TRASH MOVIE | A APARIÇÃO (The Wraith) - 1986


 O "Trash Movie" da vez resgata um dos filmes que marcaram as tardes de muitos jovens. Um longa badalado nos anos 80, com alucinantes corridas de carro, belas garotas e muito rock'n'roll. Estamos falando de: "A APARIÇÃO". Um atípico e inusitado filme independente, estrelado por Charlie Sheen, misturando Ficção Científica, suspense sobrenatural e ação sobre rodas. Um dos campeões de repetição nas telinhas do SBT, fosse no: "Cinema em Casa" ou na "Sessão das Dez". Se você não conhece e nem nunca ouviu falar, não se preocupe! Conheça aqui esta interessante produção, viajando conosco. Divirta-se!

SINOPSE: Em uma cidade localizada no estado do Arizona, Estados Unidos, Jamie é morto por uma gangue liderada por Packard (Nick Cassavetes). Pouco tempo depois, Jake (Charlie Sheen) chega à cidade, e com ele, um misterioso visitante, dirigindo um carro preto futurista, chamado de Turbo Interceptor. Jake se apaixona por Keri (Sherilyn Fenn), "namorada" de Packard. Enquanto isso, o misterioso motorista convida os membros da gangue de Packard para rachas nas estradas da cidade.

Antes de prosseguir neste post, quero tranquilizar o coração dos leitores e fãs mais ávidos, que por ventura se sintam magoados ou ofendidos por eu titular essa postagem como um TRASH MOVIE.  A referência a TRASH tem somente o objetivo de chamar atenção para uma produção de baixo orçamento, com efeitos especiais modestos e interpretações meio canastronas. Ou seja, NÃO É um "filme lixo"!


Título: A APARIÇÃO
Título Original: The Wraith
Ano:1986
Duração: 93 min.
País: EUA / Canadá
Gênero: ação, ficção científica, thriller
Direção / Roteiro: Mike Marvin
Produção: João Kemeny
Elenco Principal:
- Charlie Sheen ... ... Jacob "Jake" Kesey / O Wraith / James "Jamie" Hankins
- Nick Cassavetes ... ... Packard Walsh
- Sherilyn Fenn ... ... Keri Johnson
- Randy Quaid ... ... Xerife Loomis
- Mateus Barry ... ... Guilherme "Billy" Hankins
- David Sherrill ... ... Skank
- Jamie Bozian ... ... Calha
- Clint Howard... ... Cabeça de tapete
- Griffin O'Neal ... ... Oggie
- Chris Nash ... ... Minty
- Christopher Bradley ... ... James "Jamie" Hankins
- Vickie Benson ... ... Garçonete
- Peder Melhuse ... ... Murphy
- Jeffrey Sudzin ... ... Redd
- Michael Hungerford ... ... Stokes
- Steven Eckholdt ... ... menino em Daytona
- Elizabeth Cox ... ... menina em Daytona
- Dick Alexandre... ... Sandeval
- Joana H. Reynolds ... ... Policial
Trilha Sonora: Michael Hoenig / J. Peter Robinson
Cinematografia: Palheta Smoot
Edição: Scott Conrado / Gary Rocklen
Companhias produtoras: New Century Entertainment Corporation / Alliance Entertainment / Turbo Produções


CURIOSIDADES:
  • O filme foi concebido como uma espécie de releitura de Um Estranho Sem Nome (1973), faroeste sobrenatural de Clint Eastwood.
  • Charlie Sheen, meio que atuava no piloto automático, pois naquele período ele estava filmando Platoon nos intervalos.
  • Abaixo, confira a vinheta da saudosa "Look Video" com comentários de Rubens Ewald Filho promovendo o lançamento do longa:
  • A verdadeira "Estrela do Filme" era o Dodge M4S Turbo Interceptor, um carro conceitual construído pela Chrysler Corporation e PPG Industries, com seu impressionante motor 4Cil 2.2 16V BiTurbo que rendia impressionantes 441 Cavalos, ia de 0 a 100 em 4.1 Segundos e tinha uma velocidade máxima de 314 Km/H (isso em 1981!!! 😮). Existia apenas uma unidade do veículo, ao custo aproximado de US$ 6 milhões. Para o filme, a Dodge fabricou seis "clones" do carro, ao custo de US$ 1 milhão cada (a maior despesa da produção do longa-metragem). Todos os "clones" foram destruídos durante as filmagens. 
  • Durante a produção, o verdadeiro Dodge Turbo Interceptor foi usado em close-ups. Esse original depois ficou exposto no Museu Walter P. Chrysler em Auburn Hills, até 2016, quando o museu fechou permanentemente.
  • Uma das exigências feitas pela Dodge era que o logo da empresa aparecesse, claramente, nas cenas com o Turbo Interceptor e os Daytonas (e também com os Diplomat).
  • O carro dirigido por Jake é, na história, uma espécie de automóvel sobrenatural, porém pode-se ver claramente o logo da empresa Dodge na lateral do carro.
  • Por se tratar de um filme onde a trama é centralizada em rachas entre membros de uma gangue e uma figura misteriosa, os carros roubam a cena em muitas partes do filme. Cada personagem tem seu próprio modelo, como a seguir: - Packard: Chevrolet Corvette customizado, modelo do fim dos anos 1970. - Oggie: Dodge Daytona Turbo Z, modelo de 1986. - Minty: Pontiac Firebird, modelo de 1977. - Skank/Gutterboy: Plymouth Barracuda, modelo de 1966. - Rughead: Late-70's Chevrolet pickup, modelo do fim dos anos 1970.
  • O longa foi filmado inteiramente em Tucson, Arizona; Imagens da estrada montanhosa que leva ao fictício "Brooks, AZ" foram filmadas na Freeman Road, no lado sudeste da cidade. A casa de Keri (Sherilyn Fenn) está localizada na 2128 East 5th Street.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.