FALANDO EM SÉRIE: "SUPER MAQUINA" - ORIGEM - TENTATIVAS DE RETORNOS - PLANOS
Na década de 80 houve uma espécie de 'surto' de séries onde os protagonistas interagiam com máquinas super modernas. Assim tivemos duas séries com helicópteros super poderosos; uma série com uma moto futurista; uma série onde um dos protagonistas e seus veículos eram hologramas (!?!?) e uma onde o carro conversava com o protagonista. Esta última, a mais longa, é o assunto de nossa postagem. O carro tinha tanto atributos que no Brasil foi batizado de "A SUPER MÁQUINA"...Vamos lá??
Se por acaso ficou curioso sobre quais são as outras séries citadas em nossa introdução, não se preocupe! Ao final de nossa postagem colocamos links para cada uma delas. Mas, nossa postagem se concentrará na "SUPER MÁQUINA", que por incrível que pareça até recentemente era séria candidata a ser transposta para o cinema e por um diretor considerado 'quente' atualmente.
O nome real da série era "CAVALEIRO", que era uma menção direta ao papel de Michael Knight (David Hasselhoff), cuja missão era sair ajudando pessoas por todo o pais em seu carro negro...Assim como os cavaleiros andantes da era medieval, dai: "Cavaleiro". Hasselhoff chegou a dizer que queria "fazer um Zorro cujo cavalo fosse um carro". É fácil entendermos a escolha do nome aqui no Brasil quando consideramos as características do carro:
Era totalmente blindado; tinha sensores de raios X; lança-chamas; bombas de fumaça; super olfato (??); podia atingir a velocidade de 480 KM/hora (!!) e era equipado com IA autoconsciente, que em alguns capítulos demonstrava seu senso de humor (!?!?!?). Acreditem ou não, o carro tinha a mesma fraqueza que Superman, não conseguia ver através do chumbo!! Em outras palavras: uma "Super Máquina"!!
Obviamente com todos estes atributos o veiculo tinha de ter um nome ou pelo menos uma designação. E tinha! Era chamado de K.I.T.T., cujo significado era: Knight Industries Two Thousand (Industrias Knight 2000). E certamente não custou barato! Em certo episódio se diz que custou US$ 11.400.000 dólares!! Achou exorbitante? Pois saiba que a certa altura da série, ficamos sabendo que há um protótipo não utilizado do carro em um depósito...falaremos mais sobre isto a frente...
A história começa de maneira trágica, o detetive Arthur Long que trabalhava disfarçado, acaba levando um tiro no rosto e é dado como morto. Porém ele é resgatado pelo bilionário Wilton Knight (Richard Basehart, o eterno Almirante Nelson de "Viagem ao Fundo do Mar"). Wilton dá a Long, um novo rosto; uma nova identidade; um novo nome: Michael Knight; um novo carro e uma nova missão:
Ser o principal agente de campo em um novo programa piloto de sua organização de segurança e justiça publica, a F.L.A.G. ( os americanos gostam de siglas, especialmente se tiverem conotações patrióticas. "F.L.A.G." significa 'bandeira'. São as iniciais de 'Foundation For Law And Government'. não funciona em português: Fundação Pela Lei e Governo - P.L.E.G.). O novo Michael, seria metade do programa. A outra metade seria K.I.T.T..
A estrutura da série então, seria Michael e Kitt recebendo diferentes missões, em diferentes lugares do país, sempre levando a justiça onde a lei tinha limitações. Mas, claro que os roteiristas resolveram trazer complicações adicionais, para isto criaram sósias do mal para Michael e para Kitt!! Comecemos então pelo de Michael...
Começo com Garth (o sósia maligno de Michael), porque ele aparece em um episódio duplo, que para mim é o melhor da série! Como dissemos, no inicio da série o policial disfarçado Long teve o rosto reconstruído após levar um tiro. O que ele não sabia é que seu novo rosto teve uma matriz, que era o rosto de Garth Knight filho afastado do bilionário Wilton. Por acaso Garth era um gênio do crime e aparece dirigindo...GOLIAS, um semi-caminhão Peterbilt 352 Pacemaker. O combate entre os dois, Golias e Kitt, termina com uma referência (?), homenagem (?), cópia (?) do final de "Encurralado", filme clássico que lançou a carreira de Stephen Spielberg!!
