Falando em Série: BIG VALLEY (1965)


Big Valley (The Big Valley) foi um seriado de TV americano do genero Faroeste exibido nos Estados Unidos de 15 de setembro de 1965 a 19 de maio de 1969. A série ficou no ar por 4 temporadas, totalizando 112 episódios.
Estrelado pela aclamada atriz Barbara Stanwyck, o seriado contava a história de uma viúva que assume as propriedades do marido e chefia a família Barkley, durante o século 19. No elenco, estavam também Richard Long, Peter Breck, Charles Briles, Linda Evans e Lee Majors.

"Big Valley" estreou com muito sucesso no Brasil em 1966, pela TV Excelsior e ao longo dos anos, foi exibida por algumas outras emissoras. Ainda hoje é lembrada com muito carinho pelos fãs brasileiros, mesmo depois de tanto tempo.



SINOPSE: As histórias da série giravam em torno da família Barckley: Victoria (Barbara Stanwyck) , viúva com quatro filhos, era dona do rancho Barckley; Jarrod (Richard Long), o filho mais velho, um advogado; Nick (Peter Breck), responsável em administrar o rancho; e Audrey (Linda Evans), que ajudava no rancho. Também havia Heath Thomson Barkley (Lee Majors), um filho ilegítimo de seu marido com outra mulher. Os Barkley eram donos de minas de ouro, campos de exploração e várias cabeças de gado, sendo a família mais poderosa do Vale de São Joaquim da Califórina. No entanto, seus ricos integrantes não estavam imunes às tribulações da vida, a começar pela matriarca Victoria que lutava como podia para cuidar dos seus filhos.

A série foi criada por AI Bezzerides e Louis F. Edelman e produzida por Levy-Gardner-Laven para a Four Star Television .

Emissora: ABC.
No Brasil: TV Excelsior, TV Bandeirantes e TV Record.
Dublagem Brasileira: Estúdios da AIC
Transmissão Original: de 15 de setembro de 1965 a 19 de maio de 1969.
Duração média por episódio: 50 minutos.
Temporadas: 4 (112 episódios).


