Conversa de Cinema: A LENDA (The Legend) 1985
O diretor, Ridley Scott após alçar fama internacional entre os fãs de Sy-fy por conta do excelente trabalho em Alien, O Oitavo Passageiro e Blade Runner: O Caçador de Androides decidiu mudar de rumo e dirigiu A Lenda (The Legend, 1985), uma fábula estrelada por Mia Sara, Tim Curry e Tom Cruise.
A LENDA é uma envolvente história com uma trama simples e clássica que não a impede de ser encantadora e deslumbrante.
O roteiro foi escrito por William Hjortsberg. A música é do consagrado compositor Jerry Goldsmith (“Jornada nas Estrelas – O Filme”, de Robert Wise, “O Vingador do Futuro”, de Paul Verhoeven e “O Planeta dos Macacos”, de Franklin J. Schaffner).
Tim Curry, que esteve presente em “Os 7 suspeitos” (1985) e em “Os Três Mosqueteiros” (1993), mostra seu talento para interpretar vilões, e está ótimo no papel do demônio.
Existe todo um charme que tornou "A Lenda" um dos pequenos clássicos da década de 1980, justamente por ainda ter utilizado efeitos visuais práticos, funcionais e simples, que funcionaram muito bem aliados à sempre magistral "fotografia" de Ridley Scott.

CURIOSIDADES:
- Especula-se que Ridley Scott se inspirou na versão de 1946 de A Bela e a Fera (1946), bem como nos clássicos de animação da Disney como Branca de Neve e Os 7 Anões (1937), Fantasia (1940) e Bambi (1942).
- Há rumores de que o filme tenha servido de inspiração para a clássica série de games de Shigeru Miyamoto The Legend of Zelda. Lembrando que o título de trabalho era originalmente "Legend of Darkness" e talvez por isso, em Portugal o filme tenha o título de: A Lenda da Floresta Negra.
- O som dos unicórnios é na verdade uma gravação de baleias jubarte.
- O rosto de duende Blix (interpretada por Alice Playten) foi concebido com base no de Keith Richards dos Rolling Stones. De acordo com Playten, ele teve a idéia, que foi apoiada pelo diretor Ridley Scott. Ele então chamou Rob Bottin (especialista em maquiagem para efeitos especiais) para implementar o conceito.
- Ridley Scott se inspirou para escalar Tim Curry, depois de assistir The Rocky Horror Picture Show (1975).
- Mia Sara tinha apenas 15 anos durante as filmagens, em 1982. Contudo, o longa levou mais de três anos para ser concluído por Ridley Scott por causa de um histórico de produção extremamente conturbado. A moça já era maior de idade quando finalmente o longa chegou às telas.
- A produção foi filmada no estúdio de som Pinewood que tinha sido criado originalmente para 007 - O Espião Que Me Amava (1977).
- As filmagens foram interrompidas duas vezes, primeiro quando o estúdio pegou fogo e segundo, com a morte do pai de Tom Cruise. Depois do incêndio o restante do filme foi rodado em conjuntos construídos às pressas.
- Nas cenas filmadas na floresta, tiveram todas as falas redubladas na pós produção, pois o ruído no set era muito alto.
- As sequências de dança foram coreografadas por Arlene Phillips, que é famosa por seu antigo papel como juíza na série da BBC Strictly Come Dancing (2004). Ela é amiga de longa data do diretor Ridley Scott e era uma vez até serviu de babá para seus filhos.
- Este foi um dos primeiros papéis principais de Tom Cruise. Antes ele havia trabalhado em apenas 6 produções, tendo destaque somente em “Negócio Arriscado” (1983). Seu desempenho em "A Lenda" chamou a atenção dos produtores Jerry Bruckheimer e Don Simpson, que o convidaram para interpretar o papel principal de “Top Gun” (1986), filme que, finalmente, tornou-o um astro. Em seguida veio “A Cor do Dinheiro” (1986), de Martin Scorsese. A partir daí, foi só subida em direção ao topo da fama.
Gostou da postagem?