandos de super-heróis atirando raios e socando tudo e todos que aparecem pela frente.
Vale ressaltar que o bom trabalho da dupla é muito valorizado pelo traço de John Byrne, na época, um recém-chegado à DC Comics. Byrne conseguiu dar emoção aos personagens, ajudando-nos a compreender e nos envolver na história.


DESDOBRAMENTOS DA SAGA NO UNIVERSO DC:
  • A MULHER-MARAVILHA envolvia-se agora com o resto do Universo DC (relembrando que após Crise nas Infinitas Terras, a história da amazona foi reescrita, e ela veio pela primeira vez ao mundo dos homens durante Lendas.)
  • O ESQUADRÃO SUICIDA foi formado pelo governo, com o objetivo de enfrentar ameaças visto que o Presidente proibiu o envolvimento de superseres durante a série Lendas.
  • A LIGA DA JUSTIÇA foi reativada. Com a formação inicial de Mutano, Superman, Capitão Marvel, Sr. Destino, Batman, Mulher-maravilha, Guy Gardner, Caçador de Marte, Besouro Azul, The Flash (Wally West) e Canário Negro, eles conseguiram expulsar os Cães de Guerra de Darkseid do Congresso Americano. A seguir, o grupo ganhou sua própria revista sendo escrita por J. M. DeMatteis e Keith Giffen (pois o título anterior havia sido cancelado, semanas antes, em Justice League 261).


Para baixar as SCANS, basta clicar sobre as imagens abaixo: 


RESENHA: Darkseid está satisfeito com seu mundo Apokólips, mas a esperança e alegria na Terra encarnadas em seus heróis o irritam. Ele cria um plano para destruir tudo o que as pessoas vêem nos heróis, enviando o Glorioso Godfrey e o Doutor Bedlam, bem como Enxofre e Macro-Man para a tarefa. Nuclear, Cósmico e a Liga da Justiça estão na linha de frente desta primeira ofensiva e Shazam é o primeiro a tombar.


RESENHA: A situação piora para os heróis em todo o mundo com G. Gordon Godfrey envenenando a mente da população. As coisas se tornam tão extremas que o presidente Ronald Reagan é obrigado a expedir um Ato Institucional proibindo as atividades dos vigilantes uniformizados. Besouro Azul é alvejado pela polícia, Robin é espancado quase até a morte e a Liga da Justiça é humilhantemente derrotada.


RESENHA: Após uma retrospectiva dos eventos até o presente momento, Darkseid e o Vingador Fantasma discutem sobre os acontecimentos na Terra. A Força Tarefa X é finalmente criada e a equipe é enviada em sua primeira missão, enfrentar Enxofre. E Billy Batson enfrenta a culpa que sente pela morte do Macro-Man.


RESENHA: Star City. Gotham City. Los Angeles. Chicago. Nova York. Não importa onde, os vilões estão mais perigosos do que nunca com a implantação do Ato Institucional proibindo as atividades dos vigilantes. Mas nenhum super-herói hesitará em violar a ordem presidencial enquanto houver perigo nas ruas. 


RESENHA: Desencadeando seu exército de Cães de Guerra, Darkseid continua sua Operação Humilhação. Enquanto isso, a mensagem de ódio de G. Gordon Godfrey contra os heróis vai tomando conta da população. É hora do Senhor Destino reunir uma legião de heróis para combater as forças do mal. 


RESENHA: Guy Gardner, Canário Negro, Besouro Azul, Batman e outros heróis da DC foram convocados pelo Senhor Destino para combater os parademônios e os Cães de Guerra de Darkseid. Mas a luta verdadeira pode estar nos ideais das Lendas e não em seu poder de fogo. 


 

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.