Memória em Quadrinhos: ARES, O DEUS (VILÃO) DA GUERRA (1942)


Segundo a mitologia, Ares era o deus grego das guerras, da guerra selvagem com sede de sangue, conhecido também em Roma como Marte, filho de Zeus e Hera, de quem herdou o mal gênio da mãe e a força do pai. Pertence a geração dos grandes doze deuses do Olimpo. Ares era guerreiro, gostava muito de guerras, batalhas e brigas, era muito violento, sanguinário, pelo contrário de muitos ele só encontrava sua paz, em suas lutas e batalhas. Era ele quem governava a cidade de Esparta. Em suas lutas sua chegada era anunciada com gritos que causavam pânico nas pessoas.
Ares é o mais antigo e um dos maiores vilões da Mulher-Maravilha de todos os tempos. Aparecendo pela primeira vez na revista MULHER-MARAVILHA #01, em 1942 (Pré Crise nas Infinitas Terras) e MULHER-MARAVILHA #01 (Volume 2) Fevereiro de 1987 (Pós Crise). O personagem foi criado e escrito também por William Moulton Marston, o psicólogo criador da Mulher-Maravilha. Um pequeno e quase esquecido detalhe é que logo após sua estréia seu nome nos quadrinhos deixou de ser Ares (Deus grego da Guerra) e passou a ser Marte (Deus romano da Guerra).


Ao longo dos anos foram apresentadas diversas versões do deus Ares nas histórias da Mulher-Maravilha, e em cada uma delas, o deus vilão tem uma personalidade diferente.
Como a maioria das divindades Olimpianas seus poderes são energizados através dos combates dos mortais. Ares possui super força e resistência superior, além de ser um mestre estratégico e possuir um vasto arsenal bélico. Sua armadura é virtualmente indestrutível. De acordo com a continuidade adotada pela DC, tempos atrás, a meia-irmã de Ares, Ártemis, anunciou seu plano para criar uma raça de mortais na Terra. Temendo que esta raça servisse como voz de paz e harmonia entre seus seguidores, Ares se opôs aos planos de sua irmã a contragosto de outros deuses. Assim, ele jurou que esta nova raça de mulheres, as Amazonas, seriam sempre ameaçadas por diversos inimigos. Ele não sabia como seu destino se interligava com a das Amazonas. Logo, Ares abomina as amazonas e principalmente, a Mulher-Maravilha que simboliza a paz e a pacificação entre os homens. 
Ares também é apresentado como machista e egocêntrico, freqüentemente tentando diminuir Diana tratando-a como se ela não fosse capaz de detê-lo. O detalhe é que em quase todos os combates entre Diana e Ares, ele acaba morrendo no fim.
Assim como o visual da Mulher Maravilha foi ajustada por diferentes artistas ao longo dos anos, várias versões de Ares, com várias personalidades e aparências físicas, também foram apresentadas. 

O visual de maior duração do personagem, desenhado por George Pérez (Pós Crise), é a de um guerreiro grego de olhos vermelhos vestido com armadura de batalha negra e o rosto escondido por um capacete ático.


OS PODERES DE ARES:
  • Necromancia: Poder de controle sobre os mortos;
  • Pirocinese: Capacidade de criar fogo de forma mágica;
  • Interdimensionalidade: Habilidade de viajar entre dimensões;
  • Alteração da dimensão corporal: Capacidade de aumentar ou diminuir o seu corpo para qualquer tamanho;
  • Metamorfose: Pode alterar a sua aparência física de qualquer forma;
  • Invulnerabilidade: O seu corpo não pode ser afetado por qualquer arma ou ataque;
  • Controlo da mente: Tem a capacidade de controlar a mente tanto de seres vivos como dos mortos;
  • Manipulação das trevas: Utiliza a energia criada pelas trevas para atacar os seus inimigos;
  • Superforça;
  • Supervelocidade
  • Voo;
  • Magia;

Como a origem da Mulher-Maravilha nas telonas do cinema está ligada a dos ‘Novos 52’,e como o antagonismo se estende por toda a história de Diana nos quadrinhos não foi surpresa que ARES (interpretado pelo ator David Thewlis) tenha sido o grande vilão do primeiro filme solo da heroína.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.