Papo de Cinema | DIRTY DANCING - RITMO QUENTE (1987)


 

Neste PAPO DE CINEMA vamos a década de 80 relembrar de um belíssimo romance, cuja história, mesmo se passando 20 anos antes de sua época de lançamento, conseguiu ser eternizado como o filme oitentista definitivo. O "clássico" da vez é oinesquecível: "Dirty Dancing - Ritmo Quente" que explora os temas de amor proibido, relações familiares complicadas e superação de obstáculos sociais. Na trama a dança torna-se uma metáfora poderosa para a liberdade e a expressão individual. Mesmo depois de décadas a história de Baby e Johnny continua a emocionar e inspirar o público, sendo por si só um singelo marco na história do cinema, transcendendo o tempo, como um símbolo de paixão, música e romance. Não fique aí parado, aventure-se conosco!

SINOPSE: Em 1963, Frances Houseman (Jennifer Grey), ou "Baby", como é chamada pela família, uma jovem de 17 anos, viajou com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills. Ao contrário de Lisa, que pensa em roupas, Frances é idealista e quer estar no próximo verão no Corpo da Paz estudando a economia dos países do Terceiro Mundo. Assim, ela espera que este seja o último verão como uma adolescente despreocupada, mas Baby não se dá muito bem com sua irmã mais velha e está entediada em tentar distrair os hospedes mais velhos (foi envolvida nesta situação por seu pai). Até que numa noite Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários (que os hospedes não podem ter acesso). Ela consegue entrar na festa graças a um empregado e descobre que ali o pessoal realmente se diverte com danças, que Max Kellerman (Jack Weston), o dono do hotel, não permite. Baby chega a dançar com Johnny Castle (Patrick Swayze), um professor de dança, e logo fica apaixonada por ele. Quando Penny Johnson (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, fica grávida por ter se envolvido com Robbie Gould (Max Cantor), um dos garçons, Baby se oferece para aprender a dançar e substituir Penny, mas o pai de Baby, quando descobre, não gosta disto, pois considera que Johnny é de outra classe social e Baby é jovem demais para entender seus sentimentos.

 Caso deseje ter acesso ao filme completo, clique AQUI e fale conosco


Título: DIRTY DANCINGO - RITMO QUENTE
Título Original: Dirty Dancing
Ano: 1987
País: EUA
Gênero: Drama/Romance/Musical
Duração: 105 min
Direção: Emile Ardolino
Produção: Linda Gottlieb
Roteiro: Eleanor Bergstein
Elenco Principal:
- Patrick Swayze Johnny Castle
- Jennifer Grey Frances Baby Houseman
- Jerry Orbach Dr. Jake Houseman
- Cynthia Rhodes Penny Johnson
- Jane Brucker Lisa Houseman
- Jack Weston Max Kellerman
- Kelly Bishop Marjorie Houseman
- Jane Brucker Lisa Houseman
- Lonny Price Neil Kellerman
- Billy Kostecki Neal Jones
- Max Cantor Robbie Gould
- Neal Jones Billy Kostecki
- Wayne Knight Stan
- Paula Trueman Senhora Schumacher
- Miranda Garrison Vivian Presman
- Cousin Brucie Morrow Mágico
Música: John Morris / Erich Bulling
Cinematografia: Jeffrey Jur
Edição: Peter C. Frank
Orçamento: US$ 6 milhões
Bilheteria:   US$ 214.577.242,00


Prêmios e Indicações:
198860th Academy AwardsMelhor Canção Original(I've Had) The Time of My LifeVenceu
Golden Globe AwardsMelhor Canção OriginalVenceu
Melhor Filme - Comédia ou MusicalDirty DancingIndicado
Melhor Ator - Comédia ou MusicalPatrick SwayzeIndicado
Melhor Atriz - Comédia ou MusicalJennifer GreyIndicado
Grammy AwardsMelhor Performance Pop de DuetoBill Medley e Jennifer WarnesVenceu
Melhor Música Feita para um Filme, Televisão ou Outra Midia Visual(I've Had) The Time of My LifeIndicado
Independent Spirit AwardsMelhor Filme IndependenteDirty DancingVenceu
Trilha Sonora:

O álbum se tornou um enorme sucesso comercial. Vendeu mais de 32 milhões de cópias em todo o mundo e é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. A trilha sonora do filme "(I've Had) The Time of My Life", não apenas ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Canção Original, mas também um Grammy por melhor dueto. O sucesso da trilha sonora contribuiu significativamente para a imortalização do filme.


