De Volta Para o Futuro, a maior bilheteria do ano de 1985, se tornou um dos maiores clássicos da Cultura Pop mundial. E, ainda hoje, a divertida trama, dirigida e escrita por Robert Zemeckis e Bob Gale e produzida por Steven Spielberg, em clima de ficção científica, que segue a história do adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) e do cientista Doc Brown (Christopher Lloyd), nas aventuras a bordo de um carro que viaja no tempo, conquistou diversas gerações e segue como uma das histórias mais divertidas e criativas já feitas pela indústria do cinema.
Lançado há quase 40 anos, o longa segue chamando a atenção de meio mundo. E tão interessante quanto o filme, são as curiosidades de bastidores. Pensando nisso, reunimos aqui nossa modesta lista TOP 5 de CURIOSIDADES de De Volta Para o Futuro!
Espero que gostem. Boa Leitura!
SINOPSE: Uma máquina do tempo construída por um cientista é acionada acidentalmente por um jovem, de modo a voltar à década de 1950. Antes do casamento dos pais, o rapaz conhece sua mãe, que se apaixonada por ele e não por seu pai. Essa paixão coloca sua própria existência em risco, porque todo o futuro poderia ser alterado de modo que agora ele precisa forçar o amor entre os pais.
01 - O SUCESSO NÃO VEIO FÁCIL
Assim como outros filmes, De Volta Para o Futuro exigiu muita perseverança dos seus criadores até ser aprovado pelos executivos de Hollywood. Os produtores achavam que o roteiro não era ousado o bastante para conquistar o público adolescentes da época.
Vale lembrar que nessa época Hollywood surfava nos longas juvenis repletos de cenas picantes e piadas de duplo sentido. Então, achavam que sem esse apelo, o filme não seria bem aceito pelo público. Felizmente, na 45ª tentativa, após anos de negativas, o filme enfim recebeu o sinal positivo e conseguiu sair do papel.
O filme de 1985, com orçamento de US$ 19 milhões conseguiu faturar US$ 383 milhões e marcou o início de uma lucrativa franquia, com as sequências (II & III) sendo lançadas em 1989 e 1990, respectivamente, como também uma série de desenhos animados, um brinquedo de parque de diversões, vários vídeo games e uma peça de teatro musical.
Após uma conjuntura de fatores positivos, a dupla Zemeckis e Gale entregaram o roteiro do filme nas mãos do velho amigo Steven Spielberg que decidiu produzir o longa. Spilberg já sabia sobre a existência do projeto "Back to the Future" desde o final da década de 70 e início da década de 80.
02 - A GRATIDÃO DE JOHN DeLOREAN
O DeLorean foi produzido entre 1976 e 1983, até a falência de sua empresa, e John DeLorean, o fundador da DMC, ficou tão emocionado com o uso de sua criação no filme, que enviou uma carta de agradecimento endereçada a Robert Zemeckis, Bob Gale e Steven Spielberg, por imortalizarem seu icônico carro na história do cinema e no imaginário de milhões de fãs.
Outra curiosidade é que o DeLorean tinha um chassi de aço e um motor não tão potente, ele demorava cerca de 10 segundos para alcançar os 100 km/h. Ou seja, quando o Doutor Brown diz que basta atingir 88 milhas por hora (algo em torno de 141 km/h), não era uma das missões mais simples se tratando de um DeLorean.
O sucesso do filme e do DeLorean foi tão grande que lançaram um “kit atualização” para que os donos do DMC-12 pudessem deixar seus carros ainda mais parecidos com o do filme.
03 - O VERDADEIRO SKATISTA
Em uma das mais icônicas sequências do longa de `85, temos a perseguição de Marty McFly (Michael J. Fox) na praça da cidade, onde ele eventualmente acaba “inventando” o skate para fugir do vilão Biff Tannen. Na fuga ele sai pelas ruas fazendo curvas fechadas, saltando e pegando carona em um carro. Michael J. Fox, que andava de skate quando adolescente, gravou as cenas mais simples sobre as rodinhas.
Em 1985, o skate não era tão popular quanto hoje. Para achar um especialista para as manobras de Marty, os produtores foram até Venice Beach, onde encontraram o sueco Per Welinder, campeão europeu de skate, o qual se tornou o dublê de Michael J. Fox nas cenas que tinham manobras mais difíceis.
Inclusive, muitos consideram, esse momento foi um dos que ajudou a firmar De Volta Para o Futuro como o grande filme jovem da época.
04 - MICHAEL FOX POR POUCO NÃO FOI MARTY McFLY
Michael J. Fox não foi o ator original contratado para viver Marty McFly. O papel foi entregue a Eric Stoltz. Vale registrar que desde a pré-produção onome cotado para viver o adolescente heroico era Michael J Fox. Porém, por conta de seus compromissos com a série de TV “Caras & Caretas” (Family Ties) ele , inicialmente, não estaria disponível para as gravações. O estúdio tinha outros dois possíveis substitutos: Thomas Howell e Eric Stoltz. Stoltz foi o escolhido. O ator participou das cinco primeiras semanas de gravações do longa de 1985.
Como é óbvio, Eric Stoltz não ficou no papel e, segundo Robert Zemeckis, o motivo da mudança foi: “Ele é um ótimo ator, mas não trazia o humor que queríamos para o papel.” Logo, Zemeckis e Bob Gale procuraram Sid Sheinberg, CEO da Universal na época, para pedir a demissão de Stoltz e a contratação de Fox para seu lugar. Que teve de desdobrar entre a série de TV (Family Ties) e as filmagens do longa, por isso só conseguia gravar à noite ou nos fins de semana.
05 - O SEGREDO DO NOME DE DOC BROWN
"Doc" ou "Doc Brown" é o apelido do Dr Emmet Lathrop Brown, interpretado pelo competente e divertido Christopher Lloyd. Porém poucos sabem esse nome esconde alguns "segredos".
Ao invertemos a palavra Emmett, formamos TTEMME, que tem o mesmo som de TIME, tempo em inglês. Já o curioso nome do meio, Lathrop, ao ser invertido quando, gera PORTHAL, similar a PORTAL. Junte a isso o nome Brown, marrom em inglês e teremos o Portal do Tempo Marrom.
Por falar em nomes, o nome completo de Marty é Martin Seamus Mcfly, lembrando que Seamus Mcfly é o nome do trisavô que aparece no terceiro filme!
Gostou de nossa postagem?
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Apontem Vossos XXX Para o QR Code
-
Sou péssimo - declaro-me mesmo incapaz - em certas atividades comezinhas
fáceis e comuns às mais rastaqueras das gentes.
Não sei dar presentes, por exemp...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Nenhum comentário