Animação em Foco: JOSIE E AS GATINHAS (Josie and the Pussycats) - 1970


Josie e as Gatinhas (Josie and the Pussycats) é uma banda de rock (fictícia) que começou sua carreira nos quadrinhos de Archie e sua turma, no final dos anos 60. Criada por Dan DeCarlo para a Archie Comics (publicado como She's Josie e Josie), inicialmente as histórias mostravam o dia-a-dia de Josie e sua amiga Melody. Somente depois o título foi alterado para Josie e as Gatinhas, apresentando Josie, Melody e uma banda de rock. E incluindo uma nova amiga: Valerie. Foi publicado de 1963 até 1982. 


Josie era a cantora e guitarrista do grupo e também a band líder, Melody era a baterista, Valerie tocava tamborim e era considerada o cérebro do grupo.cujas integrantes se vestiam com roupinhas de leopardo e usavam insinuantes orellhas e caudas em suas performances pelo mundo. Porém, fora delas, eram investigadoras e aventureiras enfrentando perigos, vilões e mistérios no melhor estilo Scooby-Doo.


A fama veio mesmo através dos desenhos animados produzidos pela Hanna-Barbera, exibida em 1970 pelo canal estadunidense CBS. Essa primeira série conta com 16 episódios. Porém, houve uma outra série em 1972-1974, conhecida no Brasil por Josie e as Gatinhas do Espaço (Josie and the Pussycats in Outer Space). Em nosso país, o desenho animado foi exibido pela primeira vez nas telinhas em 1972 quando estreou na TV Rio onde ficou até 1974. No ano seguinte o desenho começou a ser mostrado na Rede Globo dentro do Globo Cor Especial, onde permaneceu até 1979.
Em 1981, junto com um pacote de animações da Hanna-Barbera foi para a Bandeirantes, sendo mostrado dentro do infantil A Turma do Lambe-Lambe (Daniel Azulay) por alguns anos. Até que por volta de 1997 era uma das atrações do Cartoon Netwok, onde foi mostrado pela última vez por aqui.



Com o sucesso de Scooby-Doo, a Hanna-Barbera queria agora competir com os desenhos da turma do Archie, que levou a canção pop "Sugar, Sugar" para o topo das paradas em 1969. Os personagens do desenho cantavam canções do grupo real homônimo, formado pelos produtores. (Rock Bubblegum).  Sendo as verdadeiras vozes por trás da animação: Josie - Catherine Dougherty, Melody - Cheryl Ladd e Valerie - Patricia Holloway.



PERSONAGENS:
  • As cantoras eram Josie James (a ruiva e esperta líder), 
  • Melody Jones (a loira burrinha, mas sempre bem humorada) e 
  • Valerie Smith (negra e mais inteligente do grupo). 
  • Os irmãos Cabot: Alexandra (morena com parte do cabelo branco), morre de inveja de Josie, arisca e muito convencida, o que sempre leva a ela e a seus amigos a inesperadas aventuras; e Alexander (ou Alex), o empresário da banda, franzino, bem humorado, aparenta "auto-confiança", mas quando a situação fica difícil é o primeiro a tremer as pernas e sair correndo.
  •  Além do atlético Alan (disputado por Josie e principalmente por Alexandra) e o gato Sebastian (companheiro de Alexandra, muito esperto e genioso).
  • Na fase espacial, o grupo ganha um novo integrante, Bleep, do planeta Zelcor, um animalzinho peludo, misto de foca com ovelha.

DUBLADORES (Versão brasileira: Cine Castro/RJ e SP):


  • Josie: Nelly Valverde
  • Alan: Henrique Ogalla
  • Melody: Sônia Moraes
  • Alexander: Carlos Marques
  • Alexandra: Annette Funnicello/Glória Ladany
  • Valéria: Barbara Pariot e Míriam Thereza (em apenas um episódio).
  • Sebastian: efeitos vocais de Don Messick (mantidos no original)
  • Bleep: Henrique Ogalla


Em 2001, houve o filme live action: "JOSIE E AS GATINHAS" com Rachael Leigh Cook como Josie, Tara Reid no papel de Melody, Rosario Dawson interpretando Val. É uma comédia musical lançada pela Universal Pictures e Metro-Goldwyn-Mayer. Dirigido e co-escrito por Harry Elfont e Deborah Kaplan, o filme é superficialmente baseado nas personagens homônimas das histórias em quadrinhos e desenhos animados da Hanna-Barbera. O filme foi lançado diretamente em vídeo no Brasil.



SINOPSE: Josie (Rachel Leigh Cook), Valerie (Rosario Dawson) e Melody (Tara Reid) não se importam com o que está na moda ou o que é mais popular no momento. As três formam a banda Josie e as Gatinhas, fazem shows vestidas como gatas e estão mais interessadas em criar seu próprio estilo como banda de rock'n'roll. Um dia elas são descobertas por Wyatt Frame (Alan Cummings), um empresário musical que logo consegue para elas um contrato com a Mega Records e faz com que a banda se torne um sucesso nacional. Mas nem tudo são flores: Fiona (Parker Posey), que trabalha na Mega Records, pretende utilizar a banda para controlar a juventude da América através da música e, ao descobrir tais intenções, Josie e suas amigas farão de tudo para limpar seus nomes.

A novidade é que JOSIE E AS GATINHAS retornaram em 2017, em uma nova versão live action, agora como coadjuvantes na série de TV: RIVERDALE, do canal Warner. Confira abaixo um trecho do segundo episódio que faz uma referência aos quadrinhos e a série animada de Archie com uma versão atualizada da música ‘Sugar Sugar’. No episódio mostram Josie e as Gatinhas interpretando uma versão diferente de Candy Girl (Sugar Sugar), da banda Inner Circle, em parceria com Flo Rida. Música inspirada em um dos sucessos da banda fictícia ‘The Archies’, formada pelos personagens do desenho animado ‘A turma do Archie’.

BÔNUS:
Nos links abaixo, você pode baixar as duas séries animadas.

JOSIE E AS GATINHAS
JOSIE E AS GATINHAS NO ESPAÇO.

LEIA TAMBÉM: Animação em Foco: CAPITÃO CAVERNA e as PANTERINHAS (1977)

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.