In Memoriam: Nobuo Yamada (1964-2025)

 


Infelizmente, mais uma vez, venho escrever um post por um triste motivo, que é o falecimento de Nobuo Yamada em 9 de agosto e só divulgado agora, aos 61 anos, vítima de câncer renal. Yamada foi um dos grandes cantores pop japoneses, que inclusive flertava com o heavy metal. Sua voz alcançava altos tons agudos.




Nascido em Osaka, em 20 de janeiro de 1964, Yamada sempre foi um grande fã de rock e iniciou sua carreira ainda adolescente, participando como vocalista de várias bandas. Porém, foi apenas com a Make-Up que atingiu o estrelato. Yamada é um cantor bastante importante para a cultura pop japonesa, e ele está vinculado ao universo de animes e
tokusatsu. É dele a versão das músicas de abertura e encerramento de Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco, Pegasus Fantasy e Blue Forever. Posteriormente, Yamada gravou a música Never, tema do filme Os Cavaleiros do Zodíaco – O Prólogo do Céu.



No meio do tokusatsu, Yamada gravou a música-tema de alguns super sentais, como GoGo Sentai Boukenger e Tensou Sentai Goseiger. Ele também participou de alguns projetos, como o PAIF, ao lado do guitarrista da banda X Japan, Pata, que fez bastante sucesso no Japão.

Por ter gravado as músicas-tema de Os Cavaleiros do Zodíaco, Yamada era figurinha carimbada nos eventos de anime brasileiros, sempre dando as caras por aqui e levando a otakada ao delírio.

Enfim, fica aqui minha reverência a essa lenda da música pop japonesa, que a terra lhe seja leve. R.I.P.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.