Animação em Foco: DROOPY (1943)


Você lembra desse desenho? Aquele cachorrinho branco com topete ruivo que infernizava a vida de lobo bobo. Pois é, esse era o Droopy, que segundo a internet no Brasil era conhecido como: Mingau ou soneca. Eu confesso que não lembrava o nome dele, nem em português e muito menos em inglês. O interessante é que sempre gostei e me divertia bastante assistindo suas loucas aventuras. A série animada foi criada por Tex Avery, na linha de cartoons de curta duração produzidos pela MGM (Metro-Goldwyn-Mayer) e apareceu pela primeira vez, ainda sem nome, em um desenho de 1943, e só recebeu o nome oficial "Droopy" em Señor Droopy de 1949.


Antes de ser "batizado" o personagem era chamado de: "Happy Hound", um nome usado nas aparições do personagem na revista em quadrinhos Our Gang Comics, ilustrada por Carl Barks, famoso por seus quadrinhos Disney.

Frederick Bean "Fred/Tex" Avery (26/02/1908 - 26/08/1980), foi um diretor cinematográfico, animador, cartunista e dublador americano, famoso por produzir desenhos animados durante a Era de Ouro da animação americana. A maior parte de sua obra foi produzida nos estúdios Warner Bros. e Metro-Goldwyn-Mayer. Além de Droopy também foi responsável pela criação de personagens como: Patolino, Pernalonga, Esquilo Maluco e também ajudou no desenvolvimento do Gaguinho e do Picolino (este último para o Walter Lantz Studio o mesmo do Pica Pau). Sua influência pode ser encontrada em quase todos os desenhos produzidos nas décadas de 1940 e 1950.
Fred Quimby, produtor original dos desenhos Tom e Jerry e Urso Barney também produziu os desenhos do Droopy.


Embora esse simpático basset hound não parecesse ser muito inteligente, ele sempre superava seus inimigos e, quando finalmente algum deles despertava sua raiva, era capaz de surrar seus adversários que tinham o dobro do seu tamanho em cenas muito engraçadas.
O antagonista regular das aventuras que sempre tentava infernizar a vida do simpático cãozinho era o Lobo ("The Wolf"), o qual estava sempre envolvido em trapaças e confusões. O detalhe é que quando Droopy o perseguia, não importava para onde fugisse, pois em qualquer lugar Droopy já o esperava. O personagem se tornou muito popular por estar sempre cabisbaixo e meio desanimado, com aquele jeito de "cansado da vida", e ainda tinha seu jargão:"Sabem de uma coisa? Eu estou feliz..."

A série do Droopy terminou em 1958, com o fim do departamento de desenhos animados da MGM, mas o personagem foi revivido várias vezes em novas produções, geralmente filmes e programas de televisão, apresentando também outras estrelas famosas de desenhos do estúdio MGM.



Em 1980, a Filmation produziu uma série de curtas - metragens de baixo orçamento para a televisão. Na década de 1990 a Hanna-Barbera e a Turner Entertainment produziram Tom & Jerry Kids, Droopy aparecia em um segmento onde tinha um filho chamado Dripple, possivelmente inspirado em um filhote que aparece em Homesteader Droopy. O sucesso desta série permitiu a criação de vários produtos licenciados: brinquedos, bichos de pelúcia, produtos alimentícios, etc. 

Ao longo dos anos Droopy teve participações especiais em dois filmes: Uma Cilada para Roger Rabbit (como um ascensorista) e em Tom & Jerry: O FilmeDroopy também teve participações especiais em curtas de Roger Rabbit produzidos pela Disney, Tummy Trouble (novamente ele é um operador de elevador), Roller Coaster Rabbit (onde interpreta um cara mau) e Trail Mix-Up (onde faz o papel de um mergulhador). .
O cansado cãozinho também foi visto na série animada: Tom e Jerry Kids Show (Os Garotos Tom e Jerry/Os Filhos de Tom e Jerry).


Droopy chegou a aparecer em gibis antigos de Tom e Jerry. E na década de 1990, a Dark Horse Comics publicou uma minissérie em três edições de Droopy. 


Vários episódios dublados estão disponíveis no youtube.
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.  
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.