Sessão da Tarde | JERRY LEWIS: O TERROR DAS MULHERES (The Ladies man) - 1961

Nossa já tradicional SESSÃO DA TARDE trás neste post a comédia: O Terror das Mulheres, produzido, dirigido e estrelado pelo rei da comédia: Jerry Lewis, em 1961. O longa da vez, desfilou ao longo dos anos em praticamente todos os canais abertos de TV. Uma comédia pastelão que mais parece um aglomerado criativo de esquetes de humor e dança. Sim, como era bastante comum nas produções de Lewis, temos muita música e dança, além das costumeiras loucuras non sense do astro. Bem, se você ainda não viu, vai querer ver. Se já viu, certamente, vai querer rever. Então, chega de enrolação e vamos a mais uma divertida viagem nostálgica.

SINOPSE: Depois de ser chutado por sua garota, o deprimido Herbert H. Heebert (Jerry Lewis) jura renegar os relacionamentos românticos e decide viver sua vida como um solteirão convicto. Porém, ele arranja emprego em uma hospedaria para moças em Hollywodd - com o tempo, as residentes enlouquecem com "charme" do novo ajudante contratado! É então que o desajeitado Herbet deixa de ser um simples empregado para virar O Terror das Mulheres!

 
Título: O TERROR DAS MULHERES
Título Original: The Ladies Man
Ano: 1961
País: EUA
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 106 min
Produção / Direção: Jerry Lewis
Roteiro: Jerry Lewis, Bill Richmond e Mel Brooks (não creditado)
Elenco Principal:
    Jerry Lewis - Herbert H. Heebert/Marna Heebert
    Helen Traubel - Helen N. Wellenmellon
    Pat Stanley - Fay
    Kathleen Freeman - Katie
    George Raft como ele mesmo
    Harry James - Harry
    Marty Ingels como ele mesmo
    Buddy Lester - Willard C. Gainsborough
    Gloria Jean - Gloria
Direção de arte: Sean Haworth
Fotografia: W. Wallace Kelley e Ken Seng
Trilha Sonora: Walter Scharf
Montagem: Stanley Johnson
Desenho de arte: Hal Pereira e Ross Bellah
Coreografia: Bobby Van
Figurinos: Edith Head
Estúdio: Paramount Pictures
 
 
 
OPINIÃO: 
 
Confesso que exarar qualquer opinião imparcial sobre um filme estrelado por Jerry Lewis, é algo que não me sinto apto.  Não bastasse ele ser um ótimo comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor, o que me inibe, por assim dizer, é a memória afetiva que construi deste hilário ator, principalmente ao longo de minha infância, quando assisti a grande maioria de seus filmes. Sendo assim, considero todos os seus filmes dignos de atenção e ótimas formas de entretenimento. Agora, especificamente, quanto ao TERROR DAS MULHERES, o considero um ótimo filme para embalar uma tarde preguiçosa, de preferência sob uma coberta e comendo uma pipoca. Detentor, talvez, de uma das tramas mais rasas de toda a carreira do ator, "The Ladies Man" é comumente definido como um grande show de enquetes e o que melhor destaca o personagem trapalhão, infantil e de bom coração que eternizou sua atuação. Os cinéfilos mais acurados fazem menção e destaque as inúmeras participações especiais ao longo da película, coisa que não me apetece, haja vista a grande maioria ser de figuras tarimbadas no metiê do entretenimento norte-americano. O que não posso deixar de destacar nesta breve resenha, são dois detalhes curiosos que fazem deste um filme entre os filmes. O momento em que finalmente Herbert (Jerry Lewis) entra no misterioso quarto da exótica srta. Cartilagem (Sylvia Lewis) e lá encontra toda a grande orquestra de Harry James em um espetacular número musical (vídeo acima). E, o outro detalhe super especial deste filme é o cenário e em como Lewis (ator, produtor e diretor do filme) soube usar a casa de vários andares e dezenas de cômodos, construído como uma casa de bonecas que as crianças adoram. A abertura na lateral de um dos lados das parede que expõe os diversos cômodos abertos. E, cujas imagens são excepcionalmente bem exploradas nas filmagens de planos gerais, mostrando os diversos personagens, Herbert e as dezenas de moças, como se fossem bonequinhos dentro de uma casa de brinquedo. Enfim, sem me alongar, e não dando qualquer spoiller, não critico, mas indico esse filme para qualquer pessoa com bom humor e que deseje relaxar no seu sofá, seja sozinho, na companhia da família, da esposa ou até mesmo de uma namorada. Jerry Lewis é ótimo! Nota: 9/10

 
CURIOSIDADES:
  • Lillian Briggs , a "Rainha do Rock & Roll", fez sua estreia como atriz em Hollywood neste filme.
  • O ator George Raft, famoso por personagens de gangster, aparece em uma participação especial, como ele próprio e na cena com Lewis, ambos acabam dançando juntos nuna hilária performance.
  • Patty Thomas interpreta a si mesma como uma dançarina.
  • Mel Brooks trabalhou no roteiro, porém se desentendeu com Lewis e deixou a produção. Na biografia de Brooks, ele afirmou que o rascunho final do roteiro apresentava apenas duas de suas cenas e pediu ao Writers Guild of America para garantir que ele não recebesse nenhum crédito. 
  • As filmagens começaram em novembro de 1960. 
  • O cenário principal é o interior de uma mansão de quatro andares, construída para se assemelhar a uma casa de boneca. A mansão transformada em pensão com um pátio central permitia tomadas de guindaste abrangendo todos os andares. A estrutura tinha várias salas de profundidade variada. Só o conjunto principal custou US$ 500.000,00 para ser construído (um valor equivalente a US$ 3,56 milhões).
  • Após duas semanas de filmagem, Lewis demitiu o diretor de fotografia Haskell Boggs , que havia trabalhado com ele na maioria de seus filmes, devido a um desentendimento e o substituiu por W. Wallace Kelley.
  • O filme apresenta o casamento da vida real de Daria Massey e David Lee Joesting




Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.