Falando em Série | "DEPARTAMENTO S" - (1969)

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos resgatar uma série inglesa que poucos viram e pouquíssimos vão se lembrar, mas que nos anos 70 conquistou alguns fãs no Brasil, quando lançada pela antiga Tv Record. E, que apesar de ter sido curta, acabou gerando um spin-off  protagonizada pelo personagem principal, Jason King. Estamos falando do seriado: "DEPARTAMENTO S", Uma divisão da Interpol, localizada em Paris que era chamada  sempre que outras agências não conseguiam resolver casos fora do normal como abduções, sequestros misteriosos e até meio sobrenaturais. Produzida pela ITC, que foi responsável por grandes séries Britânicas como: O Santo, Danger Man, Os Vingadores e Os Campeões. Formada por uma exótica trinca de investigadores, trazia tramas interessantes e bastantes inovadoras pra época. Lembrou? Não faz idéia do que estamos falando? Não tem problema! Embarque conosco nesta empolgante viagem no tempo e divirta-se!

SINOPSE: O "Departamento S" é uma unidade de elite dentro da Interpol designado para resolver casos especialmente bizarros que não tem lógica ou solução e as investigações policiais "normais" chegam a becos sem saída. Exemplos de casos incluem um pouso de jato em Londres sem passageiros ou tripulação a bordo, um homem em um traje espacial encontrado morto no Soho e o assassinato de um boneco de cera. A equipe é composta pelo Chefe do Setor: Sir Curtis Seretse (Dennis Alaba Peters), um diplomata africano de alto escalão e por três operacionais: o autor Jason King (Peter Wyngarde), o ex-FBI Stewart Sullivan (Joel Fabiani) e a especialista em computação Annabelle Hurst (Rosemary Nicols), cada agente com uma abordagem diferente para resolver os mais complexos casos.



Título: DEPARTAMENTO S
Título Original: Departament S
Gênero (Série de TV): Aventura / Investigação / Espionagem
Ano: 1969
País: Reino Unido (Inglaterra)
Criadores: Dennis Spooner & Monty Berman
Roteristas: Dennis Spooner, Monty Berman, Filipe Broadley, Tony Williamson e Leslie Darbon
Elenco Principal:
 - Peter Wyngarde - Jason King
 - Joel Fabiani - Stewart Sullivan
 - Rosemary Nicols - Annabelle Hurst 
 - Dennis Alaba Peters - Chef Curtis Seretse
Fotografia: Frank Watts
Emissora de TV: ITV ( ATV )
Produtora: ITC Entertainment
Música tema: Edwin Astley
Cinematografia: Frank Watts Brian Elvi
Episódios: 28, com duração média de 50 minutos, distribuídos em uma única temporada


PERSONAGENS:



Annabelle Hurst é uma cientista britânica e especialista em computação, trabalhando no 'Department S', com sede em Paris, onde fica seu computador, "Tia", (na década de 1960, os computadores ainda eram enormes máquinas). No entanto, seu trabalho não se limita à pesquisa em computador, ela também trabalha em campo, auxiliando nas investigações.
Ela tem um relacionamento romântico com o líder da equipe Stewart Sullivan (sutilmente sugerido, mas nunca confirmado). Annabelle tem um posicionamento investigativo, normalmente antagônico com o extravagante Jason King.


Stewart Sullivan é o líder de campo do 'Departamento S' e o único americano na equipe. Stewart é um ex-agente do FBI, bastante perspicaz, lógico e pragmático. Sua natureza e resiliência, simplesmente insistem que independente do problema, sempre há uma explicação, e ele não vai parar até encontrá-la. 
Stewart é um homem de ação e um bom lutador. Embora seus punhos geralmente sejam suficientes para fazer o trabalho, ele também carrega uma arma e esta sempre preparado para usá-la se for necessário. Ele tem um tipo sutil de romance com a agente Annabelle Hurst, além do difícil trabalho de manter o extravagante Jason King na linha e focado nos casos em questão. 


