Papo de Cinema | ALTA FREQUÊNCIA (Frequency) - 2000


Neste PAPO DE CINEMA vamos aos anos 2000 desfrutarmos de uma excelente e criativa trama policial que mescla drama, ficção científica, ação e aventura. ALTA FREQUÊNCIA, com Dennis Quaid e Jim Caviesel, é um excelente e curioso thriller que envelheceu muito bem e ainda hoje se mostra uma excelente opção de entretenimento. Conhece? Nunca ouviu falar? Sem problema! Fique conosco e embarque em mais uma de nossas viagens no tempo. Boa Viagem!

 

SINOPSE: O que você faria se tivesse a chance de voltar no tempo e mudar apenas um evento na sua vida? John Sullivan (James Caviezel) tem a resposta na ponta da língua: desfaria os eventos de 12 de outubro de 1969, quando um incêndio matou seu pai (Dennis Quaid), um heróico bombeiro. Desde então, John sonha em ter conseguido impedir a tragédia daquele dia fatal, que fez com que sua vida como adulto se tornasse cheia de raiva e solidão. Mas agora John pode conseguir realizar seu desejo. Um dia antes do aniversário da morte do pai, em meio a uma terrível tempestade, John encontra o rádio velho de seu pai. Apesar da estática, ele consegue conversar com um homem que diz ser um bombeiro e que jogou nas World Series de 1969, assim como seu pai. Mas será que John está mesmo falando com seu pai, ambos na mesma casa, no mesmo rádio, mas com três décadas de distância entre eles?



Título: ALTA FREQUÊNCIA
Título Original: Frequency
Ano: 2000
País: EUA
Duração: 118 minutos
Gênero: Aventura / Ficção / Suspense / Drama
Roteiro: Toby Emmerich
Direção: Gregory Hoblit
Elenco Principal:
- Dennis Quaid - Frank Sullivan
- James Caviezel - John Sullivan
- Shawn Doyle - Jack Shepard
- Elizabeth Mitchell - Julia 'Jules' Sullivan
- Andre Braugher - Satch DeLeon
- Noah Emmerich - Gordo Hersch
- Melissa Errico - Samantha Thomas
- Daniel Henson - Johnny Sullivan com 6 anos
- Jordan Bridges - Graham 'Gib' Gibson
- Stephen Joffe - Gordo Hersch com 8 anos
- Jack McCormack - Comandante Butch O'Connell
- Peter MacNeill - Butch Foster
- Michael Cera - Gordy Jr. com 10 anos
- Marin Hinkle - Sissy Clark
- Richard Sali - Chuck Hayes
- Nesbitt Blaisdell - Fred Shepard
- Joan Heney - Laura Shepard
- Jessica Meyer - Adolescente fugitiva
- Kirsten Bishop - Carrie Reynolds
- Rocco Sisto - Daryl Simpson
- Rosemary De Angelis - Sra. Finelli
- Dick Cavett - ele mesmo
- Brian Greene - ele mesmo
- Melissa Fitzgerald - Linda Hersch
- Tucker Robin - Frank Jr.
- Barney Cheng - Barney
Produção: Gregory Hoblit, Hawk Koch, Toby Emmerich e Bill Carraro
Música: Michael Kamen
Cinematografia: Alar Kivilo
Direção de arte: Paul Eads
Efeitos especiais: Steven Kirshoff e Jason Board
Edição: David Rosenbloom
Companhias produtoras: New Line Cinema
Orçamento:  US$ 31 milhões
Receita:        US$ 68,1 milhões



OPINIÃO:
                    Alta Frequência é um daqueles filmes que a primeira vista você não dá nada. Porém, assim que a gente assiste, se pergunta: "porquê eu não vi esse filme antes?". De cara, destaco os excelentes atores envolvidos (Dennis Quaid e Jim Caviezel) que como de costume, não ficaram devendo nada. E, claro, para que tenhamos ótimas atuações é necessário ao menos um bom roteiro. E, na minha opinião, "Frequency" é uma ótima trama que consegue como poucos longas, misturar na medida certa: Drama, ação, suspense e ficção científica. Embora, os aspectos "científicos" estejam mais para fantasia, não importa! A história prende e convence a assistência, de tal modo que não vale a pena se perder em detalhes. 

                    Parabéns ao diretor Gregory Hoblit, que também é responsável pelo excelente “As Duas Faces de um Crime” (que na época revelou o talento do então desconhecido Edward Norton). O roteiro, escrito por Toby Emmerich ainda que apresente situações altamente incríveis, enlaça a assistência numa montanha russa de emoções que vão da melancolia, ao suspense e a alegria de um final bem orquestrado. As atuações de Dennis Quaid e do James Caviezel, como pai e filho, respectivamente, são espetaculares. Aliás, esse é o ponto alto da trama: a relação familiar. Dennis Quaid trás uma maturidade e mostram que tempo também é patente. Já sobre o ator Jim Caviezel ressalto que é o mesmo que três anos depois, ganhou notoriedade ao viver o papel de Jesus Cristo, no filme “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson. Recentemente, Jim voltou as telonas no papel de Tim Ballard, ex-agente do governo americano responsável por uma missão de resgate de centenas de crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia, no longa: "O Som da Liberdade", de Alejandro Monteverde. Atuações brilhantes!

                    Enfim, como fã de um bom entretenimento e nostalgista de carteirinha, digo que o longa envelheceu muito bem e não perde fácil para qualquer filme, minimamente parecido. É uma história tocante que mistura muito bem elementos de vários gêneros de narrativa, proporcionando uma experiência cinematográfica inesquecível. E, sim, recomendo com gosto e incentivo a quem não viu a ver e até mesmo, a quem já viu, a rever. Nota: 8,5/10


CURIOSIDADES:
  • Havia rumores de que Sylvester Stallone assumiria o papel de Frank Sullivan em 1997, mas desistiu do acordo após uma disputa sobre sua taxa.
  • A música final do filme, "When You Come Back to Me Again", foi indicada ao Globo de Ouro. Escrita por Jenny Yates e Garth Brooks (interpretada apenas por Brooks), a música não conseguiu vencer, perdendo para "Things Have Changed" do filme Wonder Boys.


  • O diretor Gregory Hoblit percebeu que precisava de um "ator experiente" para interpretar Frank Sullivan e, portanto, escolheu Dennis Quaid, um ator que transita entre o drama e a comédia com muita facilidade.
  • O Longa chegou as telinhas somente em 2003.
  • "Frequency" é uma série de televisão americana de drama de ficção científica de mistério que foi ao ar na The CW de 5 de outubro de 2016 a 25 de janeiro de 2017. Inspirada no filme "Alta Frequência", de 2000, a série de televisão foi desenvolvida por Jeremy Carver. A série foi cancelada em 8 de maio de 2017; Cinco dias depois, um epílogo da série foi lançado. 



Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.