Animação em Foco | DEVLIN, O MOTOQUEIRO (Devlin) - 1974


Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos resgatar mais um dos icônicos desenhos animados da HANNA-BARBERA da década de 70, DEVLIN, O MOTOQUEIRO.  Uma produção mais madura que veio na esteira do "Speed Buggy", uma outra produção que fazia sucesso na época. Logo, o estúdio decidiu promover o lançamento de mais um "grupo de esportistas motorizados", agora se tratava de um trio de irmãos artistas circenses, onde "Devlin, o motoqueiro", um artista performático de saltos, se apresentava e durante sua estadia nas cidades, tínhamos as aventuras do grupo. Enfim, conseguiu se lembrar? Não era da sua época? Não tem problema! Fique conosco e divirta-se!

SINOPSE: Ernie Devlin era um motociclista acrobata que trabalhava no circo do Sr. Hank, onde ele era a estrela mais importante do show. Com sua habilidade em cima da motocicleta Devlin levava multidões às suas apresentações promovendo saltos fantásticos.
Sua equipe de apoio incluía a irmãos Sandy e Tod. Os três moravam em um "motor home", enquanto cruzavam o país com o circo nas cidades para fazer suas apresentações. Então acabavam se envolvendo com algum problema local, onde inevitavelmente atuavam como heróis para solucioná-lo.
As questões eram as mais variadas como o circo correr o risco de fechar, ou outras vezes ajudar a pegar um bandido que resolveu cruzar a cidade. Independentemente do motivo, Ernie e seus irmãos sempre resolviam o enigma antes do final de cada episódio.



Título: DEVLIN, O MOTOQUEIRO
Título Original: Devlin
Ano: 1974
País: EUA
Gênero: Desenho Animado / aventura
Estúdio: Hanna-Barbera
Emissora  Original: ABC
Episódios: 16, com duração de 20 minutos, em uma única temporada.
Direção: Charles A. Nichols

Personagens Principais:
- Ernie Devlin  = Dubladores: (Brasil - Celso Vasconcelos) (EUA - Michael Bell)
- Todd Devlin   =  Dubladores: (Brasil - Ionei Silva) (EUA - Micky Dolenz)
- Sandy Devlin = Dubladores: (Brasil - Juracyara Diacovo) (EUA - Michelle Robinson)
- Hank              = Dubladores: (Brasil - Mário Monjardim) (EUA - Norman Alden)


CURIOSIDADES:
  • Cada episódio trazia informações sobre questões de segurança e dos perigos para dissuadir as crianças de copiar Ernie em suas ousadas proezas. 
  • A qualidade da animação foi um pouco limitada, pois usava várias "cenas recicladas" para reduzir os custos de produção. Aquelas cenas em que aparecem a plateia eram sempre repetidas, as mesmas caras, as mesmas pessoas, os mesmos gritos e urros.
  • Charles A. Nichols também dirigiu: Os Jetsons, Os Flintstones e Jonny Quest.

  • A inspiração maior para os produtores da série estava na popularidade de Evie Knievel, um dublê, motociclista e artista performático dos Estados Unidos, que se apresentando em seu circo fez mais de 75 saltos sobre motocicletas entre 1965 e 1980. O artista virou mania nacional e gerou brinquedos, caixas de cereal, quadrinhos e o programa foi outra tentativa de lucrar com o fenômeno.
  • Devlin, O Motoqueiro trazia um formato sério, inspirado igualmente pelo gênero de televisão “herói errante”, sem bichinhos ou coisas impossíveis no mundo real. Apenas um grupo de amigos vivendo aventuras que poderiam atrair o público infantil e também o mais maduro.
  • Para se adequar ao público menor algumas mudanças foram inseridas no enredo, como Ernie nunca sofrer lesões em seus arriscados saltos e o show incluir informações sobre segurança em cada episódio para dissuadir as crianças de copiar Ernie em suas ousadas proezas.

  • O desenho chegou ao Brasil pela Rede Globo em 1975 no programa Hanna-Barbera 75 exibido às 17h30 sempre às quintas-feiras. No ano seguinte passou a compor a programação do Globo Cor Especial ao lado da animação A Família Adams.
  • Na década de 1980 o desenho começou a ser apresentado pela TV Bandeirantes onde era exibido às 11h40, permanecendo na emissora até meados de 1982.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leia também: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.