Jason King é um investigador, bem como um romancista best-seller. Como resultado, ele aborda cada caso imaginando o que Mark Caine, o herói de seus romances, teria feito nessa situação. Ele é extravagante e muito ligado na moda (no final dos anos 60, pelo menos...).
Ele também é um playboy mulherengo com uma garota em cada cidade da Europa e é facilmente distraído, ou mesmo preso, por mulheres bonitas, então geralmente é necessária a interferência de 
Annabelle ou Stewart para colocá-lo de volta nos trilhos ou fora de problemas. No entanto, suas teorias (especulações) costumam ser muito úteis na solução dos casos do Departamento.


Sir Curtis Seretse é um diplomata de alto escalão de um país africano (não identificado) e chefe oficial do 'Departamento S'. Ele é o equivalente a "M", nos filmes de 007. Normalmente, no início de cada episódio, ele informa o líder da equipe Stewart Sullivan sobre o caso, entrega a ele um arquivo com muito pouco para continuar e então deixa Sullivan e o departamento para resolver o mistério. Em alguns episódios, ele reaparece mais tarde no decorrer da história, geralmente quando seus contatos diplomáticos ou sua autorização de alto nível eram necessários para obter acesso a informações ultrassecretas. Ele viajava constantemente pelo mundo em suas missões diplomáticas, portanto seus encontros com Sullivan raramente aconteciam em um escritório, mas em todos os tipos de lugares, como em um iate ou trem, em um cassino ou hotel, e em qualquer país de França para a Suíça e de Nova York para um país (não especificado) atrás da Cortina de Ferro.


CURIOSIDADES:
  • "Departament S" chamou a atenção e foi considerada uma série ousada por ter escalado um ator negro para um cargo de poder. Sir Curtis Seretse (Dennis Alaba Peters), o chefe do Departamento S é um político de alto escalão, retratado como um homem inteligente, elegante e totalmente à vontade com seu poder e posição, além de ser obviamente respeitado por seus colegas e agentes.
  • Muitos dos roteiristas e diretores já haviam trabalhado juntos na série: O Santo (The Saint), outra série de sucesso da ITC.
  • A série foi produzida visando principalmente o mercado televisivo americano. Por isso, foi lançada primeiro nos EUA. O que explica a diferença de informação entre o IMDb e BFI, quanto as datas de exibição da série. Enquanto no IMDb consta que a série teve duas temporadas. A primeira temporada durando oito episódios de 9 de março de 1969 a 27 de abril de 1969 e a segunda durando vinte episódios de 1º de outubro de 1969 a 24 de março de 1970. Já, no BFI consta que a série teve duração de uma temporada, começando em 3 de setembro de 1969 e terminando em 3 de abril de 1970.
  • Há relatos de que todos os episódios possivelmente foram filmados antes mesmo do primeiro episódio ser exibido na TV.
  • Os carros da série eram: um Bentley S2 Continental Sports Saloon com matrícula suíça (Jason King), um Vauxhall Ventora (FD) 3.3 (Stewart Sullivan) e um Lancia Fulvia Coupé (Annabelle Hurst).
  • O Bentley S2 Continental Sports Saloon usado por Jason King era o carro do próprio Peter Wyngarde.
  • A maioria das roupas usadas por Jason King foram criadas pelo próprio Peter Wyngarde.

  • O personagem Jason King foi concebido como uma paródia a Ian Fleming, criador do agente secreto: James Bond, 007.
  • O Departamento S, apesar da curta duração, provou ser popular com o público, especialmente o personagem de Jason King (Peter Wyngarde), que mais tarde recebeu sua própria série, o homônimo Jason King. 
  • O ator Peter Wyngarde, que interpretou Jason King nas séries: Departamento S (1969-1970) e Jason King (1971-1972). Serviu  de influência para a criação do vilão dos quadrinhos: "Jason Wyngarde", vilão dos X-Men e membro do Clube do Inferno, que mais tarde se mostrou um disfarce do Mestre Mental (antigo componente da Irmandade dos Mutantes), criado por John Byrne, fã confesso das produções da TV britânica.


Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM:

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.