ANIMAÇÃO EM FOCO | "A FORMIGA ATÔMICA" - PRIMEIRO DOS HERÓIS DA HANNA-BARBERA
E mais uma vez revisitamos a HANNA/BARBERA, para relembrarmos mais uma de suas inesquecíveis produções, no caso o primeiro de uma longa lista de heróis e grupos de heróis dos estúdios. Desta vez destacamos: A FORMIGA ATÔMICA, velha conhecida nossa e que vale a pena relembrar. Vamos lá????
Primeiro, preciso dizer que esta não foi uma de minhas animações preferidas da Hanna/Barbera, embora tenha assistido algumas vezes. A fase que realmente não gosto da HB, é aquela em que começam a aparecer aqueles grupos de adolescentes que formavam grupos musicais, investigavam casos (quase) sobrenaturais e que eram um sub-produto de "SCOOBY-DOO"...
A Formiga Atômica foi o primeiro personagem do gênero herói criado pelos estúdios Hanna/Barbera em 1965. Obviamente, era uma paródia do personagem Superman, tendo inclusive alguns poderes em comum. Sua série, como era costume na época, foi lançada em dupla com a animação: "Esquilo Secreto", ou seja, tínhamos no mesmo show um super-heróis e a seguir um agente secreto!
A série teve duas temporadas, a primeira com 20 episódios e a segunda com apenas 6. No Brasil não era possível notarmos serem temporadas diferentes, porque as animações eram exibidas ininterruptamente e repetidas inúmeras vezes (em canais diferentes). Como também era comum nas animações HB, a origem do personagem e a fonte de seus poderes, nunca foram mostradas. Porém, como ele aumentava as forças, sim...
Todas vez que o herói tinha alguma dificuldade em resolver o caso em que esta envolvido por alguma falta de força, imediatamente voltava a seu QG e erguia alteres ENORMES, afim de aumentar seu potencial energético. Além da incrível força, a Formiga também podia voar, tinha super velocidade, invulnerabilidade. Contudo também tinha uma fraqueza: por ser uma formiga...não podia ver uma cesta de piquenique (esta fraqueza foi explorada pelo Prof. Von Gimmick no episódio numero 12: "O Grande Truque"...).
A base de operações da Formiga Atômica é um formigueiro que fica em um campo próximo a cidade. Mas, não se deixe enganar pelas aparências. O lado interno de seu formigueiro possui equipamentos modernos, como por exemplo: um super computador; uma academia de ginástica, onde ficam seus aparelhos de aprimoramento físico (incluindo os alteres enormes). Além disto, tem tudo que um lar comum precisa: uma sala para TV e leitura; cozinha; mesas, cama e o telefone de onde recebe as chamadas da policia pedindo sua ajuda...
E por falar na 'força policial'...há uma razão para pedirem ajuda constantemente à Formiga. A animação nos mostra, que a 'força' se resume à dois policiais e um carro de policia enferrujado. Desta forma, todo o trabalho, incluindo as investigações são feitas pela Formiga Atômica, por esta razão além de ser uma óbvia paródia do Superman, a Formiga também parodia Batman...
A Formiga Atômica também foi pioneira no lançamento dos bordões dos heróis HB. Embora aqui no Brasil a coisa tenha ficado meio sem sentido...Pois sempre que a Formiga entrava em ação, ela gritava: "Lá vai a triônica, Formiga Atômica"... E o que diabos quer dizer: 'triônica'!? NINGUÉM, sabe!!
Na hora de fazer a dublagem, o dublador achou que isto ficava melhor que o original, que seria: "Para o alto e para eles, Formiga Atômica" ("Up and At 'em, Atom Ant!"). Que seria uma pequena variação de "Para o alto e avante" do Superman..
No Brasil a animação chegou em 77 na Globo, em uma programação chamada "HB 77", destinada apenas a produções da Hanna/Barbera. Em 1981, foi a vez de estrear na TV Record. Em 1984, foi para a TV Bandeirantes e no final da década de 80, para o SBT no programa "Oradukapeta"...Só foi desaparecer mesmo na década de 90, depois de passar uma vez mais pelo SBT..
Nenhum comentário