Animação em Foco: CAPITÃO CAVERNA e as PANTERINHAS (1977)


CAPITÃO CAVERNA e as PANTERINHAS (Captain Caveman and the Teen Angels) é um desenho animado de 1970, criado por Joe Ruby e Ken Spears, e produzido pela Hanna-Barbera. Foi transmitida originalmente no canal de televisão norte-americano ABC (American Broadcasting Company), de 10 de setembro de 1977 a 21 de junho de 1980. O Capitão Caverna e as garotas tiveram um total de 40 episódios: 16 em "Scooby´s All-Star Laff-A-Lympics" entre 1977 a 1978, mais 8 em "Scooby´s All-Star" entre 1978 a 1979 e finalmente 1980 com 16 novos episódios somente com eles.


O Capitão Caverna era um ser baixinho, troglodita, coberto de pelos e armado com um porrete "mágico" em mãos. No desenho, estava acompanhado por três garotas (uma paródia das Panteras), nos desenhos: Brenda (negra), Kelly (morena) e Sabrina (loira).
Antes de ganhar seu próprio seriado, o Capitão estreou na TV em 1977 – como um dos segmentos do programa estrelado por Scooby-Doo. Depois, ele voltaria a aparecer no programa dos Flintstones em 1977.


Já na abertura conhecemos um pouco deste intrigante personagem: "libertado de seu milenar bloco de gelo, surge o primeiro super-herói da história, o Capitão Caveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerna."


Além do inesquecível grito do Capitão, também lembramos do bordão inserido na dublagem brasileira: “tem caroço nesse angu“, seu pelo onde ele guardava um zilhão de coisas, seu "Caverna’s Car" que lembrava o furgão do Scooby Doo, aliás, as suas histórias tinham vários mistérios que lembravam muito os do desenho do Scooby.
Outra coisa inesquecível era seu tacape mágico de mil e uma utilidades, sempre que ele corria perigo ou necessitava de ajuda, esse porrete aparecia com algum apetrecho, bem ao estilo tecnológico dos Flintstones.

No Brasil, onde recebeu o título de Capitão Caverna e as Panterinhas o desenho foi exibido pela primeira na TV Globo em março de 1978, sendo levado ao ar às 13h30. No ano seguinte fazia parte dos desenhos da faixa HB 79, que era mostrada às 17h. Ficou na Globo até por volta de 1983. Há alguns anos atrás, foi adquirido pelo SBT para exibições no Sábado Animado. Também foi exibido no canal por assinatura Boomerang.

O desenho teve duas dublagens que além de elencos de vozes diferentes mudou o nome de alguns personagens. Na dublagem original feita pela Herbert Richers, as ajudantes do herói eram chamadas de Sabina (negra), Nelly (morena) e Gilda (loira). Já na redublagem feita pela Cinevídeo as meninas eram: Brenda (negra), Kelly (morena) e Sabrina (loira).

Dubladores:
                     Nos EUA:
Capitão Caverna: Mel Blanc
Brenda: Marilyn Schreffler
Kelly: Laurel Page
Sabrina: Vernee Watson

                      No Brasil:
Capitão Caverna - Mário Monjardim (primeira voz) e Pietro Mário (segunda voz)
Sabrina: Sumara Louise
Kelly: Neusa Tavares (primeira voz) e Vera Miranda (segunda voz)
Brenda: Maralise Tartarini (primeira voz), Carmem Sheila (segunda voz) e Neusa Tavares (terceira voz)

O Capitão Caverna tinha dificuldades para se expressar, era bem ingênuo e atrapalhado, teve 40 episódios. Mas, mesmo após o término de sua série o personagem ainda apareceu em diversos outros desenhos, e chegou a ter um filho na nova versão dos Flintstones. Esse desenho levou o nome de “Capitão Caverna e seu filho Caverninha (Capitain Caveman and Son).“ Também produzida pelos estúdios Hanna-Barbera (1986) e que também teve 2 temporadas. O desenho mostrava o super-herói da idade da pedra, Caverna, que agora tinha a ajuda de seu filho Caverninha. Juntos, pai e filho lutavam para desvendar crimes e mistérios em Badrock, onde moravam. 



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.