Falando em Série | "MEU MARCIANO FAVORITO" - BILL BIXBY, ANTES DE 'FICAR VERDE'
A maioria das pessoas conhecem Bill Bixby por causa da série "O Incrível Hulk". Mas, alguns que são 'jovens a mais tempo' (como eu) o conheceram bem antes, na verdade em seu primeiro papel como coprotagonista na TV. Era uma série de comédia chamada "MEU MARCIANO FAVORITO" e convidamos a todos a relembrarem conosco. Vamos lá????
Como podem haver entre os leitores aqueles que são curiosos (como eu mesmo), o primeiro papel de Bixby na TV foi uma participação em em episódio da série "The Many Loves of Dobie Gillis". Mas, como protagonista foi na série "Meu Marciano Favorito", onde co-estrelava com Ray Walston.
"Meu Marciano Favorito" foi um 'sitcom' (comédia de situação) exibido pela CBS, que foi ao ar (nos EUA) entre 29 de setembro de 1963 e 01 de maio de 1966, totalizando 107 episódios. É considerada a primeira comédia de televisão a ter um personagem capaz de fazer coisas extraordinárias. O que é estranho, já que em 1961, havia um cavalo que falava e dava trotes telefônicos, entre eles para Clint Eastwood (na época conhecido pela série "Couro Cru"). A série era "Mister Ed"...
Talvez eles de referissem a personagens humanoides. Neste sentido esta correto, a série foi precursora de outras como: "My Living Doll" (uma robô); "A Feiticeira"; "Jeannie, é um gênio"... Em suas duas primeiras temporada, "Meu Marciano Favorito", foi gravado em preto e branco (72 episódios), A terceira temporada (35 episódios) foi inteiramente em cores.
A história da série não poderia ser mais simples. Um jovem repórter do jornal Los Angeles Sun, Tim O'Hara (Bill Bixby), ao retornar para sua casa da Base Aérea de Edwards, tem uma experiência inesperada. Ele havia acompanhado o lançamento do foguete X-15, para uma reportagem. No meio do caminho ele se depara com uma espécie de aeronave em queda. Correndo para o lugar do impacto tem uma surpresa: encontra um homem ferido na queda que diz ser...um marciano (Ray Walston)!!
E mais, que é um antropólogo encarregado de estudar o "primitivo planeta Terra"... Diz também que o motivo da aqueda foi um "foguete antigo, andando a meros 4.000 km por hora"...o X-15! Contrariando toda lógica de um jornalista, Tim resolve guardar segredo sobre seu convidado ser um marciano. Toda série de comédia tem sua fofoqueira, neste caso era a Sra Lorelei Brown (Pamela Britton). Que no piloto é uma pessoa perceptiva, mas no resto da série é simpática e desmiolada...e que também aluga um quarto para Tim.
Tim escreve uma matéria sobre a quase colisão do X-15 com um objeto voador não identificado. Isto atrai problemas com a Força Aérea que exige saber a origem da informação (que foi classificada como secreta). Um investigador vem a sua casa e Tim improvisa e apresenta o marciano como seu tio, seu tio Martin ( marciano é 'martian' em inglês, dai 'Martin').
A fase em preto e branco e especialmente a primeira temporada, são muito engraçadas. Mas também são quase impossíveis de se achar, mas conseguimos uma parte do piloto que mostra a chegada do novo hospede (esta legendado)...
Não há informações sólidas sobre quando a série foi exibida no Brasil. Há alguns que alegam ter sido exibida na TV Rio ainda na década de 60, porém oficialmente se diz que foi exibida pela primeira vez na TV Record em 1972 e posteriormente na TV Globo, em 1974.
Alguns sites dão como motivo do cancelamento da série em sua terceira temporada o alto custo dos episódios. Porém esta informação não procede (os efeitos não eram tantos assim). O que aconteceu, é que na primeira temporada a série chegou no 10º lugar do ranking da Nielsen (empresa que mede audiência das séries, filmes, animações). Na segunda temporada caiu para 24º lugar. Ainda possibilitava uma renovação para uma terceira temporada.
Mas, a terceira temporada trouxe uma queda ainda maior devido as histórias estarem sendo repetitivas, em especial por causa da maquina do tempo de Tio Martin. Por causa disto a série foi cancelada. Mas, não foi seu fim ainda. Teve uma série animada da Filmation em 1973. E uma péssima adaptação para os cinemas em 1999. Antes disto, entre 1963 e 1969, teve uma versão em quadrinhos...
Temos mais um episódio disponível no YouTube, estamos anexando abaixo, porém não há garantias de quanto tempo ficará por lá. Então assistam....
TALVEZ SE INTERESEM EM LER: