Falando em Série | THE MONKEES (1965)



The Monkees foi uma banda de Rock e também um divertido seriado de TV americano da década de 60, que contava as aventuras de um atrapalhado quarteto de músicos. Curiosamente, eram músicos contratados para viverem nas telas versões fictícias de si mesmos. Os roteiros primavam pelo humor escrachado e a série logo tornou-se um sucesso. Mais que uma série de tv, o grupo fabricado em reuniões de executivos, se superaram e deixaram sua marca na TV e na música como o grupo de rock mais divertido de todos os tempos.



No ínício dos anos 60, os aspirantes a cineastas Bob Rafelson e Bert Schneider formaram a companhia Raybert Productions e estavam tentando entrar em Hollywood. Inspirados pelo filme A Hard Day's Night, dos Beatles, a dupla teve a idéia de desenvolver uma divertida sitcom sobre o dia a dia de um grupo de jovens e sua banda de Rock . Em abril de 1965, Raybert vendeu a idéia do seriado para a Screen Gems e um script piloto intitulado The Monkeys foi completado por Paul Mazursky e Larry Tucker.

Supostamente, Bob Rafelson tinha a ideia de usar uma banda já existente, o grupo de folk-rock de Nova Iorque Lovin’ Spoonful, criador de clássicos como Daydream e Summer In The City. Mas, por problemas contratuais, a banda não pode participar, criando aí para Rafelson e seu sócio, Bert Schneider, a necessidade de arranjar 4 músicos/atores para interpretar os personagens da série. Logo, um anúncio foi publicado nos principais jornais da época, convocando “garotos insanos” entre 17 e 21 anos para participarem de uma nova série de TV. 437 jovens apareceram e quatro rapazes foram selecionados: Mickey Dolens  (voz e bateria) (nascido em 8 de março de 1945, Los Angeles, Califórnia), Michael Nesmith (voz e guitarra) (30 de dezembro de 1942, Huston, Texas) e Peter Tork (baixo, teclado e voz) (Peter Thorkelson, nascido em 13 de fevereiro de 1942, em Washington, D.C.), já que o inglês Davy Jones (voz e percussão) (nascido em 30 de dezembro de 1945, em Manchester, Inglaterra) já tinha sido previamente selecionado, quando o grupo de teatro com o qual tinha vindo para os EUA apresentou-se na Broadway, com a peça "Oliver". Mas, mesmo assim, ele participou e foi aprovado nos testes.


SINOPSE: A série apresentava um quarteto de amigos que moravam juntos e que também tinham uma banda (The Monkees). Sempre procurando uma oportunidade para tocar e assim, ter dinheiro para pagar o aluguel e se manterem. O seriado, assim como as personalidades dos personagens, eram baseadas nos Beatles e no filme "A Hard Days Night." Até o detalhe do nome ser "MonkEEs" ao invés de Monkeys é tirado dos BEAtles. 

 Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco

A abertura da série já nos dava uma premissa do que era o programa, cenas do grupo em situações surreais entrecortadas por rápidas cenas da banda tocando. As situações em que se metiam eram totalmente nonsense e as piadas eram disparadas num ritmo vertiginoso. O tipo de humor e de timing era muito adiantado para época. Ainda mais situações absurdas o som dos sucessos do grupo eram obrigatórias em cada episódio, que sempre tinha duas músicas.

O seriado, como a banda fez um sucesso sem precedentes vendendo mais discos em 1966 do que os Beatles e os Rolling Stones juntos. O seriado abriu o mercado do rock para crianças entre 07 e 11 anos que até então só tinham o desenho animado dos Beatles, também de 1966. 

A principal diferença dos Monkees em relação aos Beatles era o humor ingênuo e escrachado, valorizando infinitamente mais as piadas do que os aspectos musicais, até porque Davy Jones na época sequer sabia tocar algum instrumento. Inicialmente, os Monkees eram auxiliados por intérpretes e compositores, como a dupla Tommy Boyce e Bobby Hart, encarregada de produzir os principais sucessos do grupo. 

