Papo Furado: INDIANA JONES (A SAGA) - 1981, 1984, 1989, 2008


Neste post vamos conversar um pouco sobre a Quadrilogia Indiana Jones, uma das franquias de maior sucesso na história do cinema. Todos estrelados por Harrison Ford e dirigidos por Steven Spielberg. Mas também vamos falar da série de TV e de futuros projetos envolvendo este fascinante personagem.

Indiana Jones (Henry Jones, Jr.) foi criado por George Lucas em homenagem aos heróis de séries e filmes de ação dos anos 1930. O personagem apareceu pela primeira vez em 1981 em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, dirigido por Steven Spielberg e vivido por Harrison Ford. 
O personagem se distingue pela sua aparência: chicote, chapéu, mochila e jaqueta de couro, senso de humor, conhecimento profundo de muitas civilizações antigas e línguas ancestrais.

Desde sua primeira aparição se tornou um dos personagens mais famosos da história do cinema. Em 2003, o American Film Institute classificou-o o segundo maior herói de filme de todos os tempos, perdendo apenas para Atticus Finch, de 'O Sol é para Todos' (1953).  Indiana Jones também foi nomeado o 6º maior personagem do cinema pela revista Empire. A revista Entertainment Weekly classificou Indy em segundo lugar na sua lista de The All-Time Coolest heróis na cultura pop. A revista Premiere também colocou Indy no número 7 em sua lista dos 100 melhores personagens de filmes de todos os tempos.


Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark) - 1981

SINOPSE: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.

Com Spielberg na direção e Lucas cuidando da produção e do roteiro, escrito em parceria com Lawrence Kasdan e Philip Kaufman. Registre-se que este longa se tornou um dos maiores sucessos comerciais da história do cinema, concorrendo a oito Oscars e levando quatro, iniciando uma franquia milionária e também gerando diversas imitações, que foram desde: Tudo Por Uma Esmeralda (1984) - dirigido por Robert Zemeckis (discípulo de Spielberg) e sua continuação, A Joia do Nilo (1985), as produções As Minas do Rei Salomão (1985) e Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (1986) – com Richard Chamberlain no papel do caçador de tesouros Allan Quatermain, além de dezenas de outros títulos menos lembrados.

Os Caçadores da Arca Perdida é muito mais que só o começo da franquia, é um marco na própria História do Cinema inovando em cenas e estilo que foram repetidos em exaustão por diversos outros longas. Aqui, Spielberg e Lucas conseguiram mudar completamente a forma de fazer cinema de ação com sequências de perseguição fantásticas e muito divertidas, além de nos presentearem com um dos mais icônicos personagens do cinema: Indiana Jones!

CURIOSIDADES:

1. Tom Selleck foi originalmente escalado para interpretar Indiana Jones, mas ele acabou tendo que abrir mão do papel porque na época estava atuando na série Magnum e o canal CBS não permitiu que ele fizesse o filme.
2. O roteiro original previa uma longa luta entre um homem com uma espada e Indiana Jones. Entretanto, como Harrison Ford estava com diarréia no dia de filmar esta cena, perguntou ao diretor Steven Spielberg se ela poderia ser diminuí­da. Spielberg por sua vez respondeu, em tom de brincadeira, que ela apenas poderia ser diminuí­da se Indy resolvesse apenas sacar sua arma e atirar no homem. Todos os presentes riram da ideia e o diretor decidiu filmá-la exatamente deste modo.
3. Para filmar a sequência em que Indiana Jones se vê às voltas com dezenas de cobras, a produção procurou em todas as lojas de animais de Londres e do sul da Inglaterra pelos mais diferentes tipos de cobras e levou aos sets todas as que conseguiram encontrar. Entretanto, quando todas foram reunidas no set de filmagens, o diretor Steven Spielberg percebeu que a quantidade conseguida ainda estava longe do número ideal de serpentes necessárias para rodar a cena. Deste modo, Spielberg cortou pedaços das pernas de calças antigas e colocou-os misturados às cobras, para que desse a impressão de que havia um número muito maior de animais do que o que realmente estava nos sets de filmagens.


Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom) - 1984

SINOPSE: Curiosamente esta trama se passa um ano antes do primeiro longa, em 1935. Nesta aventura, o professor e arqueólogo, Indiana Jones (Harrison Ford) tem a missão de resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro e libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.

Com a insubistituível direção de Steven Spielberg e roteiro: Willard Huyck e Gloria Katz, baseado no argumento de George Lucas.

Mais sombrio e fantasioso do que o primeiro filme, mas ainda assim temos uma aventura eficiente e divertida, mesmo com o clima sombrio se contrapondo ao humor indissolúvel do personagem. De um modo geral a crítica especializada e do público foi pesada e ressalta uma certa falha em se desenvolver argumentos fascinantes e envolventes como no anterior, mas não decepciona no estilo, na ação e no carisma de seus personagens. E mais do que isso, é um filme que não tem medo de explorar facetas diferentes desse universo delicioso. Vale lembrar que o longa foi o vencedor do oscar de melhores efeitos especiais e também foi indicado na categoria de melhor trilha sonora.

