LENDAS DE HOLLYWOOD: Max von Sydow (1929-2020), o ator que estrelou "A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS"

Carl Adolf von Sydow  ou como foi imortalizado na história do cinema: MAX VON SYDOW foi um dos grandes astros de Hollywood. O Ator sueco teve uma brilhante carreira que durou mais de cinco décadas e estrelou obras inesquecíveis do cinema, como: ‘O Sétimo Selo‘ e ‘A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS‘, além de recentemente ter sido visto em ‘Game of Thrones‘ e ‘Star Wars: O Despertar da Força‘. Além destes, um dos papéis mais memoráveis ​​de Sydow é o Padre Merrin do filme ‘O Exorcista‘. Ele também participou de:‘Duna‘, ‘Conan o Bárbaro‘ e ‘Flash Gordon‘. Lembrou? Não? Não importa! Aventure-se nesta postagem nostálgica e conheça detalhes e curiosidades desta inesquecível LENDA DE HOLLYWOOD.

O sueco MAX VON SYDOW estreou em Hollywood em 1965 com A Maior História de Todos os Tempos, onde interpretou Jesus Cristo. O filme de quase quatro horas de duração dirigido por George Stevens, David Lean e Jean Negulesco acompanha a vida de Jesus desde seu nascimento até o momento de sua morte e ressurreição.

Entre os MUITOS filmes em que participou, estão O Sétimo Selo (1957), Ansiktet (1958) e Såsom i en Spegel (1961), Äppelkriget (1971), Utvandrarna (1971), O Exorcista (1973), Three Days of the Condor (1975), Hannah and Her Sisters (1986) e Pelle, o Conquistador (1987).

A sua carreira incluiu papéis dos mais diversos como o imperador Ming em Flash Gordon (1980), o artista Frederick em Hannah and Her Sisters ("Hannah e as suas irmãs", 1986) ou o padre Lankester Merrin em O Exorcista (1973).

Max Von Sydow imortalizado em uma partida de xadrez contra a Morte em "O Sétimo Selo", dirigido pelo também sueco Ingmar Bergman (1918-2007).
Desde sua estreia no cinema, em Bara en Mor (1949), Max von Sydow estrelou cerca de 200 filmes e inúmeras produções para a TV, e se manteve ativo até o fim de seus dias no ano de 2020. Sydow chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator em 1988 por sua atuação em Pelle, O Conquistador, e de melhor ator coadjuvante em 2012 por Tão Forte e Tão Perto. Mais recentemente, ele recebeu uma indicação ao Emmy por seu trabalho como o "Three-Eyed Raven" em Game of Thrones.

Max era sueco, nascido em 10 de abril de 1929, em Lund, morreu em 8 de março de 2020, na França. Proveniente de uma família de professores, seu pai, Carl Wilhelm von Sydow , era um etnólogo e professor de folclorística na Universidade de Lund, enquanto sua mãe, a Baronesa Maria Margareta Rappe, era professora primária.  Max von Sydow estudou Drama na Real Escola de Artes Dramáticas de Estocolmo. Iniciou uma bem-sucedida carreira teatral e, em poucos anos, tornou-se uma das figuras de relevo do panorama teatral escandinavo. 

Em 1956, quando já pertencia aos quadros da Companhia Teatral de Malmöe, foi apresentado ao realizador Ingmar Bergman que ficou impressionado com o seu talento, tendo-o convidado para protagonista de Det Sjunde Inseglet (O Sétimo Selo, 1957). 

Contudo, foi só quando Sydow desempenhou magistralmente a figura do rico agricultor que vinga a morte da sua filha, matando os vagabundos que a violaram em Jungfrukällan (A Fonte da Virgem, 1959) que o ator se tornou um rosto conhecido do público internacional, muito graças ao facto de o filme em questão ter vencido o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.

Sydow trabalhou quase em exclusivo para Bergman até 1965, altura em que os produtores de Hollywood, aproveitando o facto de o ator falar fluentemente a língua inglesa, o convidaram para interpretar a figura de Jesus Cristo em The Greatest Story Ever Told (A Maior História de Todos os Tempos, 1965).


CURIOSIDADES:

  • Nascido em 1929 como Carl Adolf Von Sydow in Lund, Skåne, Súecia, ele trocou seu nome na Segunda Guerra Mundial para Max.
  • Max será sempre lembrado por sua longa parceria com o diretor Ingmar Bergman, com quem fez 11 filmes incluindo: Morangos Silvestres, No Limiar da Vida, A Fonte da Donzela e O Sétimo Selo.
  • Entre os destaques dos personagens que viveu, temos: O Imperador Ming em Flash Gordon, o Rei Osric em Conan, O Bárbaro, Ernst Stavro Blofeld em 007 - Nunca Mais Outra Vez (filme que marcou a volta e a despedida de Sean Connery como o agente James Bond), o Padre Merrin de O Exorcista e como também já mencionado: Jesus Cristo em A Maior História de Todos os Tempos.
  • No séc XXI, manteve-se atuante e em 2002, participou de Minority Report: A Nova Lei ao lado de Tom Cruise, interpretou um personagem em A Hora do Rush 3, esteve na série The Tudors. Em 2007 viveu o papel de Papinou em O Escafandro e a Borbolet de Julian Schnabel. Em 2010 interpretou o Dr. Naehring em Ilha do Medo de Martin Scorsese, e Sir Walter Loxley na versão de Robin Hood dirigida por Ridley Scott. Interpretou o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones, e Lor San Tekka, em Star Wars – O Despertar da Força.
  • O ator foi indicado duas (2) vezes ao Oscar de melhor ator coadjuvante, mas nunca foi premiado. A primeira vez que foi em 1989 por Pelle, o Conquistador (Pelle Erobreren) de Bille August e a segunda em 2012 por Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close) de Stephen Daldry.
  • Na década de 60, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator pelo filme Havaí, e na década de 70, como ator coadjuvante por seu papel em O Exorcista, mas também acabou não vencendo em nenhuma das duas indicações.
  • Em 1990, Sydow foi indicado aos Emmys de ator coadjuvante por Red King, White Knight, e em 2016 como ator convidado pelo seu papel como o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones, mas também não venceu em nenhuma das duas vezes.
  • Seus últimos trabalhos foram Kursk - A Última Missão (2018), e Ecos do Passado (Echoes of the Past), drama de guerra do diretor Nicholas Dimitropoulos que até a presente data, ainda não foi lançado.
  • O ator foi casado duas vezes: com a colega de profissão Christina Olin (de 1951 a 1979), com quem teve dois filhos; e com a documentarista Catherine Brelet (de 1997 até sua morte), tendo adotado também os dois filhos dela, vindos de um relacionamento anterior.
  • O ator veio a óbito, de causas naturais, aos 90 anos, no dia 08 de março de 2020 em Paris, França.



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.