CURIOSIDADES:
  • THE BIG VALLEY ficou conhecido por ser um dos primeiros faroestes a apresentar personagens femininos fortes e determinadas.
  • O tema principal do título da série e a música incidental principal foram compostos por George Duning.
  • Aproveitando o grande sucesso da série, a Dell Comics publicou alguns quadrinhos (6 revistas) que foram publicados entre 1966 a 1969, todas ilustradas com fotos da série. 
  • Big Valley também marcou o início de carreira de Linda Evans (Dinastia) e Lee Majors (O Homem de seis milhões de dólares) que depois ficaram famosos por seus papéis nestas outras séries.
  • A série estreou com muito sucesso no Brasil no dia 4 de julho de 1966, pela TV Excelsior, no horário da segunda-feira às 20h30, onde ficou até o ano de 1969. Em 1971 começou a ser apresentada nas noites da Bandeirantes onde ficou até o ano seguinte. Mas voltou à televisão brasileira em 1973 pela Record, chegando a ser exibida na madrugada do canal até 1975. Big Valley voltou à programação da Bandeirantes em 1976, exibida diariamente às 19h e mais uma vez fez parte da grade de programas da TV Record a partir de 1978, onde permaneceu até 1980 quando foi exibida pela última vez no Brasil.
  • Considerada a primeira série de TV a apresentar em seu elenco principal um filho assumidamente bastardo: Heath Thomson Barkley. interpretado pelo jovem ator: Lee Majors.
  • O personagem Eugene Barkley (Charles Brilles), o caçula, apareceu somente nos cinco primeiros episódios e depois desapareceu sem deixar vestígios: os roteiristas o cortaram da trama que continuou como se ele nunca tivesse existido.
  • A série começa alguns anos após a morte do patriarca da família, Thomas Barkley. Embora ele nunca seja mostrado na série (exceto numa pintura), o personagem de Thomas Barkley é referido como um ponto importante da trama muitas vezes. 
  • No episódio "The Jonah", exibido em 1968, a banda em uma dança da cidade pode ser ouvida tocando "Emperor Waltz", de Johann Strauss II , ou " Kaiser-Walzer ". A valsa foi apresentada pela primeira vez em Berlim em 21 de outubro de 1889, que, quando chegasse ao oeste americano, indicaria um período de 1890 ou mais tarde. No entanto, como isso parece muito mais tarde do que outras referências históricas da série, provavelmante marca um erro de produção.
  • No primeiro episódio, intitulado "Palms of Glory", o túmulo de Thomas Barkley (1813-1870) é mostrado depois que é comentado que ele lutou contra a ferrovia há seis anos. Mais tarde, no mesmo episódio, Frank Braun lembra Nicholas, Jarrod e Eugene Barkley sobre como "Seis anos atrás, seus pais lutaram e morreram por isso, dando a entender que o ano em que estão é 1876.
  • Já no episódio "A Odisséia de Jubal Tanner", Audra afirma que seu pai morreu há seis anos, o que - por "Palms of Glory" - chegaria a 1876, mas Jubal parece sugerir que ele se foi há 30 anos desde a morte de sua esposa Margaret Tanner, mostrando que ela havia morrido. em 1854, que colocaria o ano dos eventos da série por volta de 1884.
  • No episódio da segunda temporada "Hide the Children", Nick Barkley faz referência a que o presidente Ulysses Simpson Grant está na Casa Branca . O mandato de Grant foi de 4 de março de 1869 a 4 de março de 1877.
  • No quarto e último episódio da temporada "They Called Her Delilah", o telegrama que Jarrod recebeu de Julia em 27 de abril de 1878 pode ser visto na tela. 
  • No episódio "The Long Ride", na quarta temporada, em que uma amiga de Audra Barkley foi morta, um túmulo recém cavado tem um marcador no ano de 1878. Também no episódio da quarta temporada "The Prize", Heath enterra a esposa de um fora da lei, acrescentando um marcador de 5 de maio de 1878.
  • Assim, enquanto a maioria dos episódios que dão datas apontam para o final da década de 1870, existem irregularidades que impedem que isso seja declarado definitivamente.
  • Em 1966, Barbara Stanwyck em sua primeira temporada como Victoria Barkley, ganhou o Emmy de melhor atriz principal em uma série dramática. Ela também voltou a ser indicada mais duas vezes (1967 e 1968) por seu trabalho em The Big Valley e ganhou três indicações ao Globo de Ouro como Melhor Estrela da TV pelo papel (1966, 1967, 1968). E, em 15 de março de 1967, Stanwyck foi nomeada a atriz de TV favorita nos prêmios da revista Photoplay que foi ao ar como um episódio especial do The Merv Griffin Show (David Janssen, de "O Fugitivo, foi nomeado o ator de TV favorito). 
  • Big Valley também foi reconhecido pela qualidade da produção de cada pisódio. Em 1966 e 1968, a American Cinema Editors (ACE) nomeou Big Valley como o Melhor Programa de Televisão Editado do ano (para os episódios "40 Rifles" e "Disappearance", respectivamente).
  • Enquanto a série se passava principalmente na cidade de Stockton e nas proximidades, as filmagens ocorreram no sul da Califórnia. Sendo ainda parcialmente filmado no Wildwood Regional Park em Thousand Oaks, Califórnia 
  • Vários episódios da série de TV original foram combinados em filmes de longa-metragem, assim como oss ​​episódios em duas partes: "Legend of a General" e "Explosion!" que também foram transformados em filmes de longa metragem.
  • Em 2012, uma versão cinematográfica de The Big Valley, estrelada por Susan Sarandon e Jessica Lange no papel de Victoria Barkley, chegou a ser produzida. Mas, foi suspensa por tempo indeterminado após o suposto diretor do filme, Daniel Adams, ser indiciado por fraude referente a dois filmes anteriores e processado por alguns investidores. 


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.