Lendas de Hollywood | CHRISTOPHER LEE (1922-2015) - VILÃO POR EXCELÊNCIA


Nesta postagem iremos homenagear o ilustríssimo Sir Christopher Frank Carandini Lee, ou simplesmente como foi eternizado nos filmes: Christopher Lee, que é inegavelmente uma das mais marcantes LENDAS DE HOLLYWOOD. Um ícone inesquecível do cinema, principalmente dos filmes de terror, cujo talento e proeminência natural o conduziram ao longo de décadas de produções marcantes. O nobre ator, cuja linhagem de seus antepassados pode ser traçada até Carlos Magno, um importante imperador e conquistador romano, chegou a ser agraciado pelas mãos do príncipe Charles, com a comenda da Ordem do Império Britânico e mais tarde consagrado como Cavaleiro por seus “serviços à interpretação”. Enfim, o homem se foi, mas seu legado fica eternizado sob a face de seus inesquecíveis personagens. Pois bem, sem mais enrolação, aventure-se conosco e conheça um pouco mais desta icônica figura do cinema. Boa Leitura!


Christopher Lee foi um ator britânico conhecido por sua versatilidade e longevidade cinematográfica. Em uma carreira invejável que se estendeu ao longo de quase todo o século XX, Lee se notabilizou como um ator que se sobressaia nos personagens que exigiam um toque de maldade e vilania. Afinal, começou sua carreira no teatro, desde cedo dedicando-se a papéis de malfeitores. Seu primeiro personagem foi Rumpelstiltskin, o vilão do conto homônimo dos Irmãos Grimm. Apesar de ter atuado em mais de 200 filmes, cerca de 85% de seus filmes interpretou o vilão da história. Christopher Lee ficou conhecido mundialmente por interpretar o Conde Drácula, personagem que encarnou por diversas vezes pelos estúdios da britânica Hammer Film Productions. Também, foi vilão no filme 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro, interpretando o assassino Francisco Scaramanga. Atuou também na trilogia do SENHOR DOS ANÉIS e em dois filmes da trilogia do HOBBIT interpretando o personagem Saruman. Sua carreira também foi marcada pelos filmes dirigidos por Tim Burton, como o CAVALEIRO SEM CABEÇA, A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE e SOMBRAS DA NOITE, e emprestou a voz a personagens da NOIVA CADÁVER e ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Também atuou como Conde Dooku em GUERRA NAS ESTRELAS episódios II e III. Sua carreira foi bastante prolífica, tendo participado de cerca de 280 produções.

CURIOSIDADES:
  • Lee nasceu na Inglaterra em 1922, filho de Estelle di Sarzano (uma condessa italiana), e de Jeffrey Lee (um ex-coronel do exército britânico).
  • Seus pais se separaram quando ele tinha apenas seis anos de idade, o que provocou seu abandono precoce dos estudos. Começou a trabalhar muito cedo como única opção de vida. Seu primeiro emprego foi o de office boy.
  • Christopher Lee tinha uma irmã, Xandra Carandini Lee (1917-2002).
  • Aos 17 anos, deixou a Inglaterra para lutar junto aos finlandeses na Guerra do Inverno, contra a União Soviética, entre os anos 1939 e 1940 e logo em seguida, com 18 anos de idade, se voluntariou na Força Aérea Britânica, onde permaneceu de 1941 a 1946, e alcançou o posto de tenente de aviação, atuando inclusive na Segunda Guerra Mundial, trabalhando como oficial de inteligência em operações secretas contra a resistência nazista.
  • Lee não se limitou à atuação. Versátil e com uma voz marcante, narrou documentários, livros e poemas, dublou personagens em longas e games em diferentes idiomas, escreveu vários livros – inclusive sua biografia: “Tall, Dark, and Gruesome”.
  • Christopher Lee era primo por parte de mãe de Ian Fleming, criador do personagem James Bond, que o escolhera pessoalmente para o papel do vilão em: 007 contra o Satânico Dr. No (1962), mas os produtores acabaram dando o papel para Joseph Wiseman.
  • Lee foi o único ator de "O Senhor Dos Anéis" a ter conhecido pessoalmente J.R.R. Tolkien, criador da obra.
  • Em 2005, aos 83 anos, Christopher Lee entrou para o mundo do heavy metal. Grande interessado por música, Lee surpreendeu os fãs ao participar de um dueto com o cantor Fabio Lione, vocalista da banda italiana Rhapsody of Fire. É possível ouvir a voz marcante do britânico na faixa “The Magic of the Wizard Dream”. Em 2010, lançou “Charlemagne: By the Cross and the Sword”, seu primeiro álbum. A obra conta a vida de Carlos Magno através de uma ópera sinfônica. O projeto lhe rendeu o prêmio Metal Hammer, o maior reconhecimento da indústria do heavy metal. Dois anos depois, no seu aniversário de 91 anos, lançou a sequência “Charlemagne: The Omens of Death”. Em entrevista ao The Guardian contou que o primeiro álbum era de metal, “mas o que eu cantei era mais sinfônico. Agora, no segundo, The Omens Of Death, é cem por cento heavy metal”.



  • Espadachim de mão cheia, Christopher Lee nunca usou dublês para cenas de duelo tanto que, em O Príncipe Negro (1955) sofreria um acidente que o marcaria para sempre. Após terminar uma cena com o dublê do protagonista, Errol Flynn, o próprio astro entrou para filmar sua parte, mas sua inexperiência com espadas – e o fato de estar um pouco bêbado – o fez resvalar e atingir Lee em uma das mãos. Mais tarde, Lee chamaria o dedo torto em sua mão direita de “um presente de Errol Flynn”. Hoje, Christopher Lee é creditado como o ator que mais participou de duelos de espada na história do cinema.
  • Em 2001, Christopher Lee foi condecorado pelas mãos do príncipe Charles com a comenda da Ordem do Império Britânico.
  • Em 2009, foi nomeado Cavaleiro por seus serviços, adotando a alcunha de "Sir" Christopher Lee.
  • Em 2011, ao receber um prêmio pelo conjunto da obra no Bafta, considerado o Oscar britânico, declarou que jamais se aposentaria."Eu odeio ser um ídolo. Como dizia o querido [ator] Boris [Karloff], não vou pendurar as chuteiras até morrer", declarou na ocasião.
  • Era casado com a ex-atriz e modelo dinamarquesa Birgit Lee, conhecida como Gitte, desde 1961, com quem teve uma filha, chamada Christina Erika Lee.
  • Christopher Lee, faleceu em 7 de junho de 2015, aos 93 anos, vítima de insuficiência cardíaca e respiratória. 


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.