Baú de Revistas | HERÓIS EM AÇÃO (1984)
Nosso BAÚ DE REVISTAS mais uma vez traz a memória dos leitores mais antigos outra das maravilhosas pérolas criativas do passado. A bola da vez é a primeira "revista mix" da Editora Abril com heróis da DC. Personagens que até então vinham sendo publicados pela saudosa EBAL. Foram apenas dez (10) revistas, quando fundiu-se à revista BATMAN, tornando-se: SUPERAMIGOS. Mas, Heróis em Ação com certeza impactou o imaginário infanto-juvenil da década de 80. Como colecionador cheguei a ter todas as edições e não me cansava de reler as animadas histórias. Enfim, te convido a viajar conosco ao passado e a reviver gostosos momentos em quadrinhos. Boa Leitura!
"A partir de agora, os personagens mais novos e fantásticos da DC Comics estarão mensalmente com você nas páginas revolucionarias de Heróis em Ação"(Editorial publicado no primeiro número) |
Desde o início da década de 1950 os personagens da DC Comics eram publicados no Brasil pela Editora Ebal, com vários títulos, e prosseguiu assim até o ano de 1983.
Em julho de 1984 a Editora Abril assumiu a representação da DC no Brasil e lançou três (3) títulos mensais: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação. Todas em "formatinho"(13,5 x 19 cm), colorido com lombada quadrada, tendo de 84 a 100 páginas, trazendo em média 4 histórias.
A revista “Heróis em Ação” trouxe o conceito de Mix indefinido, algo semelhante ao que acontecia na “Heróis da TV”, que já publicava diversos heróis da Marvel em uma só revista.
A publicação trouxe os seguintes personagens: “Superboy”, “Supergirl”, “Senhor Destino” (que na capa da #01 foi chamado de Senhor Mistério), “Arqueiro Verde”, “Lanterna Verde”, “Jonah Hex”, “Sociedade da Justiça da América”, “Esquadrão Atari”, “Mulher-Maravilha” e “Os Novos Titãs”.
DESTAQUES:
- Travis Morgan, mais conhecido como O GUERREIRO, personagem criado pelo desenhista/roteirista Mike Grell e um dos poucos personagens da editora que fugiam da regra “super-herói de colante colorido”. Travis Morgan era um piloto espião norte-americano que em certa missão é atingido por um míssil russo. Tentando levar sua nave danificada para a base, ele acaba caindo dentro de uma abertura no Pólo Norte, onde acaba indo parar no mundo fantástico de Skartaris.(Existem 2 portais que levam para Skartaris: um no Pólo Norte e outro no Pólo Sul) Antes uma civilização atlanteana, Skartaris agora é um lugar em ruínas, onde habitam tribos primitivas, feiticeiros, dinossauros e magia. (Lembra um pouco as aventuras de Thundarr, o bárbaro) O lugar tem um sol que nunca se põe ou o dia dura muito tempo. Antes ele pensava que o lugar era um reino que ficava no centro da Terra, depois descobriu que era em outra dimensão. Lutando por sua própria vida, Morgan logo encontra aliados e inocentes que precisam de sua ajuda, se tornando assim o Guerreiro, líder e maior herói de Skartaris. Antes da revista Heróis em Ação, o personagem chegou a ter 13 revistas publicadas no Brasil pela editora EBAL, entre os anos de 1981 e 1983.
- “Esquadrão Atari”, épico espacial escrito por Gerry Conway com arte de José Luis García-López. A dupla de criadores trouxe-nos uma marcante saga de ficção científica, com personagens novos, conceitos clássicos do gênero e uma boa dose de ousadia. As aventuras de uma equipe heterogênea, formada por habitantes de mundos diversos, com a missão de descobrir e enfrentar uma ameaça que está corrompendo todo o Multiverso. “Esquadrão Atari” conta com personagens carismáticos, ação intensa, argumento dos mais inspirados.
- Superboy que tantas vezes reformulado nas últimas décadas, na Heróis em Ação as aventuras do Garoto de Aço foram escritas pela dupla Frank Robbins e Leo Dorfman e desenhadas pelo Bob Brown.
- Mulher-Maravilha, com histórias produzidas pela dupla Gerry Conway e Jose Delbo, em sua aventura de estreia, a amazona contou com a participação especial do Homem-Animal.
- Os Novos Titãs, de Marv Wolfman e George Pérez foi sem dúvidas o grande destaque da revista. Com Robin, Estelar, Mutano, Ravena, Cyborg, Moça-Maravilha e Kid Flash marcando presença contra incríveis desafios, as histórias traziam a formação do grupo, assim como mostrava os conflitos pessoais dos heróis adolescentes com muito drama, aventura e até humor. A grande conclusão do arco acontece na edição # 08, com a incrível batalha entre os Titãs e o poderoso demônio de outra dimensão Trigon.
- Também tivemos histórias do Vingador Fantasma, da dupla Bruce Jones e Dan Spiegle, do Espectro, escrito pelo Michael Fleisher e desenhado pela dupla Jim Aparo e Russell Carley para concluir a “Heróis em Ação” nos trouxe a origem do Monstro do Pântano, produzido pelo roteirista Len Wein e desenhado pelo Berni Wrightson.
BÔNUS: Clique nos LINKS abaixo para baixar as SCANS
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
Talvez também se interesse em ler:
Por Trás dos Quadrinhos | O GUERREIRO (The Warlord) 1975
Por Trás dos Quadrinhos | O CAVALEIRO DA LUA (Moon Knight) 1975
BIOGRAFIA RAPIDA: QUEM É KANG? SUA ORIGEM E ALGUMAS DE SUAS IDENTIDADES
Baú de Revistas | PODER SUPREMO (2003) - SCANS
Baú de Revistas | HERÓIS DA TV (1979)
SCANS - HERÓIS DA TV (1975/1978) HANNA BARBERA - PACK COMPLETO
Nenhum comentário