Os dois aparecem nos dois primeiros episódios da segunda temporada da série, sob titulo: "Golias - partes 1 & 2". Devido a boa repercussão, os dois 'vilões' retornam nos episódio 18 e 19 intitulados: "A Volta de Golias - partes 1 & 2".
Golias e Garth |
Era de se esperar que um veiculo como Kitt tivesse versões anteriores, até que se chegasse ao produto final. Bem, Kitt teve um...Seu nome era K.A.R.R. (Knight Automated Roving Robot) e ele também foi construído pelas Industrias Knight. Porém, houve uma pequena falha em sua programação. Enquanto a diretiva primaria de Kitt era a de proteger a vida humana, a diretiva de Karr era a autopreservação o que o tornava uma ameaça implacável e imprevisível...
Karr aparece em dois episódios distintos: a primeira vez em "O Irmão Gêmeo" (episódio 9, temporada 1) e a segunda vez em "KITT vs KARR" (episódio 6, temporada 3). Sua primeira aparição na primeira temporada o deixou tão popular entre o público, que os produtores voltaram com ele na terceira!
A SÉRIE NO BRASIL
Como sempre a TV Globo tinha interesse em exibir a série, porém ao tentar conseguir os direitos a Universal ofereceu vender a primeira temporada E a segunda que ainda estava em produção. Isto fez com que a Globo recuasse. Foi quando o SBT (na época TVS), comprou os direitos de exibir os filmes e séries da Universal (e nunca aproveitou isto. também tinha direito sobre as produções da Warner e deixou escapar...).
Curiosamente, o piloto foi exibido na TV Record (a original) em 31 de maio de 1983, assim como sua primeira temporada que foi exibida aos domingos. A Record acabou exibindo as três primeiras temporadas e o SBT a última...Depois foi para a Rede 21 e para a Rede Brasil (que só exibe a primeira temporada).
TENTATIVA DE RETORNO E DE SÉRIES DERIVADAS
1985
1991
Em 1991 houve a primeira tentativa de reavivar a série. Foi realizado um filme que poderia ser um novo piloto. O filme já comete uma falha sendo ambientado em um futuro não tão distante assim: o ano 2000. Segundo o filme neste ano, as armas convencionais foram proibidas e as autoridades portavam pistolas não letais de 'ultrassom'. Os criminosos condenados eram colocados congelados criogenicamente. Porém, acordavam exatamente como foram congelados, sem nenhuma reabilitação, ou seja, voltavam tão ruins como eram.
O que dá inicio a história. Um destes condenados, um policial que se tornou um assassino psicótico, mata o prefeito e atira na policial Shawn, que é salva por um microchip implantado em sua cabeça. Acontece que este microchip era parte dos componentes da IA de Kitt, que havia sido desmontado (!!). Claro que isto foi para obrigar a policial a trabalhar com Michael.
Michael fica furioso com o desmantelamento de Kitt e reativa o modulo lógico dele em seu carro Chevrolet Bel Air 1957 (nada mal para um simples ex-policial). Depois de descobrir que o que faltava em Kitt estava na policial, ele a leva para a Fundação e ela se conecta com Kitt, e ele esta completo novamente. Só que se sacrifica para salvar Michael e Shawn. O que leva a ativação da nova Super Máquina: KNIGHT 4000 (leia postagem completa aqui).
A série não foi adiante por duas razões: David Hasselhoff já estava comprometido com a série "Baywatch". O ator sugeriu que fossem filmes da semana no lugar da série. A NBC concordou, mas a Universal (que bancava) não. Assim, só foi feito um filme, no lugar dos quatro combinados.
Segundo motivo: a atriz Susan Norman (policial Shawn), que seria a 'linha de frente' desta nova série, foi rejeitada pelo público! E a série foi para o limbo...
