Falando em Série | ULTRASEVEN (Urutora Sebun) - 1967
Desta vez em nossa coluna FALANDO EM SÉRIE vamos visitar um dos mais famosos TOKUSATSUS da história da TV, hoje vamos falar sobre ULTRA SEVEN. Criado pelo genial Eiji Tsuburaya como uma sequência de Ultraman, mas que se tornou por si só uma das grandes séries de fantasia já produzidas no Japão. Sua popularidade foi tanta, que o herói fez (e faz) aparições em quase todas as outras séries da franquia 'Ultra'. Com histórias bastante elaboradas, eventualmente com arcos de duas partes, a série teve contornos dramáticos, em que algumas vezes a humanidade era vista como o grande mal. Por estas características, Ultra Seven é referido como uma série de ficção científica, enquanto Ultraman (e a maioria das séries Ultra) é referida como sendo do gênero fantasia. Lembrou? Não conhece? Não tem problema! Siga adiante em nossa postagem e descubra muitas curiosidades sobre mais esta gostosa nostalgia da cultura pop. Boa leitura!
SINOPSE: Em um futuro não muito distante, o agente 340, natural da Nebulosa M-78, o mesmo planeta de Ultraman. Originalmente enviado para mapear a Via Láctea, ele visita a Terra e esta o cativa. Em sua primeira visita ele salva a vida de um jovem alpinista chamado Jiro Satsuma, que quase cai para a sua morte ao salvar um companheiro alpinista. Em vez de fundir-se com ele, como fez Ultraman com o Patrulheiro Shin Hayata, o agente 340 transforma-se em uma cópia do inconsciente Jiro (no episódio 17 é revelado os detalhes desta história). No entanto, muda seu nome para Dan Moroboshi para evitar confusão. Dan carrega consigo três cápsulas-monstro. Com elas pode invocar três monstros ajudantes: Windam, Aguira e Mikras. Dan Moroboshi se apresenta como um homem misterioso, mas amigável. Logo se junta ao Esquadrão Ultra, uma equipe de elite com seis (6) membros que utilizam veículos e armamentos de alta tecnologia para combater os ataques de ameaças extra-terrestres. Dan torna-se o sexto membro da equipe. E de modo secreto para eles ou qualquer outra pessoa, sempre que necessário, Dan coloca o visor energético "Ultra-Olho" e transforma-se para entrar em ação. Assim, com frequência, ele salva a Terra de invasões alienígenas. Logo, batizado pelo Esquadrão Ultra como seu "sétimo membro honorário": ULTRASEVEN.
- Shouji Nakayama - Capitão Kiriyama: Gualter de França | Magno Mariano
- Kouji Moritsugu - Dan Moroboshi : Celso Vasconcelos
- Sandayuu Dokumamushi - Furuhashi Shigeru: Ary de Toledo
- Yuriko Hishimi - Anne Yuuri: Mara di Carlo
- Satoshi Furuya - Amagi: Mauricio Barroso
- Shinsuke Achiha - Soga: Carlos Marques
- Hikaru Urano - Narrador: Emerson Camargo
- Koji Uenishi - Ultra Seven (Dublê Principal)
- Ultra Seven foi a 3ª série da franquia ULTRA, antecedida por Ultra Q e Ultraman (ambas de 1966).
- O título: "Ultra Seven" (Urutora Sebun) originalmente era para ser usado em outro projeto da Tsuburaya. No caso, seria uma comédia sobre sete homens das cavernas. O detalhe é que essa ideia nunca saiu do papel.
- Entre a chegada de Dan Moroboshi (Kohji Moritsugu) ao Esquadrão Ultra e sua despedida do povo da Terra no arco final, as histórias podem seguir qualquer sequencia aleatória, devido ao formato omnibus que era costumeiro nas séries anime e tokusatsu da época. Essa característica também acontecia nos bastidores, já que a ordem de gravação dos episódios eram diferentes do que foi oficializado para a TV. No mesmo mês do anúncio oficial do título Ultra Seven, a Tsuburaya gravou os episódios em ordem aleatória. O episódio 2 foi gravado primeiro. Depois o 3, o 4, o 6 e finalmente o episódio de estreia, intitulado no Brasil como Os Invasores.
