Lendas de Hollywood: JOHNNY WEISMULLER (1904-1984)


O inesquecível Johnny Weismuller que ora estrela esta coluna, é inegavelmente uma das mais marcantes LENDAS DE HOLLYWOOD. Eternamente lembrado pelo personagem criado por Edgar Rice Burroghs, o lendário TARZAN. Sendo Johnny Weismuller o mais famoso "homem macaco" da história do cinema. Pois bem, neste post vamos lembrar um pouco de sua carreira e revelar algumas interessantes curiosidades. Não perca mais tempo e aventure-se em mais esta gostosa nostalgia. Boa Leitura!

JOHNNY WEISSMULLER, na verdade: Janos (Johann) Weiszmueller, era filho de Petrus Weiszmueller e Ersebert (Elisabetha) Kersch nasceu em 2 de junho de 1904 na cidade de Szabadfalu, na região de Banat, cuja população era uma mistura de romenos, austríacos, sérvios, húngaros, com os austríacos que falavam a língua alemã perfazendo vinte e três por cento do total. A família Weissmueller (originariamente Weiszmueller e depois Weissmüller) era de etnia austríaca. Após a Primeira Guerra Mundial, foram feitas mudanças nas fronteiras e a área de Banat da Hungria tornou-se parte da Rumenia e da Yugoslavia. Nesta ocasião, a cidade de Szabadfalu passou a se chamar Freidorf. Em 1905, os Weiszmueller tiveram outro filho, Petrus, que nasceu em Windber, Pennsylvania nos Estados Unidos, para onde a família se emigrara.

Antes de entrar para o cinema, Weissmuller teve uma carreira excepcional como desportista, tendo conquistado cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Ele estabeleceu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos.

Como Johnny Weismuller Jr., o filho do astro, recorda no seu livro: "Tarzan, My Father" (ECW Press, 2002), durante alguns meses de 1922 e de todo o ano de 1923, Johnny venceu prova após prova. Ele estava em ótima forma, porém sua grande preocupação era com a Olimpíada, que se realizaria em Paris. Havia um sério problema. Para integrar a equipe olímpica dos Estados Unidos seria preciso comprovar a cidadania americana, apresentando uma certidão de nascimento válida. Johnny não possuía tal documento.

Então ele e sua mãe, com a conivência do irmão Peter, armaram um plano: os dois irmãos trocariam suas identidades, mediante uma falsificação. Deste modo, Peter passou a ser o estrangeiro e, por necessidade, Johnny foi declarado cidadão americano.

No seu retorno aos Estados Unidos, Johnny. descobriu que havia se tornado uma celebridade. Ele foi convidado para ir à Casa Branca receber as congratulações do Presidente Calvin Coolidge e as pessoas mais importantes do país queriam conhecê-lo pessoalmente. Seu treinador vetou a maioria dos convites, mas como era fã de Douglas Fairbanks, aprovou uma visita ao estúdio da MGM, onde o famoso ator estava trabalhando num filme intitulado O Pirata Negro / The Black Pirate. / 1926. Logo, Johnny foi apresentado a Sol Lesser, que o ignorou completamente. Lesser estava tentando convencer Fairbanks a realizar um projeto de filme baseado em Tarzan of the Jungle de Edgar Rice Burroughs porém,. Fairbanks não estava interessado. De repente, Fairbanks olhou para Johnny e disse: “E este rapaz? Seu nome é Johnny Weissmuller, ele é um ídolo nacional da natação, e até que se parece com Tarzan, você não acha?”.Lesser se virou e olhou realmente para Johnny pela primeira vez. “Acho que não”, respondeu Lesser. “O que precisamos para este papel é de um astro!”. Assunto encerrado. Seis anos mais tarde, a MGM implorou a Johnny Weissmuller para assinar um contrato para interpretar o papel principal de Tarzan, o Filho das Selvas, mas ele recusou.

Em 1934 foi convidado para estrelar a série de filmes Tarzan. Weissmuller aceitou o desafio e se tornou conhecido como o primeiro homem macaco. O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito universal e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, celebrizando o famoso e marcante grito da personagem, o qual ficou sendo sua marca registrada.

Infelizmente, Weissmuller acabou estigmatizado por seu personagem. O ator tentou seguir carreira artística, mas seus personagens eram sempre no mesmo estilo. Depois de Tarzan, ele interpretou com o personagem Jim das Selvas na série do mesmo nome, feita para a Columbia entre 1948 e 1955. Foram dezesseis filmes ao todo, com duração média de setenta minutos cada.


Em 1955, a série transferiu-se para a TV, tendo sido feitos vinte e seis episódios de meia hora cada.

No final dos anos 1950, mudou-se para Chicago, onde fundou uma empresa de venda e instalação de piscinas. Seguiram-se outros empreendimentos, a maioria envolvendo Tarzan ou a natação de uma forma ou de outra, infelizmente sem grandes resultados.

Aposentou-se em 1965 e já no ano seguinte juntou-se aos atores: Jock Mahoney e James Pierce (ex-Tarzans) para a campanha publicitária de lançamento da série de TV Tarzan, estrelada por Ron Ely.

Participou de alguns filmes nos anos 70 ("Conjunto de Espiões" e "O cão que salvou Hollywood") em papéis secundários, sem nenhuma relação com o estilo "homem das selvas".

O ator faleceu aos 79 anos, em sua casa em Acapulco (México), em 20 de janeiro de 1984, vítima de edema pulmonar, após ter sofrido uma trombose sete anos antes.  Uma gravação do famoso grito de Tarzan foi colocada durante seu funeral, enquanto o ex-esportista e ator era enterrado. Weissmuller, que casou diversas vezes, deixou três filhos.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR ESTES OUTROS ASSUNTOS: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.