Conversa de Cinema: A LENDA (The Legend) 1985


O diretor, Ridley Scott após alçar fama internacional entre os fãs de Sy-fy por conta do excelente trabalho em Alien, O Oitavo Passageiro Blade Runner: O Caçador de Androides decidiu mudar de rumo e dirigiu A Lenda (The Legend, 1985), uma fábula estrelada por Mia Sara, Tim Curry e Tom Cruise.

A mídia especializada, ainda hoje concorda que ele se arriscou bastante ao trabalhar com uma aventura de fantasia completamente fora do gênero que o havia consagrado. A verdade é que os críticos estavam parcialmente certos e o longa acabou não sendo bem recebido pelo público na época de seu lançamento, mas com o passar dos anos o filme virou objeto de adoração de cinéfilos em todo o mundo e ganhou lugar de destaque na filmografia do cineasta.
"A Lenda" (1985) é um longa de fantasia produzido em uma época em que o gênero retornava com força ao mercado cinematográfico. A história se constrói através de arquétipos ligeiramente distorcidos, com metáforas míticas e em um mundo em que nada é preto e branco, embora possa dar essa impressão na aparência. Há um grande cuidado com a direção de arte e o figurino de Charles Knode, bem como a maquiagem, indicada ao Oscar.
A LENDA é uma envolvente história com uma trama simples e clássica que não a impede de ser encantadora e deslumbrante.

SINOPSE: Jack (Tom Cruise) é um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, Jack resolve levar a Princesa Lili (Mia Sara) para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas (Tim Curry), um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial. Os planos dessa criatura maléfica começam a se concretizar quando os goblins, à seu comando, capturam Lili. Jack irá correr contra o tempo, e com a ajuda de um elfo, uma fadas e dois anões, irá para tentar salvar sua amada.

O roteiro foi escrito por William Hjortsberg. A música é do consagrado compositor Jerry Goldsmith (“Jornada nas Estrelas – O Filme”, de Robert Wise, “O Vingador do Futuro”, de Paul Verhoeven e “O Planeta dos Macacos”, de Franklin J. Schaffner).
Tim Curry, que esteve presente em “Os 7 suspeitos” (1985) e em “Os Três Mosqueteiros” (1993), mostra seu talento para interpretar vilões, e está ótimo no papel do demônio.



O roteiro foi construído em cima de histórias clássicas, o que não deixa de ser um ponto positivo, especialmente para os fãs de RPG. Uma criança aparece toda cheia de pose e fazendo charadas que precisam ser desvendadas por Jack (Cruise), do mesmo jeito que Bilbo Bolseiro ( O hobbit) precisou responder para não ser morto pelo Gollum. Outra referência é Peter Pan, na figura de uma fadinha ao estilo Sininho. Entre outras "referências" que tacharam o roteiro como "sem originalidade”, porém pra quem curte o longa é algo bem divertido e funciona como valorização cultural.

Existe todo um charme que tornou "A Lenda" um dos pequenos clássicos da década de 1980, justamente por ainda ter utilizado efeitos visuais práticos, funcionais e simples, que funcionaram muito bem aliados à sempre magistral "fotografia" de Ridley Scott.
 
CURIOSIDADES:

  • Especula-se que Ridley Scott se inspirou na versão de 1946 de A Bela e a Fera (1946), bem como nos clássicos de animação da Disney como Branca de Neve e Os 7 Anões (1937), Fantasia (1940) e Bambi (1942).
  • Há rumores de que o filme tenha servido de inspiração para a clássica série de games de Shigeru Miyamoto The Legend of Zelda. Lembrando que o título de trabalho era originalmente "Legend of Darkness" e talvez por isso, em Portugal o filme tenha o título de: A Lenda da Floresta Negra.
  • O som dos unicórnios é na verdade uma gravação de baleias jubarte.
  • O rosto de duende Blix (interpretada por Alice Playten) foi concebido com base no de Keith Richards dos Rolling Stones. De acordo com Playten, ele teve a idéia, que foi apoiada pelo diretor Ridley Scott. Ele então chamou Rob Bottin (especialista em maquiagem para efeitos especiais) para implementar o conceito.
  • Ridley Scott se inspirou para escalar Tim Curry, depois de assistir The Rocky Horror Picture Show (1975).
  • Mia Sara tinha apenas 15 anos durante as filmagens, em 1982. Contudo, o longa levou mais de três anos para ser concluído por Ridley Scott por causa de um histórico de produção extremamente conturbado. A moça já era maior de idade quando finalmente o longa chegou às telas.
  • A produção foi filmada no estúdio de som Pinewood que tinha sido criado originalmente para 007 - O Espião Que Me Amava (1977).
  • As filmagens foram interrompidas duas vezes, primeiro  quando o estúdio pegou fogo e segundo, com a morte do pai de Tom Cruise. Depois do incêndio o restante do filme foi rodado em conjuntos construídos às pressas.
  • Nas cenas filmadas na floresta, tiveram todas as falas redubladas na pós produção, pois o ruído no set era muito alto.
  • As sequências de dança foram coreografadas por Arlene Phillips, que é famosa por seu antigo papel como juíza na série da BBC Strictly Come Dancing (2004). Ela é amiga de longa data do diretor Ridley Scott e era uma vez até serviu de babá para seus filhos.
  • Este foi um dos primeiros papéis principais de Tom Cruise. Antes ele havia trabalhado em apenas 6 produções, tendo destaque somente em “Negócio Arriscado” (1983). Seu desempenho em "A Lenda" chamou a atenção dos produtores Jerry Bruckheimer e Don Simpson, que o convidaram para interpretar o papel principal de “Top Gun” (1986), filme que, finalmente, tornou-o um astro. Em seguida veio “A Cor do Dinheiro” (1986), de Martin Scorsese. A partir daí, foi só subida em direção ao topo da fama.

BÔNUS: Clique nos links abaixo para fazer o download do filme.





Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.