Por terem sido um grupo criado por produtores de TV, os Monkees passaram a ser criticados no meio musical e chamados de Pre-Fab Four (Quarteto Pré-Fabricado), uma brincadeira com um dos apelidos dos Beatles, Fab Four (Quarteto Fabuloso).

Com humor e música, o seriado misturava aventuras adolescentes com um pioneirismo para a época, Os Videoclipes.

É fato que os Monkees nasceram como uma banda fictícia para uma série de TV; imitando características dos Beatles, como o corte de cabelo e um trocadilho no nome (Monkeys/Monkees e Beetles/Beatles); e que eram usados com o propósito principal de vender discos, o que eles fizeram muito bem por algum tempo, vendendo até mais que os próprios Beatles e faturando em cima do sucesso destes. Infelizmente, para os críticos, o “quarteto pré-fabricado” tinha qualidade. Em 1967, um repórter tentou conseguir de Jerry Garcia, integrante do Grateful Dead, um comentário negativo sobre os álbuns “falsos” dos Monkees, e para surpresa do entrevistador este respondeu que “eles foram bons álbuns, e têm que ser, já que têm ótimos músicos tocando neles”. E a idéia é essa. Vistos como irrelevantes e sem talento por muitos, os Monkees extrapolaram a futilidade da situação onde foram criados, ou como foi colocado por ninguém menos que George Harrison: “É óbvio o que está acontecendo, tem talento ali. […] Quando eles tiverem ajeitado tudo, podem acabar virando os melhores”.

O seriado "The Monkees" foi transmitido entre setembro de 1966 a março de 1968, totalizando 58 episódios em 2 temporadas. Fora da TV, o quarteto continuou a carreira por mais um período, gravando discos e fazendo filmes. 

Os Monkees foram redescobertos nos anos 80, quando a MTV passou a exibir seus vídeos. Em 1987, a Nickelodeon começou a exibir a série, que se tornou o show mais popular do canal. Então, também em 1987, a Warner Brothers tentou uma nova série para TV chamada The New Monkees. Mas essa tentativa não deu em nada.

No Brasil. o seriado etreou pela Tv Excelsior em junho de 1967 e ficou no ar até 1968, quando a série foi finalizada nos Estados Unidos.

Em 1969 figurou nas tarde da TV Tupi. Já em 1970 pela Rede Globo, sendo exibida às 14h. e ficou no ar por 5 anos, chegando a fazer parte da programação do Globo Cor Especial.

Em 1977 foi a vez da TV Bandeirantes exibir o seriado até 1979. Já em 1980 a TV Gazeta colocou os Monkees na sua programação noturna.


CURIOSIDADES
  • Em resposta ao anúncio publicado no jornal Variety de Los Angeles, dos 437 candidatos quem se inscreveu também foi Charles Manson (sim, o fundador e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos nos Estados Unidos no fim dos anos 1960). 
  • Micky Dolenz, um jovem ator/cantor que quando criança, tinha estrelado uma série para a TV (exibida no Brasil) chamada "O Menino do Circo". 
  • O quarto Monkee, Davy Jones, antes da série chegou a atuar na Broadway, com a peça "Oliver". 
  • Michael Nesmith é filho da milionária criadora do Liquid Paper.
  • O show introduziu uma série de técnicas cinematográficas new-wave inovadoras para séries de televisão e ganhou dois prêmios Emmy em 1967 , incluindo Melhor Série de Comédia.
  • The Monkees venderam mais de 75 milhões de álbuns e emplacaram hits como "I'm a believer", "Daydream believer" e "Last train to Clarksville"
  • Em 1968 os Monkees lançaram um longa-metragem para cinema chamado “Head” (no Brasil: “Os Monkees estão soltos”)
Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.