- O episódio 12 ("Presente Nocivo - Yūsei yori Ai o Komete") que mostrava aliens que sugavam sangue por meio de relógios alterados, gerou certa polêmica e alguns alegam que foi banido da cronologia original. Na trama, as crianças viram o alvo principal por terem sangue mais limpo e livre de poluentes e radiação. Por tocar na questão do envenenamento radiativo pouco mais de 20 anos após as explosões atômicas em Hiroshima e Nagasaki, houve pressões dos executivos da emissora TBS e o episódio teria sido banido, tendo sido reprisado por lá, uma única vez e ainda ficando de fora da coleção em vídeo e DVD. No Brasil e nos EUA, o episódio foi exibido sem problemas.
- Ultra Seven já recebeu algumas homenagens em séries de mangá e animes, sendo uma das mais famosas o capacete da heroína Chi Chi (leia Titi), de Dragon Ball, que inclusive reproduz alguns poderes do herói.
- Ultra Seven também introduziu o conceito de monstros de batalha transportados em pequenas cápsulas, idéia reciclada no anime Pokémon.
- O ator mais recorrente de todas as produções da linhagem Ultra, o simpático Koji Moritsugu nasceu em 15 de março de 1943 e era modelo até ser escalado para o elenco de Ultra Seven. Acumulou pequenas participações nas séries O regresso de Ultraman (1971) e Ultraman Taro (1973). A volta triunfal de Dan Moroboshi como personagem regular em Ultraman Leo (1974) aconteceu por sugestão do próprio ator. Convidado para ser o capitão do grupo que apareceria na série de Leo, Koji sugeriu que, ao invés de viver outra personagem, poderia interpretar um amadurecido Dan Moroboshi. E assim foi feito, aumentando o interesse do público sobre essa série que, apesar do visual trash da época, tinha uma carga de violência e drama que extrapolava os limites do que seria uma produção infantil. Em 1997, interpretou o capitão Ban, no segundo especial de cinema de Ultraman Zearth. Sem ter feito grande carreira dramática, continuou aparecendo como Dan Moroboshi até 1999. Atuando em teatro e participando de convenções pelo Japão, o eterno herói ainda administra com a esposa um pequeno jazz bar chamado Jolie Chapeau, decorado, é claro, com temas alusivos a Ultra Seven.
- No elenco, outra que vinha da carreira de modelo era a bela Yuriko Hishimi, a Anne, que, antes da série, havia conquistado um concurso de beleza em Tóquio. Depois, a atriz atuou em diversos filmes eróticos e protagonizou ousados ensaios fotográficos. Hoje uma senhora de 55 anos, ainda participa de convenções onde capitaliza a popularidade de uma personagem que ela mesma já declarou lembrar pouco.
- O lendário "bumerangue" que já decepou incontáveis monstros nasceu de um improviso. Pois é, durante as gravações, ainda em 1967, a crista que fica na cabeça de Ultra Seven, que deveria ser apenas um adorno, sempre caía do capacete e atrapalhava as gravações. Até que um dia a produção resolveu transformar o inconveniente acessório, numa arma. Assim surgia o Eye Slugger, uma das armas mais icônicas do personagem.
- Não apenas o gênio criador, sr. Tsuburaya deve ser lembrado. Um outro grande nome que deve ser creditado junto ao dele é o do roteirista Tetsuo Kinjô (1938~1976). Ele trabalhou em Ultra Q e Ultraman. Sendo Ultra Seven o seu trabalho principal onde escreveu 14 episódios, criou toda a atmosfera séria/sombria que contava as aventuras regadas de muita ficção-científica e idealizou as capsulas de monstro (inspiração jamais admitida até hoje para a criação de Pokémon nos anos 90). Destaques para o arco duplo que mostrou pela primeira vez o robô gigante King Joe e o dramático final de duas partes. Outro roteirista em destaque é Shozo Uehara, conhecido também pela criação da franquia Metal Hero, da Toei Company.
LEIA TAMBÉM:
- Falando em Série: ULTRA Q - 'irmão mais velho' da série: "Ultraman"
- Sessão da Tarde: TARZAN CONTRA O MUNDO (1942)
- Falando em Série: COMANDO ESTELAR FLASHMAN (1986)
- PAPO FURADO: Kamen Rider Black - Uma peça sombria do tokusatsu
- Falando em Série: ESTRELA FASCINANTE PATRINE (1990)
- Falando em Série: O SUPER HERÓI AMERICANO (1982)
Nenhum comentário