1994
Em 1994 foi lançado o filme "Knight Rider 2010", que também tinha a intenção de ser um piloto para uma nova série. Mas não se empolgue! O filme tem muito, mas muito pouco em comum com a consagrada série. Apenas duas coisas ligam o filme de 1994 a série de 1982: o titulo e o fato de ter um carro falante.
Mas, quando relembramos a série e suas variantes, em todas vimos que a 'fala do carro' é na verdade uma IA autoconsciente. Mas em "Knight Rider 2010", a personagem Hanna Tyree acidentalmente baixou uma cópia de sua consciência para um PRISM, que segundo o filme é "uma unidade cristalina de estado sólido". E assim se transformou na IA do carro quando aparentemente morreu.
Os primeiros rascunhos do roteiro estavam intimamente ligados a série original, incluindo até mesmo Kitt (que seria uma mulher). mas o roteiro foi sendo mudado até que ficou mais próximo de "Mad Max" do que de "Super Máquina"...O filme acaba cometendo o mesmo erro que o de 1991, colocando o futuro muito próximo da data de produção
1997
Onze anos após o término da série, foi lançada uma série com o objetivo de transformar a "Super Máquina" em uma franquia. Alguns olham o seriado como uma retomada da série original, porém não é o caso. A ligação entre as séries é a Fundação F.L.A.G. e o fato de que em um dos episódios se insinua que uma das agentes pode ser filha de Michael, mas isto nunca foi esclarecido ou confirmado. No último episódio da temporada aparece, de costas, alguém identificado como Michael. Foi uma tentativa desesperada de se tentar salvar a série, que tinha baixa audiência.
O titulo da série era "TEAM KNIGHT RIDER" (Time Cavaleiro), porque no lugar de termos 'um homem que pode fazer a diferença', temos um time de cinco agentes, cada uma com sua própria expertise...A série inicialmente foi disponibilizada no YouTube, mas há quem diga que chegou a ser exibida na TV Globo. Teve apenas uma temporada com 22 episódios e recebeu o titulo: 'TKR - TIME DO FUTURO' no Brasil...
2008
Em 2008 Jeff Zucker, com o objetivo de tirar a NBC/Universal do ultimo lugar nas classificações das redes, contratou Ben Silverman como programador-chefe. A primeira coisa que Silverman fez foi reviver franquias antigas, entre elas "A Super Máquina". Assim em 17 de fevereiro de 2008, estreou "Knight Rider", um longa de 80 minutos.
Tratava-se de um reboot da série original, o que significa que o filme de 1991 e a série de 1997 foram ignorados. O protagonista é Mike Traceur (Justin Bruening) um filho afastado de Michael Knight, para quem é oferecido a chance de dirigir Kitt. O piloto foi aprovado pelo publico e a série foi autorizada. Porém em 3 de dezembro a NBC reduziu a ordem de produção dos episódios de 22 para 17. E o resultado foi o cancelamento.
2016, 2017, 2020, 2022
A partir de 2016, David Hasselhoff começou a tentar cavar um retorno da "Super Maquina", mas para a 'telona'. "Baywatch" havia conseguido (não que tenha sido algo bom) e ele esperava que o mesmo acontecesse com "Knight Rider". Um dos diretores envolvidos era James Gunn. Alguém lhe perguntou que série dos anos 80 ele gostaria de reiniciar: "Águia de Fogo"; "Moto Laser" ou "Super Máquina". Ele respondeu que havia discutido com Hasselhoff um filme moderno sobre a "Super Máquina"...
Como Gunn atualmente esta envolvido com o 'Universo DC' dificilmente sai algo dai...Outro que já esteve envolvido no projeto foi Justin Li, da franquia "Velozes e Furiosos". Por isto, Hasselhoff certa vez declarou que 'queria que Knight Rider se tornasse uma franquia no estilo 'Velozes e Furiosos'...'. A ultima noticia é que um roteiro estaria sendo desenvolvido por TJ Fixman, escritor de videogames...
QUADRINHOS
A partir de 1988, a série foi transposta para os quadrinhos.
Talvez também se interesse em ler:
Nenhum comentário