Papo de Cinema | A UM PASSO DA ETERNIDADE (From Here to Eternity) - 1953

Neste PAPO DE CINEMA mais uma vez vamos resgatar um grande filme da excelente década de 50. "A UM PASSO DA ETERNIDADE", clássico vencedor de oito oscars, incluindo melhor filme, direção e roteiro. O genial Fred Zinnemann na direção e um elenco de estrelas com: Montgomery Clift, Donna Reed, Frank Sinatra e Burt Lancaster. Um drama romântico ambientado nos dias da segunda grande guerra e quede bônus trás o beijo mais "caliente" da história do cinema. Enfim, sem mais delongas, embarque conosco nesta gostosa viagem nostálgica e divirta-se!

SINOPSE: Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Seu novo capitão, sabendo que ele é um exímio boxeador, deseja que ele faça parte da equipe de boxe, mas ele se recusa terminantemente. Irritado, o capitão consegue que seus subordinados transformem a vida do novo recruta em um inferno. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão procura relações extra-conjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido. Para complicar a situação na base, Maggio (Frank Sinatra), um amigo de Prewitt, é vítima de Fatso (Ernest Borgnine), um sádico sargento, e Prewitt se apaixona por uma prostituta. Mas enquanto todos estes acontecimentos têm andamentos algo muito mais grave está para acontecer: o ataque japonês a Pearl Harbor.

 

Título: A UM PASSO DA ETERNIDADE 
Título Original: From Here to Eternity
País: EUA
Ano: 1953
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama/Romance/2ª Guerra
Direção: Fred Zinnemann
Produção: Buddy Adler
Roteiro: Daniel Taradash
Baseado no livro: "From Here to Eternity", de James Jones
Elenco Principal:
- Burt Lancaster .... sargento Milton Warden
- Montgomery Clift .... Robert E. Lee "Prew" Prewitt
- Deborah Kerr .... Karen Holmes
- Donna Reed .... Alma Burke
- Frank Sinatra .... Angelo Maggio
- Philip Ober .... capitão Dana Holmes
- Mickey Shaughnessy .... Leva
- Harry Bellaver .... Mazzioli
- Ernest Borgnine .... sargento james "Fatso" Judson
- Jack Warden .... cabo Buckley
- John Dennis .... sargento Ike Galovitch
- Merle Travis .... Sal Anderson
- Tim Ryan .... sargento Pete Karelsen
- Arthur Keegan .... Treadwell
- George Reeves .... sargento Maylon Stark
Cinematografia: Burnett Guffey
Direção de arte: Cary Odell
Figurino: Jean Louis
Edição: William Lyon


Prêmios e Indicações:

1) Óscar 1954 (EUA)

Venceu na categoria de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Frank Sinatra), melhor atriz coadjuvante (Donna Reed), melhor edição, melhor fotografia - preto e branco, melhor roteiro adaptado e melhor som.

Indicado nas categorias de melhor ator (Burt Lancaster e Montgomery Cliff), melhor atriz (Deborah Kerr), melhor trilha sonora e melhor figurino - preto e branco.

2) Globo de Ouro 1954 (EUA)

Venceu nas categorias de melhor diretor e melhor ator coadjuvante (Frank Sinatra).

3) Festival de Cannes 1954 (França)

Recebeu um prêmio especial.

Foi indicado ao Grande Prêmio do Festival.

4) BAFTA 1954 (Reino Unido)

Venceu na categoria de melhor filme de qualquer origem.

5) Prêmio NYFCC 1953 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)

Venceu nas categorias de melhor ator (Burt Lancaster), melhor diretor e melhor filme.

CURIOSIDADES:

O filme foi indicado a treze prêmios Oscar e ganhou oito: montagem, som, fotografia, roteiro adaptado, atriz coadjuvante (Donna Reed), ator coadjuvante (Frank Sinatra), diretor e filme.

* A inesquecível cena do beijo foi gravada na praia de Halcona Cove, na ilha de Oahu. Hoje o local é um dos pontos turísticos mais procurados do Havaí.

* Foi o ator Burt Lancaster quem insistiu em mudar a sequência na qual o beijo com Deborah Kerr seria com os dois em pé pela posição horizontal, na areia.

* O papel de Karen Holmes não era para a escocesa Deborah Kerr. Só não foi interpretado por Joan Crawford porque ela brigou com o diretor Fred Zinnemann, insistindo em um câmera especial para ela. 

* Apesar da excelência da obra, a produção dolonga aconteceu sob a pressão (censura) de duas forças poderosas: o Código Hays (que ganhou o apelido de Código de Produção) e o crivo das Forças Armadas, conforme a legislação dos EUA em vigor entre 1930 e 1968.

* Este é o 1º de 3 filmes em que Burt Lancaster e Deborah Kerr atuaram juntos. Os demais foram Vidas Separadas (1958) e Os Pára-quedistas Estão Chegando (1969).

* Era desejo de Harry Cohn, executivo da Columbia na época da produção, que os atores Aldo Ray e Joan Crawford interpretassem os personagens Prewitt e Karen Holmes, respectivamente.

* Na época do lançamentosurgiu um rumor de que todas as cenas em que o ator George Reeves aparecia foram retiradas na edição final, já que nas pré-estréias o público o reconhecera como sendo o intérprete do Superman na TV. De acordo com o diretor Fred Zinnemann, o roteirista Daniel Taradash e o diretor-assistente Earl Bellamy, tais rumores são falsos e todas as cenas gravadas por Reeves foram incluídas no filme.

* Foi refilmado para a TV americana, no formato de minisérie, em 1979.

* Baseado em peça de James Jones, o roteiro de Daniel Taradash se passa praticamente o tempo inteiro numa ilha do Havaí.

* Montgomery Clift, Frank Sinatra e o autor James Jones tornaram-se grandes amigos durante as filmagens, frequentemente encarando legendárias bebedeiras.

* Clift ensinou Sinatra a interpretar o soldado Maggio em um dos poucos momentos de sobriedade do grupo.

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.