CURIOSIDADES:
  • "She's Like the Wind" é uma música do já falecido ator e cantor Patrick Swayze, lançada em 1987 na trilha sonora de Dirty Dancing. Swayze e Stacy Widelitz co-escreveram a canção em 1984. tendo sido originalmente planejada para a trilha sonora do filme Grandview, EUA (intitulado no Brasil como A Volta por Cima) e era para ser sobre o personagem de Jamie Lee Curtis no filme. No entanto, a música não foi usada naquele filme. Durante a produção de Dirty Dancing em 1987, Swayze tocou a demo para a produtora Linda Gottlieb e o diretor Emile Ardolino. Eles adoraram e repassaram para Jimmy Ienner e Bob Feiden, os produtores executivos da trilha sonora. A canção foi gravada em novembro de 1986, com produção de Michael Lloyd. 
  • A música, assim como o filme, foi um sucesso, alcançando o terceiro lugar na Billboard Hot 100 e o primeiro lugar no Adult Contemporary, e foi um sucesso em todo o mundo. Ainda está em rotação no rádio. O álbum da trilha sonora ficou em primeiro lugar por 18 semanas.
  • Escrito por Eleanor Bergstein, que baseou o roteiro nas suas próprias experiências de crescimento, “Dirty Dancing - Ritmo Quente, 1987” foi a estreia do diretor Emile Ardolino em um longa-metragem - ele havia ganhado o Oscar em 1983 pelo documentário “He Makes Me Feel Like Dancin’, 1983”. O coreógrafo do filme, Kenny Ortega, que teve aulas com Gene Kelly, dirigiu mais tarde os filmes do High School Musical: “High School Musical, 2006”, “High School Musical 2, 2007” e “High School Musical 3: Ano da Formatura, 2008”.
  • Antes de “Dirty Dancing - Ritmo Quente, 1987”, Patrick Swayze havia estudado no Joffrey Ballet e atuado em filmes como “Vidas Sem Rumo” (1983) e “Amanhecer Violento”(1984), que também estrelava Jennifer Grey. Após sua performance de sucesso em “Dirty Dancing - Ritmo Quente, 1987”, o ator coestrelou outro blockbuster, “Ghost: Do Outro Lado da Vida” (1990), com Demi Moore e Whoopi Goldberg. Créditos posteriores de Patrick Swayze no cinema incluem “Caçadores de Emoção” (1991), “Cidade da Esperança” (1992) e “Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar” (1995), pelo qual ele recebeu sua 3ª indicação ao Globo de Outro por Melhor Ator, ao interpretar a drag queen Vida Bohemme.
  • Relançado em 1997 e novamente (por curto período) em 2007, por seus aniversários de 10 anos e 20 anos, “Dirty Dancing - Ritmo Quente, 1987” é agora reconhecido como um dos mais amados filmes voltados ao sexo feminino – os chamados “filmes de menina” – de todos os tempos. 
  • A popularidade de "Dirty Dancing" gerou uma sequência, "Dirty Dancing: Havana Nights", em 2004, uma revisão do 1° longa, passado em Cuba nos anos 50, um pouco depois da revolução de Fidel Castro, com Diego Luna, naufragou nas bilheterias e foi fracasso de crítica e público. O ainda em forma Patrick Swayze fez uma pequena aparição como instrutor de dança. Também houve uma versão teatral com apresentações esgotadas em várias partes do mundo. 
  • Um remake para a TV foi lançado em 2017. Estrelado por Abigail Breslin e Colt Prattes. A cena de abertura se passa em Nova York em 1975, com uma Frances adulta dizendo como nunca esqueceu seu relacionamento com Johnny. No final do verão de 1963, Frances, rica e universitária, visita o resort de Kellerman com sua família e se apaixona pelo instrutor de dança da classe trabalhadora Johnny Castle. O filme segue de perto a trama do filme original; embora haja mudanças notáveis.

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:








Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.