CURIOSIDADES:

1. O Templo da Perdição deveria ter sido filmado na Índia, sendo que alguns locais já teriam até sido escolhidos. Mas depois de ler o roteiro, o governo indiano achou o enredo ofensivo à cultura do país. Por causa disso, os produtores resolveram gravar o filme no Sri Lanka.
2. Harrison Ford machucou as costas durante as filmagens de O Templo da Perdição, por isso teve que voltar para os Estados Unidos para ser submetido à uma cirurgia. Ao invés de esperar que Ford ficasse saudável e pronto para filmar, Spielberg decidiu continuar e filmar as cenas de luta com o dublê de Ford, Vic Armstrong.
3. Sharon Stone era uma das primeiras escolhas para o papel de Willie Scott antes de Kate Capshaw fazer os testes.


Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade) - 1989

SINOPSE:  O arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford) tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas.

Na minha opnião, este é o melhor da franquia. Mais uma ótima e divertida aventura do intrépido arqueólogo Indiana Jones, agora acompanhado do eterno James Bond, Sean Connery em excelente filme com excelentes cenas de ação permeadas com muito humor e uma trama envolvente, nos asseguram divertimento mais que garantido. Claro que a música de John Williams coroa o fechamento perfeito para este terceiro filme da quadrilogia.

CURIOSIDADES:

1. Sean Connery foi supostamente escolhido para interpretar o pai de Indiana Jones porque Spielberg, que sempre quis dirigir um filme de James Bond, queria o James Bond “em pessoa” para ser o pai do aventureiro.
2. Sean Connery, que interpreta o pai do personagem de Harrison Ford, é apenas 12 anos mais velho que Ford.
3. Nesse filme também é citado o nome do antigo cachorro do aventureiro: Indiana. Curiosamente, George Lucas surgiu com o nome Indiana Jones porque o seu cachorro também se chamava Indiana.


Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull) - 2008

SINOPSE: 1957. Indiana Jones (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escapam por pouco de um encontro com agentes soviéticos, em um campo de pouso remoto. Agora Indiana está de volta à sua casa na Universidade Marshall, mas seu amigo e reitor da escola, Dean Stanforth (Jim Broadbent), explica que suas ações recentes o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando para que o demita. Ao deixar a cidade Indiana conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf), que tem uma proposta: caso o ajude em uma missão Indiana pode deparar-se com a caveira de cristal de Akator. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal.

Bem, considero que este longa tem o pior roteiro de todos da franquia. Não gostei de Shia como filho de Jones. E apesar de ter aquele gostinho gostoso de nostalgia, várias das cenas foram muito exageradas e ouso dizer que algumas até desnecessárias. Mas, a direção de Steven Spielberg ainda se destaca ao longo da narrativa de forma muito competente, e com maestria usa bem a parte técnica, afinal o destaque vai para os efeitos especias bem mais elaborados que nos anteriores e claro, para a fotografia sensacional. E claro, apesar de alguns detalhes aqui e ali, cumpre muito bem o papel de entreter nas suas duas horas de exibição e é um filme obrigatório para todo cinéfilo, não apenas aos fãs da saga!

CURIOSIDADES:

1. O Reino da Caveira de Cristal detém o infeliz registro de ser o único filme da franquia Indiana Jones a não receber uma indicação ao Oscar.
2. O Reino da Caveira de Cristal, quarto filme da franquia, teve um orçamento maior do que os três primeiros filmes combinados: US$ 185 milhões de dólares.
3.  Preocupado com o fato de que os funcionários dos cinemas pudessem tentar ver o filme antes do lançamento, os produtores resolveram enviar o longa para algumas salas de cinema com uma fechadura, cuja combinação só foi revelada na data de lançamento.


O Jovem Indiana Jones  (The Young Indiana Jones Chronicles) - 1992
foi uma série de TV que tentou pegar carona no sucesso da franquia Indiana Jones criada logo após Indiana Jones e a última crusada.
Henry Jones Jr. nasceu para viver grandes aventuras. Ainda na infância e adolescencia, o jovem Indiana Jones embarca em uma jornada repleta de desafios, e, entre as diversas experiências, ele conhece importantes nomes da história e ainda aprende diversas lições sobre o valor da vida.
A série mostrava as aventuras de infância e adolescência de Henry Jones Jr. (o Indiana Jones vividos na infância pelo ator Corey Carrier e Sean Patrick Flanery na adolescência). Há um episódio , "Chicago 1920" que aparece Harrison Ford na fase adulta. George Hall fazia um Indiana Jones já idoso, aos 93 anos, que narrava a aventura da vez a cada começo e final de episódio.
Ao todo foram 28 episódios e 4 telefilmes.
A produção da série custou caro a ABC. Ela foi filmada em 23 países diferentes, durante 152 semanas e teve mais de 15 mil figurantes, com cada um episódios levando cerca de 3 semanas para serem gravados.
Apesar da boa audiência, a produção era cara demais para os padrões da época, o que fez a série ser interrompida para nunca mais voltar ainda na segunda temporada. Das 70 histórias que George Lucas tinha escrito para serem mostradas na TV, apenas 31 foram produzidas, não restando tempo para ligar a série aos filmes.
No Brasil a série foi exibida pela Rede Globo no ano de 1992.


O quinto capítulo da franquia vem sendo planejado há pelo menos quatro anos. E agora, Harrison Ford afirmou que as gravações irão finalmente começar em abril de 2020.

Steven Spielberg, responsável irá assumir novamente a direção do longa, que tem estreia marcada no Brasil para 8 de julho de 2021. Os detalhes da trama ainda não foram revelados.


BÔNUS: DOWNLOAD TORRENT : BAIXAR
  • Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981);
  • Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984);
  • Indiana Jones e a Última Cruzada (1989);
  • Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog e nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.