Papo de Cinema: Os Monstros Atacam! - MOTHRA (1961)

Desde que o Japão foi utilizado para testar 'em campo' os efeitos da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses sempre tiveram 'uma coisa' com a radiação atômica e as mutações geradas por ela. 

O trauma da guerra e do ocorrido, obviamente, se refletiram no cinema. Assim em 1954 surgia o primeiro monstro gerado ou pelo menos 'acordado' por explosões atômicas: Godzila. Mas, o cinema japonês não parou no 'rei dos monstros', o lucro do filme obviamente acabou por gerar outros seres monstruosos. Mas, nem sempre, os monstros apresentados são realmente apavorantes ou tem credibilidade. É o caso de "MOTHRA', que nada mais é do que uma mariposa gigantesca...



Mas, não fiquem rindo! Assim como Godzila,  Mothra aparece em vários filmes e ficou imensamente (sem trocadilhos) popular, abaixo de "God" obviamente...

Surge: Mothra!


Após o estrondoso (também sem trocadilhos) sucesso do primeiro filme de Godzila, os produtores japoneses imediatamente começaram a procurar um outro monstro para atrair as plateias aos cinemas, foi quando surgiu a personagem Mothra. Sua primeira aparição foi em 1961. 

Neste filme a origem de Mothra não é contada em detalhes, mas ficamos sabendo que ela é uma criatura benevolente e pacifica. Seu local de moradia é a "Ilha Infant' ("Ilha Infantil", um nome pouco criativo diga-se de passagem), ali ela se renova perpetuamente nascendo de um ovo que é adorado pelos nativos. Para se comunicar ela se utiliza de um 'link' telepático com duas...hum!...duas...fadas telepáticas (!), que são...minúscula (!) e que são chamadas de: Shobijin, Cosmos ou Elias (?).



Nas continuações e nas aparições como convidada especial, sua origem é aprofundada. Por exemplo é explicado que Mothra é uma guardiã do mundo antigo que protegia a Terra de todas as ameaças. Sua ligação com a natureza é demonstrada ao sabermos que certa vez, quando uma civilização criou um dispositivo que controlava o clima, a Natureza criou: BATTRA, uma Mothra negra! 

Battra foi criada para combater a tal civilização malfeitora, porém, ela resolveu continuar sua destruição contra a humanidade, por chegar a mesma conclusão que o Sr Smith em "Matrix": a humanidade era o mal do mundo. Um vírus! Mothra então partiu para defender a nós pobres humanos! Derrotou sua 'genesis' e a prendeu no mar do Norte (então ela pode voltar!). Depois disto Mothra e Cosmos foram morar na Ilha Infant...

Esta origem é ampliada e modificada em filmes posteriores, e com a nova produção "Godzila, Rei dos Monstros" (ainda a ser lançada), tudo pode mudar novamente...

Sinopse de "MOTHRA"...


..... o navio Daini-Gen'you-Maru é atingido por um tufão e naufraga no Pacífico Sul. As equipes de resgate localizam sobreviventes numa ilha rochosa presumidamente inabitada, pertencente à nação de Rolisica e local de testes nucleares. O persistente e corpulento repórter Zenichiro (apelidado de "Buldogue" ou "Zen-chan") Fukuda e a esperta fotógrafa Michi Hanamura, se infiltram no hospital e descobrem que os náufragos estão bem de saúde e que alegam terem sido ajudados por nativos da ilha, o que é surpreendente devido à radiação.


Uma expedição organizada pelo milionário misterioso Clark Nelson vai à ilha investigar e o doutor Shin'ichi Chūjō descobre uma caverna com inscrições e plantas mutantes carnívoras que o atacam. Ele consegue sobreviver graças a ajuda de duas pequenas moças gêmeas (altura de 60 centímetros). Nelson fica sabendo das moças e em viagem posterior as rapta e as usa como um show musical, o das "fadas secretas". 

Mas elas avisam que "Mothra" irá resgatá-las. Chujo havia descoberto esse nome nas inscrições e não sabia o que era, até que os radares japoneses captam um estranho monstro em forma de larva nadando em direção ao Japão. Nada parece detê-lo até que o monstro chega a Tókio e se fecha num casulo. Pouco depois ele emerge como uma fera voadora monstruosa cujo bater de asas arrasa tanto as cidades japonesas com as de Rolísica, lugar que Nelson levara as fadas, esperando escapar da fúria do monstro.


Mais Detalhes e bônus...


Como sempre no Brasil as distribuidoras não conseguiram ficar satisfeitas em lançar o filme apenas com o titulo "Mothra". Elas queriam algo mais chamativo, mais cativante e que despertasse a curiosidade. 

Assim, tiveram a ideia genial de colocar o seguinte titulo: "Mothra, A Deusa Selvagem". Muito melhor, ein? Da a ideia de algo violento, sem domínio ou de algo mais...sensual.

Mas, é claro que agora você quer assistir ao filme! E por isto providenciamos um link onde você poderá faze-lo e com dublagem original da AIC SP....

Ah, mas você queria baixar!!  Sem problemas, tem um ,link do MEGA...

Com vocês: 


Para assistir:

Evolução da personagem: 




Matéria Relacionada:

2 comentários:

  1. Gostei mas gostaria mais se desse crétito a minha postagem no ok.ru Sé7ima Arte

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.