PAPO DE CINEMA | QUANDO CHRISTOPHER REEVES QUASE VOLTOU A ENCARNAR SUPERMAN!!
Como deve ser do conhecimento da maioria, logo depois do término das gravações de "Superman II", Christopher Reeves ameaçou não fazer mais o papel. Mas, o diretor da sequência implorou que ele voltasse e ele acabou cedendo. Resultado: um filme sofrível, seguido de outro ainda pior, que inclusive afetou a carreira do ator. Mas, apesar disto, em 1991 ele estava em negociações para um grande retorno como o 'Homem de Aço'. Nossa matéria fala sobre este assunto e também sobre o que seria o enredo...
Embora Reeves tenha reclamado sobre os efeitos do fracasso de "Superman IV" em sua carreira, ele até hoje é olhado como a melhor escolha possível na época para o papel. De fato, ele é considerado por alguns o Superman definitivo (até agora). Assim seria normal que Ilya e Alexander Salkind, os então detentores dos direitos de uso do personagem, o procurassem para um novo filme.
Os Salkinds tinham uma história que eles acreditavam que poderia desfazer o estrago causado a franquia, por seus dois últimos filmes (lembrando que o III não foi mal nas bilheterias). O titulo seria "Superman V" ou "Superman Reborn" (também se cogitava os dois títulos juntos...). Os Salkinds haviam convidado para escrever o roteiro Cary Bates, que havia sido escritor regular dos títulos de Superman nas hqs. até 1986, quando a DC resolveu reformular o personagem com John Byrne.
Bates e os Salkinds haviam se tornado amigos e isto lhe rendeu ser um dos principais escritores da série de TV do "Superboy". E foi nos sets de filmagem de "Superboy", que Bates mostrou aos Salkinds um roteiro que havia escrito anos antes para um filme de Superman. Ao que parece o roteiro agradou aos dois, a ponto deles procurarem Reeves com a proposta de um novo filme. O roteiro colocaria Superman em um confronto mano a mano com ninguém menos do que Brainiac (sim, o terceiro filme também cogitou Brainiac e Mr Mxyzptlk). Pareceu interessante? Então leia o próximo paragrafo!
O ROTEIRO QUE APAGARIA SUPERMAN III & IV...
É possível que muitos gostem do roteiro, particularmente não acho que seria interessante, especialmente considerando-se a tecnologia existente na época e já mostrada nas produções anteriores. Os primeiros conceitos para o que seria "Superman V" envolvia...a morte de Superman! Não estranhe, pois esta ideia estava presente em vários roteiros abandonados dos anos 90 e 2000. Porém, destacamos que estávamos a um ano do evento em quadrinhos "A Morte de Superman"...
Bates havia tido uma ideia para uma reinicialização dos quadrinhos de Superman em 1986 onde ele morreria e retornaria reformulado. O cenário de Bates exigiria uma minissérie em cinco ou seis partes, que mostraria a 'morte' do Super e seu renascimento dentro de um sol amarelo. E é agora que a 'coisa' pega!
Aparentemente há um rascunho em que Brainiac emerge em Metrópolis, enquanto Clark tenta resolver a questão de seus sentimentos por Lois. Os dois (Superman e Brainiac) entram em conflito e Superman acaba morrendo na batalha. Antes de seu último suspiro, ele confessa seu amor por Lois. A alma de Superman entra no corpo de Lois e a impregna com seu espirito (!!!). O bebe nasce dias depois e chega a idade adulta em apenas três semanas...Lois é morta no ato final, inspirando o novato Superman a abraçar seu legado e finalmente derrotar Brainiac...
Em um rascunho posterior a história é modificada. Desta vez Superman vai procurar um...psicanalista para discutir seus problemas de dupla identidade e seus sentimentos por Lois. Lá vem Brainiac para Metrópolis, trazendo a tira colo sua criação: "Doomsday" e a batalha resultante mata Superman. O Projeto Cadmus rouba o corpo do Super, na esperança de cloná-lo. Ai temos a bobagem da 'jornada espiritual', onde o espirito de Superman é convencido que seu trabalha não terminou...
O corpo de Superman é revivido por seu espirito (!!), mas sem poderes. Claro, que Superman, mesmo assim retorna a Metropolis, para se reconciliar com Lois e derrotar Brainiac (após recuperar seus poderes de alguma forma...). Este roteiro conta como o terceiro e coincide com o inicio do evento dos quadrinhos da morte de Superman (era 23/08/1992).
