COMERCIAIS que marcaram época: "O GAROTO BOMBRIL"

 

Neste post vamos recordar a campanha de maior duração do mundo, que marcou não somente a história da propaganda, mas também da TV brasileira. O garoto da BOMBRIL, o ator Carlos Moreno estrelava os comerciais sempre bem humorados e com uma linguagem direta com o consumidor agradaram ao longo dos anos não só as donas de casa, mas  também as crianças, que mesmo não sendo o público alvo, sempre possuiram um grande poder de persuasão junto aos pais. Lembrou? Não sabe do que estamos falando? Então, não perca mais tempo e venha se divertir conosco em mais está divertida memória. Boa Leitura!

O Garoto Bombril surgiu em 1978, criado pelos publicitários Washington Olivetto e Francesc Petit, na DPZ, para uma campanha que visava divulgar para a dona de casa os novos produtos fabricados pela Bombril. Percebendo que a consumidora não gostava desse tipo de comercial, a dupla criou uma campanha que brincava com o fato. Introduziu um personagem bem humano, um químico da própria empresa, tímido e desajeitado, constrangido por estar na televisão, encarregado de falar à dona de casa sobre os novos produtos, que ele ajudara a fabricar. Muito educado, ele não atacava os concorrentes, mas deixava claro que o produto dele tinha sempre algo diferente.

Carlos Moreno é o ator que interpreta o “Garoto Bombril” desde o início da campanha. Moreno foi escolhido entre 40 candidatos. Moreno foi descoberto por Oscar Caporalli, um dos sócios da produtora de comerciais ABA, que assistiu à peça “Folias Bíblicas”, na qual o ator participava. Mas, foi Andrés Bukowinski, quem o levou para os comerciais da agência DPZ. Desde então, o talento do ator conseguiu sustentar o personagem por várias décadas (1978 a 2004, de 2006 a 2011, de 2012 a 2013, em 2015 e em 2019), com sua imagem perfeitamente adequada ao vídeo, suscitando sentimentos positivos: confiança, afinidade, afeto, alegria. Despertando também a simpatia pelo mais fraco, característica da personalidade do brasileiro.

Carlos Alberto Bonetti Moreno antes de se tornar famoso como ator, tinha se formado em arquitetura pela USP e feito pós-graduação nos EUA.  No entanto, nunca chegou a exercer a profissão. Moreno depois da fama chegou a fazer parte do elenco do programa infantil Rá-Tim-Bum, produzido pela TV Cultura em 1989, interpretando o personagem Euclides. Fez também o quadro Rádio Cruzeiro no programa Viva o Gordo, com Jô Soares e Paulo Silvino. 

Em 2004, ao fim do seu contrato com a Bombril, Carlos Moreno tinha 337 comerciais gravados. Porém, em 2006, devido à perda de mercado no segmento de palhas de aço para a concorrente Assolan, Moreno voltou a aparecer nos comerciais da Bombril, onde atuou até abril de 2007. Foram mais 7 comerciais da marca, totalizando 344 inserções como "Garoto Bombril".

Em 2012, voltou a aparecer como "Garoto Bombril" numa campanha em que a marca patrocinava o Corinthians. Em 25 de abril de 2013, começou a ser veiculado um novo comercial da Bombril, criado pela agência DPZ, em que Carlos Moreno retornava ao posto de Garoto Bombril e ocupava a bancada da marca com as humoristas Monica Iozzi e Dani Calabresa. Em 2015, reapareceu, dessa vez ao lado da cantora Ivete Sangalo. Em 2018, Carlos Moreno apareceu como Garoto Bombril nos comerciais das Casas Bahia, da Black Friday. E, finalmente em 2019, Carlos Moreno voltou a aparecer nas propagandas da Bombril para anunciar o aplicativo Stranger Antenna, em parceria com a Netflix. Desde então, o ator ainda não retornou ao personagem.

Os comercias sempre tiveram uma qualidade inquestionável, comprovado com vários prêmios em concursos nacionais e internacionais, destacando-se quatro Leões no Festival de SAWA/Cannes, sendo um de ouro (1981) e dois de bronze (1978 e 1986); e quatro prêmios GIobo/Profissionais do Ano (1979,1988, 1989 e 1991), sendo dois na categoria Campanha Nacional.


Algumas campanhas tiveram lançamento em rede nacional, durante intervalo da telenovela das 20 horas, programa de maior audiência, onde eram apresentados todos os novos filmes da série. A partir daí, a estratégia de mídia os veiculava numa espécie de rodízio, para não cansar.

As campanhas da Bombril marcaram a publicidade brasileira e gerações de telespectadores. Desde as clássicas até as mais modernas, todas conseguiram criar de forma ímpar ao longo de 35 anos nas telinhas uma relação de intima empatia com o GAROTO BOMBRIL que todos os brasileiros aprenderam a amar.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.