Por Trás dos Quadrinhos | BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS (1973)

 

Neste post vamos resgatar a memória de um personagem "secundário" do Universo Marvel, cuja fama e sucesso se devem muito ao astro Hollywoodiano Wesley Snipes que o trouxe do quase anonimato nos quadrinhos e o lançou com grande êxito no imaginário global. Sim, estamos falando de BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS. Um personagem criado por Marv Wolfman e Gene Colan, na distante década de 70. Blade apareceu para os leitores pela primeira vez no Brasil na revista: A Tumba do Drácula (Bloch) nº5. Um Dhampir que usa os seus dons vampíricos e sua habilidade como "daywalker" para combater sugadores de sangue e toda sorte de criaturas sobrenaturais. O personagem já foi adaptado três (3) vezes para o cinema (até este momento!), já teve quadrinhos e uma animação própria, além de já ter sido visto como coadjuvante ocasional em alguns desenhos animados da Marvel. Enfim, um excelente personagem com muitas curiosidades para compartilharmos. Fique conosco e boa leitura!

Blade é um Dampiro (ou dhampir), um hibrido de vampiro com humano.  Isso lhe confere habilidades vampíricas como regeneração espontânea, força, reflexos, velocidade, fôlego e agilidade sobre-humanas, além de longevidade sobre-humana. Blade também não tem nenhuma fraqueza dos vampiros: pode andar de dia e pode fazer tudo que um vampiro não pode, exceto que às vezes sente necessidade de beber sangue. Blade também é um mestre em artes marciais e em disfarces. Também é um ótimo espadachim e com suas habilidades vampíricas pode sentir a presença de criaturas sobrenaturais.

O personagem foi concebido nos primórdios do movimento Blaxploitation (ou Blacksploitation) da década de 70, nos EUA, um ano após o lançamento de Blácula, o Vampiro Negro (1972) e também do "Herói de Aluguel", Luke Cage (1972), dois anos depois do Falcão (1969) e cinco anos depois do Pantera Negra (1966). 

Naquele período de grande segregação racial, principalmente, nos EUA, cineastas, produtores e artistas negros se organizaram visando originalmente uma  produção artística segmentada para uma audiência negra. E, mesmo artistas de outras etnias acompanharam parcialmente o movimento criativo, dando vida a histórias e personagens que refletiam um pouco dos aspectos reais da sociedade. Porém, enquanto os personagens anteriores (com exceção de Blácula) eram heróis, Blade melhor se enquadrava no estilo anti-herói violento, imerso em questões e problemas sobrenaturais que a grande maioria sequer imaginava que existia. 

Uma espécie de crítica velada a sociedade contemporânea que declarava a importância e o valor dos negros que diariamente asseguravam o funcionamento e o bem-estar social em trabalhos e ações desconhecidos e até mesmo desprezados pela maioria branca da época.


Eric Brooks nasceu no ano de 1929. O pai de Blade, Lucas Cross um agente da ordem secreta de Tyranna, envia sua esposa grávida para a Inglaterra antes de ser preso na Latvéria, lá ela consegue refúgio em um bordel da madame Vanity, que também fazia parte da Ordem Tyranna, onde também muda seu nome de Tara Cross para Vanessa Brooks. Ela tem complicações durante a gravidez, então é obrigada a procurar um médico, ela fica sobre os cuidados de Dyacóno Frost, que na verdade era um vampiro que estava se alimentando do seu sangue durante o parto, então os genes de Frost circulam para o DNA de Eric, ela acaba morrendo depois de lhe dar a luz, deixando a criança sob os cuidados da Madame Vanity. Como resultado do fato, a criança nasceu com alguns dos dons vampíricos, como a força e agilidade extraordinárias. Diferente dos verdadeiros vampiros, Blade pode andar à luz do dia; por outro lado, às vezes ele é tentado pela mesma sede de sangue.


Blade andava pelas ruas de Soho quando ajuda Abraham Whistler a se salvar do ataque de um vampiro, Whistler tomando conhecimento da origem do adolescente decidiu adotá-lo e treiná-lo, Blade passou a perseguir e executar vampiros para vingar a morte de sua mãe. Em um certo dia, Blade acaba matando um homem, achando que ele era um vampiro, por estar cego e ansioso pela busca de vingança.

