Falando em Série | AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN (The Adventures of Rin Tin Tin) - 1954

Desta vez o FALANDO EM SÉRIE nos leva a década de 50 e a um dos mais icônicos personagens caninos da história da TV e do cinema. Hoje vamos resgatar AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN, a série de TV que trazia as situações heroicas vividas pelo pastor alemão de uma unidade da Cavalaria dos Estados Unidos no final do século XIX, sediada no Forte Apache. Ao lado do cão herói tínhamos seu melhor amigo, o "Cabo Rusty", um órfão adotado pela corporação. Lembrou? Não faz idéia que série é esta? Não tem problema! Fique conosco e embarque em mais uma viagem nostálgica. Divirta-se!


SINOPSE: A história acontecia durante a segunda metade do século XIX, pouco depois do fim da Guerra da Secessão Americana. Por conta disso seus adversários eram bandidos, índios, ex-soldados sulistas dispersados e contrabandistas de whisky.
A série contava as aventuras do menino Rusty e seu cão que perdem suas famílias em um ataque dos índios Apaches. Eles são salvos pela patrulha do Tenente Rip Masters que decide mantê-los no Forte Apache sob sua tutela tornando Rusty o Cabo do Forte. A partir daí, o menino Rusty e seu cão Rin Tin Tin vivem várias aventuras ao lado da patrulha enfrentando bandidos e índios. Entre os militares tínhamos o atrapalhado Sargento O'Hara, o Cabo Boone, Major Swanson e o Coronel Barker.



Título: AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN
Título Original: The Adventures of Rin Tin Tin
País: EUA
Ano: 1954-1959
Emissora: ABC
Gênero: Aventura Infanto-juvenil / Western
Criador/Produtor: Herbert B. Leonard
Elenco Principal
- Lee Aaker - Cabo Rusty 
- James Brown - Tenente Ripley 'Rip' Masters
- Rin Tin Tin IV/Flame, Jr. - Rin Tin Tin
- Joe Sawyer - Sgt. Biff O'Hara
- Rand Brooks - Cpt. Randy Boone
- William Forrest - Major Swanson
- Hal Hopper - Clark
- John Hoyt - Cel Barker
- Harry Strang - Sheriff
- Dean Fredericks - Komawi
- Mildred von Hollen - Mrs. Barrington
- George Keymas - Black Billy
Diretores: Robert G. Walker e William Beaudine
Empresa produtora: Screen Gems
Episódios: 164, com duração média de 20 minutos, distribuídos em 5 temporadas



DUBLAGEM brasileira:
Estúdio: AIC - São Paulo
- Lee Aaker - Cabo Rusty = Dênis Carvalho / Maria Inês Nodial / Zezinho Cutolo
- James Brown - Tenente Ripley 'Rip' Masters = Ronaldo Baptista
- Joe Sawyer - Sgt. Biff O'Hara = Marcelo Ponce
- Rand Brooks - Cpt. Randy Boone = Waldyr de Oliveira
- William Forrest - Major Swanson = Newton Sá



Rin-Tin-Tin de fato existiu e nasceu em 1918 em uma trincheira durante a Primeira Guerra Mundial, na França. Ele foi resgatado por Lee Duncan, um soldado americano, que o levou para os Estados Unidos após o término da guerra. Lá, Duncan treinou Rin-Tin-Tin para realizar uma variedade de truques e habilidades.


A carreira de Rin-Tin-Tin no cinema começou em 1922, quando ele fez sua primeira aparição em um filme mudo chamado "The Man from Hell's River". Seu talento e carisma fizeram dele um sucesso instantâneo, e ele rapidamente se tornou uma estrela em ascensão.


Ao longo de sua carreira, Rin-Tin-Tin apareceu em mais de 30 filmes, incluindo "Clash of the Wolves" (1925) e "The Lone Defender" (1930). Seus filmes eram conhecidos por suas cenas de ação emocionantes, onde Rin-Tin-Tin enfrentava perigos como vilões, animais selvagens e desastres naturais.


Rin-Tin-Tin também conquistou corações fora das telas. Ele fez aparições em eventos públicos e se tornou uma figura querida pelos fãs. Sua fama perdurou mesmo após sua morte, e seu legado continuou através de seus descendentes, que assumiram o nome e o papel de Rin-Tin-Tin em produções subsequentes.


Ao longo dos anos, Rin-Tin-Tin recebeu várias homenagens, incluindo uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Sua história e legado permanecem como um exemplo duradouro do impacto positivo que os animais podem ter na indústria do entretenimento e na cultura popular.


No Brasil a série foi exibida primeiro pela Record em 1961 conseguindo grande sucesso e gerando uma série de produtos ligados a série como bonecos, revistas e miniaturas do Forte Apache. Em 1966 a Tupi adquiriu os direitos de exibição, mais tarde retornando a Record onde foi exibido até 1972. No início dos anos 80, pela Bandeirantes e posteriormente nos anos 90 seria reprisado pelo canal a cabo Warner retornando depois a Record, mas sem o mesmo sucesso de anos antes. 


OUTRAS CURIOSIDADES:
  • O Rin-Tin-Tin original ganhou uma estrela na calçada da fama na Saint Vine 1623;
  • Mesmo depois da morte de Lee Duncan em 1960, a linhagem do Rin-Tin-Tin original teve continuidade com uma criadora do Texas de nome Jannettia Brodsgaard Propps que continuou a cruzar e gerar descendentes dos filhotes o cão original com sua neta Daphne dando continuidade depois de seu falecimento, tendo hoje vários descendentes do Rin-Tin-Tin original; 
  • Nos anos 20 o sucesso financeiro que Rin-Tin-Tin gerava suplantava atores consagrados como John Barrymore; 
  • Rin-Tin-Tin é citado na música "Who Are You" da banda The Who que também foi tema de abertura da série "CSI: Crime Scene Investigation"; 
  • O ator James Brown que interpretava o Tenente Rip Masters foi contratado nos anos 70 para fazer a abertura da série quando foi reprisada; 
  • Três (3) cães interpretaram Rin-Tin-Tin no seriado sendo o Rin-Tin-Tin Jr. o mais usado, inclusive nas cenas de ação.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse por: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.