Falando em Série | "LIFE ON MARS (UK)" - (2006)


Ocasionalmente, a fim de prestigiar nossos leitores mais jovens, evitamos ir no fundo de nossos baús de memórias e aproveitamos pra resgatar algumas coisas um pouco mais recentes. Por isso, o FALANDO EM SÉRIE da vez vai resgatar uma produção inglesa do ano de 2006, LIFE ON MARS. Uma curiosa, criativa e intrigante série policial que aborda de forma única os desdobramentos de uma viagem temporal na vida de um detetive policial. Ou seja, o personagem principal é alguém dos anos 2000 que vai parar misteriosamente na década de 70 e lá, tem de continuar exercendo seu ofício. Apesar de não ser muito popular, teve 2 temporadas, um spin off e quatro (4) versões de outros países. No Brasil só foi vista na TV por assinatura, mas deixou fãs. Ainda assim, recomendo e te convido a conhecer um pouco mais deste interessante seriado de TV. 

“Meu nome é Sam Tyler. Eu tive um acidente e acordei em 1973. Estou louco, em coma ou voltei no tempo? O que quer que tenha acontecido, parece que eu pousei em outro planeta. Agora, talvez se eu descobrir a razão, eu possa voltar para casa.”

SINOPSE: No ano de 2006, o policial Sam Tyler (John Simm) fazia uma investigação de sequestro quando sofreu um terrível acidente de carro e ficou desacordado. Ao acordar, ele percebe que está no ano de 1973. Ainda muito confuso, Sam descobre que ainda é detetive e que trabalha para mesma delegacia. Aos poucos Sam vai percebendo que sua volta ao passado tem a ver com o crime que estava investigando.


Título: LIFE ON MARS
País: Reino Unido (UK)
Ano: 2006
Gênero: Ficção / Policial / Drama
Emissora: BBC
Criadores:  Matthew Graham, Tony Jordan e Ashley Pharoah
Elenco Principal
- John Simm ... Sam Tyler
- Philip Glenister ... Gene Hunt 
- Liz White ... Annie Cartwright 
- Dean Andrews ... Ray Carling 
- Marshall Lancaster ... Chris Skelton 
- Noreen Kershaw ... Phyllis Dobbs 
- Tony Marshall ... Nelson 
Produtores: Cameron Roach e Marcus Wilson
Produtores executivos: Jane Featherstone, Matthew Graham e Claire Parker
Companhia produtora: Kudos Film and Television em associação com a Monastic Productions
Episódios: 16, com duração média de 40 min, distribuídos em 2 temporadas. 


OPINIÃO:
Para quem é fã de séries policiais dos anos 70 e 80, Life on Mars é uma excelente diversão. A série combina os clássicos casos de polícia da semana com uma trama maior e mais abrangente, com uma "pitada" de ficção científica. Algo que prende sua atenção, assim como oferece muitas possibilidades, tanto dramáticas como cómicas a cada episódio. Destaque para a excelente ambientação na década de 70 e para as críticas sociais embutidas em cada caso. A dupla Sam Tyler e Gene Hunt é engraçada, os momentos de alivio cômico vem principalmente do chefe Hunt, o boca suja do bando. O personagem principal, Sam Tayler, sente-se como se vivesse em Marte na canção de Bowie, embora aos poucos vá descobrindo que ali existe uma vida que vale a pena ser vivida. Os demais personagens tem boa interação e aos poucos tornam-se cativantes e junto com a excelente trilha musical, logo tomam conta da sala. Apesar de ter apenas duas temporadas, tem um final. Claro que polêmico e que não agradou a todos. Mas, ainda assim, pra uma série encerrada é mais do que estamos acostumados a receber. Enfim, é uma série muito boa e recomendável. Talvez por ser inglesa, as vezes falte um certo ritmo e maior carisma por parte do personagem principal. Mas, mesmo assim, recomendo. Nota: 7,5/10


CURIOSIDADES:
  • "Life on Mars" ganhou esse nome por causa da música de David Bowie, música do disco "Hunky Dory" (1971). Diante das loucuras do mundo na época, Bowie divaga se ele estaria vivendo em Marte, diante de tanta esquisitice vivenciada naquele tempo. Ou seja, essa linha de pensamento é o que permeia a própria essência da série. A canção tocou em todos os episódios nos créditos finais.
  • Matthew Graham afirmou que inicialmente havia algumas preocupações quanto se a produção seria capaz de licenciar a música, o que, se tivesse sido negado, exigiria um novo título da série. Outra canção de Bowie, " Space Oddity ", é usada nos trailers da BBC que anunciam a série. 
  • Em vários episódios, Gene Hunt adota o nome "Gene Genie", em referência a mais uma canção de Bowie, "The Jean Genie", utilizada no quarto episódio . Outra faixa de Bowie, "Changes", é tocada nos créditos finais do final da segunda temporada.
  • Em 2008, um spin off títulado: "ASHES TO ASHES" estreou como uma continuação de Life on Mars. A série conta a história de Alex Drake (Keeley Hawes), uma policial a serviço da Polícia Metropolitana de Londres que é baleada em 2008 e inexplicavelmente recupera a consciência no ano de 1981.
  • Curiosamente, já no primeiro episódio ficamos sabendo que a policial, antes do atentado, ou seja nos anos 2000, vinha estudando os registros dos eventos vistos na série Life on Mars através de relatos feitos por Sam Tyler (John Simm) após este recobrar a consciência.
  • "ASHES TO ASHES", além de nomear o spin off, também é uma canção de David Bowie. A música traz de volta o personagem "Major Tom", da canção "Space Oddity" (1969). Em Ashes to Ashes Major Tom expressa uma realidade, triste e vazia.

  • Além do Spin Off, Life on Mars ganhou quatro (4) remakes, um americano de mesmo nome que apesar de ter tido uma única temporada, teve 17 episódios, outro russo chamado "Dark Side of the Moon" que teve 2 temporadas e um total de 32 episódios, uma versão Tcheca chamada: "World under the Head" com 10 episódios  e ainda uma versão Sul Coreana traduzida como: "Raipeu on Maseu" que teve 16 episódios.

  • Oito (8) episódios de uma hora de Life on Mars (UK) foram transmitidos semanalmente nas noites de segunda-feira às 21h pela BBC. Os episódios da série foram escritos principalmente por seus criadores Jordan, Graham e Pharoah, mais tarde acompanhados por Chris Chibnall como o quarto escritor da primeira série. Para a segunda temporada, Graham, Pharoah e Chibnall voltaram a escrever os episódios, acompanhados por Julie Rutterford , Guy Jenkin e Mark Greig.
  • De acordo com a produtora executiva, Jane Featherstone, em 2006, uma versão cinematográfica da série também era uma possibilidade. "Life on Mars funcionaria muito bem na tela grande!". 
  • A canção: "Life on Mars" toca em um iPod no carro de Sam enquanto ele é atropelado, e em uma fita K7 dentro de um Rover P6 quando ele acorda em 1973.


Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco.

 

Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

NAFTASÉRIE | BONANZA

PILOTOS FRACASSADOS - "CASSINO ROYALE" - O FILME QUE QUASE MUDOU A HISTÓRIA DE JAMES BOND QUE CONHECEMOS!

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.