Blade conta com um arsenal de armas e equipamentos em sua guerra contra os vampiros, como:

  • Punhais de madeira teca em forma de cruz para empalar os inimigos;
  • Estacas de mogno;
  • Facas para combates corpo-a-corpo;
  • Uma espada longa feita de prata com o cabo em forma de cruz (estilo das usadas no final da Idade Média, início do Renascimento), mas mais tarde o cabo cruciforme foi substituído por um redondo com protecção da mão e um truque escondido para os inimigos;
  • Katanas em titânio gravadas com ácido e banhadas a prata - forjadas por ele;
  • Armas de fogo com balas em prata de ponta oca e cheias de alho liquefeito;
  • Granadas “flashbang” que libertam uma explosão de luz ultravioleta ao mesmo tempo que vaporizam minúsculos fragmentos de prata;
  • Bumerangue de lâminas cortantes em prata que carrega no seu cinto e que servem muitas vezes para matar com um lance vários vampiros, voltando depois à mão de Blade.

Clique AQUI para baixar a SCAN

O personagem teve uma série regular durante os anos 80, cancelada quando as vendas caíram. Com o sucesso do primeiro filme, a Marvel retirou o personagem da aposentadoria, mas não voltou a dedicar-lhe uma série própria, em vez disso, fez aparições em outras revistas, como a do Homem-Aranha e algumas minisséries como The Tomb of Dracula (na qual tenta evitar que Drácula realize um ritual que lhe concederia poderes imensos) e Blade - V3 (na qual Blade enfrenta uma raça de vampiros conhecidos como Tryks e Os Sete, uma associação humana criada para controlar o equilíbrio entre os vampiros). Essa última minissérie foi publicada pelo selo Marvel Max e escrita pelo roteirista Cristopher Hinz. A editora deixou em aberto a possibilidade de torná-la uma série regular, o que não ocorreu, devido à baixa reação do público.

SCANS - 1992 a 2005

CURIOSIDADES:

  • Blade se tornou proeminente ao ganhar um filme pelas mãos de Stephen Norrington. Blade, o Caça Vampiros Blade, o Caça Vampiros foi lançado em 1998, com Wesley Snipes no papel principal. Snipes voltou para duas continuações, Blade 2 (2003) e Blade Trinity (2004).

  • Também ganhou uma curta série televisiva, Blade: The Series (2006), interpretado pelo rapper Sticky Fingaz.

  • Blade também tem uma aparição em alguns episódios de Homem-Aranha: a série animada.

  • O Personagem teve sua estréia em "A Tumba de Drácula nº 5", no Brasil em 1977 e "TheTomb of Drácula nº 10, nos EUA em 1973.


  • A estética do personagem foi concebida com base no astro do futebol profissional Jim Brown (1936-2023) - lenda da NFL, ativista pelos direitos civis dos afro-americanos nos EUA, ator e estrela do futebol americano.
  • Os direitos cinematográficos do personagem foram vendidos no final da década de 90 pela Marvel (que estava a beira da falência) para a New Line Cinema, que fez os três filmes do personagem. Porém, em 2013, foi revelado que os direitos do personagem foram devolvidos a Marvel Studios (junto com os direitos do Motoqueiro Fantasma, anteriormente com os direitos pertencentes a Sony Pictures Entertainment).
  • Em 2018, o ator Wesley Snipes procurou a Marvel Studios para discutir dois projetos para um novo filme com o personagem. Os executivos demostraram entusiasmo com o possível retorno de Blade aos cinemas.
  • A Marvel Studios anunciou um novo filme do Blade, com o premiado ator Mahershala Ali, para uma futura do Universo Cinematográfico da Marvel, na San Diego Comic Con 2019.

  • Na década de 70, Blade se uniu a diversos heróis, como o Marvel Azul, o mago Kaluu, o detetive James Geary e a repórter Constance Molina, para investigar o assassinato de uma criatura parecida com um morcego, em Nova York.
  • Posteriormente, Blade também integrou os Filhos da Meia-Noite, um grupo de heróis sobrenaturais originalmente composto pelos Motoqueiros Fantasmas, Morbius, Doutor Estranho e outros.
  • Recentemente, Blade foi trazido aos holofotes da Marvel Comics, chegando a fazer parte da equipe principal dos Vingadores. Ao lado de outros heróis como a Capitã Marvel, Mulher-Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Pantera Negra, ele ajudou a confrontar uma horda de vampiros em guerra.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse em ler:

Por Trás dos Quadrinhos | O GUERREIRO (The Warlord) 1975

Por Trás dos Quadrinhos | O CAVALEIRO DA LUA (Moon Knight) 1975

BIOGRAFIA RAPIDA: QUEM É KANG? SUA ORIGEM E ALGUMAS DE SUAS IDENTIDADES

SCANS - THE BOYS (MEGA PACK)

Baú de Revistas | PODER SUPREMO (2003) - SCANS

Baú de Revistas | HERÓIS DA TV (1979)

SCANS - HERÓIS DA TV (1975/1978) HANNA BARBERA - PACK COMPLETO

Baú de Revistas | HERÓIS EM AÇÃO (1984)


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.