Na ESTANTE com SIDNEY SHELDON: A OUTRA FACE (The Naked Face) 1970


Sidney Sheldon, um escritor que muitos amam, muitos odeiam, mas todo mundo já ouviu falar. Certo? Então, neste post decidimos falar um pouco sobre o PRIMEIRO LIVRO deste famoso autor: A OUTRA FACE!

Em 1969, enquanto ainda trabalhava nos bastidores de Hollywood, teve algumas ideias, fez alguns esboços e finalmente acabou escrevendo seu primeiro livro: "The Naked Face" (A Outra Face) que foi publicado em 1970. Na época, Sidney Sheldon tinha 53 anos de idade e ainda trabalhava como roteirista e produtor de uma série (hoje cult) que criara em 1965: "Jeannie é um GênioSim, Sheldon criou, produziu e roteirizou a série que teve enorme sucesso na década de 60 e 70.

Conta a lenda que ele decidiu lançar A Outra Face, uma historia de suspense como livro por que achou que era"psicologicamente muito variado" para cinema, TV ou palco. 

A Outra Face foi premiado como "Melhor Livro de Estreia" no Edgar Allan Poe Award de 1971. Seu segundo livro (O Outro Lado da Meia-Noite) só foi lançado três anos depois do primeiro. Depois disso, passou então a dizer que adorava escrever livros, pois não havia colaboradores, e ele podia fazer tudo exatamente do jeito que queria. Então passou a dedicar-se aos livros. 

Durante sua vida, Sheldon publicou 32 romances e todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Eles totalizaram mais de 300 milhões de cópias vendidas, com traduções para 51 idiomas, distribuídos em cerca de 180 países; por esse fato, ele ainda é considerado "o escritor mais traduzido do mundo" pelo livro Guinness de Records. O escritor também é creditado por 250 roteiros televisivos, seis peças para a Broadway e 25 filmes.

O livro nos conta a história de um famoso psicanalista, Judd Stevens que, de repente, se vê envolvido numa intrincada sucessão de crimes. Entre os suspeitos: uma atriz decadente e ninfomaníaca, um pai de família com tendências homossexuais, um empresário paranóico, uma jovem misteriosa e vários de seus pacientes. É então, que Stevens resolve investigar por conta própria essas mortes. Mas, talvez, não seja preciso ir longe para encontrar o assassino – o psicanalista desconfia que ele próprio pode estar matando pessoas em momentos de privação de sentidos.

E conforme a sinopse de algumas das edições desta obra, a Outra Face é (Sem Dúvidas) um "thriller psicologicamente intenso".

Sheldon deixa, propositadamente, alguns fios soltos ao final de cada capítulo, deixando o leitor completamente louco para saber o que estará acontecendo nas páginas seguintes. 


MAS, apesar de este ser um excelente livro de suspense, em 1984 o receio de Sheldon de que a trama fosse psicologicamente muito variada" para uma adaptação em cinema, TV ou palco, mostrou-se uma realidade. Sob a batuta de Bryan Forbes, A Outra Face ganhou sua adaptação cinematográfica que não chegou aos pés da obra literária. 



A Outra Face (1984): 
O assassinato de vários médicos coloca em evidência um psiquiatra, tanto como suspeito quanto vítima, despertando seu interesse em solucionar o caso. 

Elenco:
Roger Moore........Dr. Judd Stevens
Rod Steiger...........Tenente McGreavy
Elliott Gould..........Detetive Angeli
Art Carney.............Morgens
Anne Archer..........Ann Blake
David Hedison........Dr. Peter Hadley
Deanna Dunagan....Mrs. Hadley
Ron Parady...........Cortini
John Kapelos........Frank

Dirigido por: Bryan Forbes
Produzido por: Yoram Globus, Menahem Golan, Rony Yacov
Roteiro de: Bryan Forbes
Nacionalidade: Americana
Distribuição: The Cannon Group
Gênero: Ação e Mistério

Curiosidade:
  • Embora o filme tenha seja de 1984, Sidney Sheldon o romance de origem é de  1970. Ou seja, anos antes que o perfil psicológico se tornasse um método amplamente aceito de trabalho de combate ao crime forense.
BÔNUS: Caso deseje ler este ótimo livro em arquivo digital, clique: AQUI

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.


Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.

Obs: Caso deseje comprar o livro, basta clicar abaixo:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.