FALANDO EM SÉRIE - "DECOY" - UM MARCO PARA AS MULHERES!

 A missão do Memória Magazine,  tanto do blog quando do grupo no Facebook, é relembrar produções do passado que estão na memória de muitos e também, na medida do possível, trazer produções que não conhecemos, mas que influenciaram tudo o que assistimos hoje. A matéria de hoje traz uma série importante para as mulheres e com um cancelamento causado por algo...inesperado. Seu titulo era: "DECOY"... Vamos relembrar, ou conhecer, juntos? 





Há vários blogs e sites por aí que afirmam que a primeira série policial estrelada por uma mulher foi: "POLICE WOMAN". Bem esta afirmação esta certa...e também errada! Como é possível? Bem, estes sites e blogs quando falam em "Police Woman", estão se referindo a série estrelada por Angie Dickinson e que foi apresentada em 1974...




Só que esta não foi a primeira série policial que teve como protagonista uma mulher. Dezessete anos antes, em outubro de 1957, foi lançada "DECOY", esta sim a pioneira em apresentar uma mulher no papel principal como policial. A atriz que estrelava a série era Beverly Garland. Mesmo após ter sido cancelada, a série foi repetida por 7 anos (!!) e acabou gerando o engano que citamos nos parágrafos iniciais, porque foi exibida com o titulo: "POLICE WOMAN"...




Quando exibida no Brasil o titulo escolhido para a série foi: "A Armadilha". Embora fizesse algum sentido, a tradução ficaria melhor "Chamariz" ou "A Isca". A série girava em torno da policial feminina Patricia 'Casey' Jones, escalada para trabalhar disfarçada ou infiltrada. Assim, em cada episódio ela aparecia de uma forma diferente, podia ser uma socialite, uma cantora, uma traficante de armas, uma viciada em jogos, uma enfermeira, uma traficante e assim por diante. 




Assim, como acontecia na série "Na Corda Bamba" (matéria aqui), a protagonista tinha uma narração em off na entrada de cada capitulo. No primeiro episódio apresentando a si própria e nos demais a essência da história do dia. Abaixo a do primeiro episódio: 


Abaixo da linha, voce escolhe e nós fazemos. Hoje, amanhã, semana que vem, vamos nos passar por recepcionistas, garotas da sociedade, modelos, tudo e qualquer coisa que o Departamento nos peça. Somos 249 no Departamento. Temos duas coisas em comum, que sempre carregamos conosco onde quer que vamos: nosso distintivo, chamado de "potinho" e um revolver .32. Somos as melhores de Nova York...somos mulheres policiais"




 

Durante a série Casey não teve nenhum parceiro em seu trabalho policial e os episódios revelam muito pouco sobre a vida pessoal da personagem. A única coisa que ficamos sabendo sobre ela, é que ela amou um policial que foi morto em serviço. Uma curiosidade para a época, é que Casey não era a 'policial frágil' que precisava de um parceiro homem para ajudá-la nas horas de apertos. Em um episódio, ela recebe ordem de estrangular um policial grandalhão e ela dá conta do serviço! (Pede desculpas depois, quando se encontram no Departamento)




A série era anunciada como: "A melhor série que voce já viu!" Ela foi classificada entre os 10 melhores programas não apenas durante seu lançamento e exibição, mas muito tempo depois. Ainda assim teve apenas uma temporada de 39 episódios. Mas, se a série era tão boa, por que foi cancelada?


Vocês podem não acreditar, mas a produção foi interrompida em 29 de maio de 1958, porque...os produtores não tinham dinheiro para continuar!!! A série então passou a ser reprisada durante 7 anos!!! Seus episódios caíram em domínio publico, porém não se consegue encontrar nenhum episódio completo legendado ou dublado. 


Por esta razão anexamos abaixo um trecho dublado e o trailer da série em inglês...








Talvez também se interesse em ler: 

Falando em Série: POLICE WOMAN (1974)

Falando em Série: NA CORDA BAMBA (1959/1960)

Falando em Série: MANNIX (1967)

FALANDO EM SÉRIE: KATY MAHONEY, A "DAMA DE OURO" (LADY BLUE) - 1985

FALANDO EM SÉRIE - "THE PRETENDER" - O HOMEM QUE PODIA TORNAR-SE QUEM QUISESSE...

Falando em Série | "LIFE ON MARS (UK)" - (2006)





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.