LENDAS DE HOLLYWOOD: Max von Sydow (1929-2020), o ator que estrelou "A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS"
Carl Adolf von Sydow ou como foi imortalizado na história do cinema: MAX VON SYDOW foi um dos grandes astros de Hollywood. O Ator sueco teve uma brilhante carreira que durou mais de cinco décadas e estrelou obras inesquecíveis do cinema, como: ‘O Sétimo Selo‘ e ‘A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS‘, além de recentemente ter sido visto em ‘Game of Thrones‘ e ‘Star Wars: O Despertar da Força‘. Além destes, um dos papéis mais memoráveis de Sydow é o Padre Merrin do filme ‘O Exorcista‘. Ele também participou de:‘Duna‘, ‘Conan o Bárbaro‘ e ‘Flash Gordon‘. Lembrou? Não? Não importa! Aventure-se nesta postagem nostálgica e conheça detalhes e curiosidades desta inesquecível LENDA DE HOLLYWOOD.
O sueco MAX VON SYDOW estreou em Hollywood em 1965 com A Maior História de Todos os Tempos, onde interpretou Jesus Cristo. O filme de quase quatro horas de duração dirigido por George Stevens, David Lean e Jean Negulesco acompanha a vida de Jesus desde seu nascimento até o momento de sua morte e ressurreição.
Entre os MUITOS filmes em que participou, estão O Sétimo Selo (1957), Ansiktet (1958) e Såsom i en Spegel (1961), Äppelkriget (1971), Utvandrarna (1971), O Exorcista (1973), Three Days of the Condor (1975), Hannah and Her Sisters (1986) e Pelle, o Conquistador (1987).
A sua carreira incluiu papéis dos mais diversos como o imperador Ming em Flash Gordon (1980), o artista Frederick em Hannah and Her Sisters ("Hannah e as suas irmãs", 1986) ou o padre Lankester Merrin em O Exorcista (1973).
Max Von Sydow imortalizado em uma partida de xadrez contra a Morte em "O Sétimo Selo", dirigido pelo também sueco Ingmar Bergman (1918-2007). |
- Nascido em 1929 como Carl Adolf Von Sydow in Lund, Skåne, Súecia, ele trocou seu nome na Segunda Guerra Mundial para Max.
- Max será sempre lembrado por sua longa parceria com o diretor Ingmar Bergman, com quem fez 11 filmes incluindo: Morangos Silvestres, No Limiar da Vida, A Fonte da Donzela e O Sétimo Selo.
- Entre os destaques dos personagens que viveu, temos: O Imperador Ming em Flash Gordon, o Rei Osric em Conan, O Bárbaro, Ernst Stavro Blofeld em 007 - Nunca Mais Outra Vez (filme que marcou a volta e a despedida de Sean Connery como o agente James Bond), o Padre Merrin de O Exorcista e como também já mencionado: Jesus Cristo em A Maior História de Todos os Tempos.
- No séc XXI, manteve-se atuante e em 2002, participou de Minority Report: A Nova Lei ao lado de Tom Cruise, interpretou um personagem em A Hora do Rush 3, esteve na série The Tudors. Em 2007 viveu o papel de Papinou em O Escafandro e a Borbolet de Julian Schnabel. Em 2010 interpretou o Dr. Naehring em Ilha do Medo de Martin Scorsese, e Sir Walter Loxley na versão de Robin Hood dirigida por Ridley Scott. Interpretou o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones, e Lor San Tekka, em Star Wars – O Despertar da Força.
- O ator foi indicado duas (2) vezes ao Oscar de melhor ator coadjuvante, mas nunca foi premiado. A primeira vez que foi em 1989 por Pelle, o Conquistador (Pelle Erobreren) de Bille August e a segunda em 2012 por Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close) de Stephen Daldry.
- Na década de 60, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator pelo filme Havaí, e na década de 70, como ator coadjuvante por seu papel em O Exorcista, mas também acabou não vencendo em nenhuma das duas indicações.
- Em 1990, Sydow foi indicado aos Emmys de ator coadjuvante por Red King, White Knight, e em 2016 como ator convidado pelo seu papel como o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones, mas também não venceu em nenhuma das duas vezes.
- Seus últimos trabalhos foram Kursk - A Última Missão (2018), e Ecos do Passado (Echoes of the Past), drama de guerra do diretor Nicholas Dimitropoulos que até a presente data, ainda não foi lançado.
- O ator foi casado duas vezes: com a colega de profissão Christina Olin (de 1951 a 1979), com quem teve dois filhos; e com a documentarista Catherine Brelet (de 1997 até sua morte), tendo adotado também os dois filhos dela, vindos de um relacionamento anterior.
- O ator veio a óbito, de causas naturais, aos 90 anos, no dia 08 de março de 2020 em Paris, França.
Gostou desta postagem???
Talvez se interesse por estas outras postagens:
Nenhum comentário