FINALMENTE O ROTEIRO DO FILME
"Superman Reborn" apresenta um Brainiac como um robo assustador e não um homem verde e careca. Ele domina o espaço com sua nave super avançada, destruindo planetas e aprisionando uns poucos sobreviventes. Possui um ajudante, que secretamente o odeia: Kosmo. Este ajudante atrai Brainiac para a Terra na esperança que Superman o derrote.
Lois ainda não conhece o segredo de Clark, e esta cansada de Superman ter sempre que sair por causa de alguma emergência. Resolve então deixar Metrópolis, para trabalhar no Los Angeles Times. Mas, quando vai sair da cidade Brainiac lança um campo de força sobre seus limites. Um policial se sacrifica para salvar um adolescente e Brainiac usa o corpo do policial para clonar um para si próprio! Para quê? Para que possa ser retratado por um ator da época e para logicamente, tentar conquistar Lois!!
Há um confronto entre o Superman e Brainiac e ele (Superman) aparentemente cai morto após uma terrível explosão! Brainiac então passa a tentar conquistar Lois, por achar divertido roubar o amor de Superman (sem necessidade , o cara não esta morto?). Mostrando que o roteiro continuava 'pueril', Lois pede um tempo (dois dias) a Brainiac para ficar de luto por Superman...Claro que aproveita para fazer amizade com Kosmo e trama contra Brainiac.
Como nos quadrinhos, Brainiac reduzia as cidades e os sobreviventes e os colocava em garrafas, uma destas cidades era Kandor...O corpo de Superman estava em Kandor, na 'Pirâmide de Cura' (médicos de Kandor o retiraram da luta)...Para variar, havia um ancião contrário a tentar reviver Superman, ele era Max-Dur um rival de Jor-El...Superman acorda em uma estranha roupa branca (semelhante a de Marlon Brando no primeiro filme)e com barba.
A cidade de Kandor está sob uma lâmpada vermelha que Brainiac usava para iluminar a cidade miniatura, imitando um sol vermelho. O conflito central do roteiro é a escolha de Superman entre se reconectar com suas raízes kriptonianas e aceitar uma vida sem poderes, ou suas responsabilidades heroicas. Óbvio que aparece um interesse amoroso kriptoniano: Lyla Lerrol.
Enquanto isto lá fora...Brainiac decide matar os sobreviventes de Metrópolis (que também estava em uma de suas garrafas), "acidentalmente" por asfixia. E assim "livrar Lois de seu passado" (para um super vilão, ele é bem imbecil). Já Lois, com a ajuda de Kosmo, consegue entrar na garrafa de Kandor para encontrar Superman. Isto acaba causando a morte de Lyla (estava sobrando mesmo) e de alguma forma faz Max-Dur mudar de ideia com respeito a família El.
Superman finalmente confessa seu amor por Lois (mas não estava interessado na outra?) e claro, derrota Brainiac nos restos dizimados do planeta de Kosmo (justiça poética). Depois de Metropolis retornar a Terra, Clark revela seu segredo para Lois e a pede em casamento. Ela aceita e os dois saem voando em mais um dos finais padrão dos filmes anteriores...
Claro que esta roteiro não tinha como ir para a frente! Primeiro por ser mais 'história em quadrinhos' do que os filmes antecessores. A tecnologia da época não permitiria que muito do proposto fosse mostrado de forma satisfatória. E tem a Warner Bros...Com os filmes do Batman dominando as bilheterias nesta época, a empresa tomou a decisão de produzir seus próprios filmes de super-heróis.
E exercendo seu direito de recusa de roteiros, a Warner não aceitou o de "Superman Reborn" , eliminando de vez o retorno de Christopher Reeves e mais: encerrou a série do Superboy e tirou os irmãos Salkinds da jogada. Deu sinal verde para "Lois & Clark" (As Novas Aventuras do Superman). Somente em 2006, a Warner lançaria um filme de Superman: o 'morno' "Superman Returns", o filme 'da bala no olho' (coisa de guri de 13 anos, cá para nós!).
E foi assim que quase tivemos de volta Reeves no papel que o consagrou e com uma história que poderia ser uma bom final para sua era como Superman...
Gostou da postagem?
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Nenhum comentário