RELEMBRANDO: QUANDO O MISTÉRIO VINHA...DO RÁDIO!!!!

Foi um companheiro inseparável de crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos (que podiam comprar). Trouxe informação, esportes, grandes sucessos e lançamentos musicais. Trouxe também drama, comédia, aventura, romance, mistério e terror. De quem estamos falando? DO RÁDIO!!!





Recentemente lendo um artigo sobre livros antigos nacionais e internacionais, acabei me deparando com alguns títulos de Hélio do Soveral. Ele foi radialista e também escritor de inúmeros romances de bolso (como eram chamados), novelas e contos. 


Mas, ao ler ou ouvir este nome, o que me vem a mente não é alguma novela ou livro que Soveral escreveu. Seu nome é gatilho para que eu ouça em minha mente a frase abaixo: 


Quanto mais negamos um crime, mais a consciência nos obriga a pensar nele.


Esta frase era dita como introdução a mais um episódio de "TEATRO DE MISTÉRIO", uma espécie de seriado só que transmitido pelo rádio, que eu amava escutar. Eu ouvia (ou tentava, como explicarei a seguir) ás segundas-feiras as 10 horas da noite. Mas, ele era repetido aos sábados pela manhã, ocasião em que eu não podia escutar...


A razão de ter dito que "tentava escutar", é que no passado existia um evento chamado "hora de dormir". Acredito que este evento ou regra estava estabelecido em quase todas as casas. Era INEGOCIÁVEL! E em minha casa o horário era...10 horas da noite! A "hora de dormir", estabelecia que nenhum ruído poderia vir do quarto; que as luzes estariam apagadas; que estaríamos deitados em nossas camas...


Já perceberam a dificuldade certo? Mas, haviam outras! Em minha casa havia dois rádios à pilha: um de meu padrasto (condição que já dificultava) e um da minha mãe (que ouvia seus próprios teatros)...Assim, normalmente eu escondia o rádio de minha mãe no quarto e rezava para ela não se lembrar...


Modelo do rádio de minha mãe


Outra dificuldade era que eu precisava ouvir o rádio no volume mínimo e debaixo do travesseiro...Ora, se voce vai se deitar todos os dias às 10:00 hs, o sono esta lá, só te esperando, certo? Então tinha de lutar para ficar acordado! Mas, ai você diz: "Mas, o rádio tinha entrada para fones de ouvido! Por que não usava?". Porque na época, fones de ouvidos eram um mito! Não sei nem se já eram vendidos, mas sei que quando foram comercializados, eram quase o preço do aparelho!! Ou seja: ninguém tinha!!


Modelo Rádio de meu padrasto


"Mas, você disse que também era transmitido sábado de manhã. Por que não ouvia neste horário?". Porque eu trabalhava na loja de meu padrasto! Eu é quem abria e se fosse pego ouvindo o rádio...(era uma outra época. Um outro mundo!)


Enfim, eu amava ouvir os episódios! Quando eu ouvia, o radioteatro era estrelado pelo Inspetor Santos (Domicio Costa), que mais tarde juntou-se a seu amigo Minoro (Cauê Filho). Antes disto (fiquei sabendo bem mais tarde), o protagonista era o Inspetor Marques (Rodolfo Mayer) e o ajudante era Zito (Gerdal dos Santos). O teatro era exibido pela Rádio Nacional (eu jurava que era Tupi...). 


"Mas, como era possível ouvir um seriado pelo rádio?" - muitos poderiam perguntar. Bem, havia um método para compensar você não estar vendo a ação ou o cenário.  Quando o Inspetor Santos da Policia Judiciária, chegava ao local do crime, normalmente ele falava em voz alta suas observações e pensamentos. Durante seus interrogatórios, os detalhes do local do crime; o método do crime; possível arma ou armas usadas; pistas deixadas; eram todas verbalizadas. Assim o ouvinte podia formar o quadro em sua mente...


Muitas vezes a própria vitima descrevia o que estava acontecendo, por exemplo: "Por que esta me olhando assim? O que é isto em suas mãos? Uma faca? O que você vai fazer? Não! Não! Nãããoooo!". A sonoplastia era excelente e produziam efeitos especiais (em áudio, claro!) de primeira! 


Era perfeitamente inteligível e com certeza ajudava a desenvolver uma imaginação fértil! A mim com certeza ajudou e muito! O melhor de tudo é que alguns fãs conseguiram salvar as gravações originais dos episódios do rádioteatro e claro, que nós colocamos abaixo o link para o blog "Outrasbossas", onde você pode ouvir ou baixar todos os 316 episódios escritos por Soveral!!


Divirtam-se, porque eu já estou ouvindo os episódios! 


Ouvir episódio


Clique Aqui - e ouça todos os episódios de TEATRO DE MISTÉRIO



TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR ESTES OUTROS ASSUNTOS: 




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.