Falando em Série | O HOMEM INVISÍVEL (The Invisible Man) - 1975


Neste FALANDO EM SÉRIE, vamos resgatar a memória da segunda série de TV produzida inspirada no famoso romance de H.G.Wells "O Homem Invisível". Produzida pela rede NBC, entre 1975/1976 e estrelada pelo inglês David MacCallum (da série "O Agente da UNCLE"). Inicialmente apresentada como um telefilme piloto, com um tom mais dramático e mais próximo ao livro original, mas ambientado nos anos 70. Depois, na sequência de episódios ganhou um clima mais ameno e muito divertida de se assistir. Você conhece? Nunca ouviu falar? Não tem problema! Fique conosco e ese aventure em mais uma divertida viagem ao passado.

SINOPSE: O Dr. Daniel Westin (David McCallum) é um cientista que dedicou parte de sua vida a alcançar a invisibilidade através da desintegração de moléculas. Quando os resultados dos estudos se tornam cada vez mais favoráveis, ele decide ser o cobaia da sua própria experiência e se torna o primeiro homem invisível do mundo. Mas, enquanto não descobre um método de tornar seu corpo visível novamente, Daniel passa a trabalhar para a Klae Corporation, onde essa sua nova característica poderá ser útil no combate ao crime.


Título: O HOMEM INVISÍVEL
Título Original: The Invisble Man
Gênero (Série de TV): Aventura / Ficção Cientifica
Ano: 1975
País: EUA
Emissora: NBC
Criador: Harve Bennet
Música tema: Henrique Mancini
Compositor: Pete Rugolo
Elenco Principal:
- David McCallum como Dr. Daniel Westin
- Melinda O. Fee como Kate Westin
- Jackie Cooper como Walter Carlson (somente episódio piloto)
- Craig Stevens como Walter Carlson
- Henry Darrow como Dr. Nick Maggio (somente episódio piloto)
- Charles Aidman como Dr. Nick Maggio
Companhias Produtoras: Silverton Productions e Universal TV.
Episódios: 13, com duração média de 60 minutos, distribuídos em 1 única temporada.

No Brasil, foi exibido pela Rede Globo nas noites de segunda-feira. Seu piloto foi apresentado no dia 5 de fevereiro de 1978 às 20h55 e a partir daí ganhou espaço semanal na emissora. Ainda em março de 1978 transferiu-se para os domingos à tarde dentro da faixa chamada Super Heróis que ia ao ar às 16h. Ficou na Globo até 1979. Em 1981, apareceu novamente na televisão brasileira agora pela TV Bandeirantes que exibia a série diariamente às 15h45. Permaneceu na emissora menos de um ano e só voltou a ser exibida em 1983, pela TV Record que mostrava o programa nas terças-feiras às 20h.

 

RESENHA:

Na história,o brilhante cientista Dr. Daniel Westin trabalha num projeto sobre teletransporte junto com sua esposa Kate, sendo financiado pela empresa Klae Corporation. Ao avançar em seus experimentos, Westin descobre que como efeito colateral, os objetos submetidos ao processo acabam fincando invisíveis por algumas horas. Ao experimentar o mesmo processo em animais, ele obtém os mesmos efeitos e duração. Fascinado e obcecado por sua descoberta, Westin decide submeter a si mesmo a experiência para ser o primeiro humano invisível e, também, para testar um soro que criou para reverter os efeitos da invisibilidade a longo prazo. Obtendo sucesso na experiência, ele logo mostra os resultados a seu chefe Walter Carlson. Inicialmente descrente, Carlson acaba ficando impressionado com a descoberta e já se anima com as aplicações militares. Isso faz com que o Dr. Westin discorde já que, o mesmo desejava usar a descoberta para fins médicos e não bélicos. Ao descobrir que a Klae Corporation é uma empresa de fachada conrolada pelo Pentágono, Westin decide destruir suas anotações antes que caísse nas mãos dos militares. 

Entrando sorrateiramente no laboratório, Westin e exclui os arquivos e sobrecarrega o maquinário ficando invisível mais uma vez para escapar dos soldados. Contudo, desta vez o soro apenas o faz ficar visível brevemente, e ele retorna a ficar invisível inteiramente. Com ajuda de sua esposa, Westin parte a procura de seu velho amigo, o cirurgião plástico Dr. Nick Maggio que havia desenvolvido uma nova material batizado de Dermaplex com a mesma textura da pele humana para tratamento e substituição da pele de vítimas de queimaduras graves. Aplicando o material em Westin, o mesmo volta a aparecer em público porém, ele não pode usar indefinidamente o material devido ao crescimento de sua barba que poderia lhe causar problemas alérgicos graves. Para conseguir verba para trabalhar numa cura para invisibilidade, Dr. Westin e Kate não têm escolha se não voltar a trabalhar com a Klae Corporation como agentes de campo sob a supervisão de Carlson. 

Texto do amigo: Cassius M G Silva



CURIOSIDADES:
  • No dia 6 de maio de 1975 o longa-metragem O Homem Invisível conseguiu ser o destaque na grade de programação da NBC. O filme se destacou com uma ótima audiência e serviu de porta de entrada para a série que estreou quatro meses depois. 
  • Um romance vinculado à TV baseado no roteiro do episódio piloto foi escrito por Michael Jahn e publicado pela Fawcett Gold Medal em 1975.
  • Com a conclusão do piloto, a falta de estabilidade do processo o torna efetivamente inútil para aplicações comerciais ou militares, e a Klae Corporation é persuadida a reempregá-lo em sua capacidade de pesquisa, apesar de sua condição, e assim a série começa a partir deste ponto.
  • A série foi cancelada após uma temporada devido à baixa audiência, antes que o Dr Westin encontra-se a  cura de sua invisibilidade. Para a temporada seguinte, a NBC, ainda aproveitando a temática, encomendou uma série quase idêntica em termos de premissa, intitulada: Gemini Man. Nessa versão, nosso herói tinha um relógio digital que controlava sua invisibilidade. Máscaras não eram mais necessárias, porém, Sam Casey (Ben Murphy) só podia ficar invisível por um período de 15 minutos a cada 24 horas.
  • O Homem Invisível apareceu pela primeira vez em uma série de televisão em 1958. 
  • "The Invisible Man' (ou O Homem Invisível) que foi uma obra de ficção científica escrita por H. G. Wells, publicada originalmente por capítulos na revista “Pearson´s Magazine” em 1897 e mais tarde transformada num livro neste mesmo ano.
  • O livro fez um grande sucesso e chegou ao cinema num filme em preto e branco de mesmo nome, em 1933, através da Universal Pictures, num longa-metragem dirigido por James Whale, interpretado por Claude Rains como Doutor Jack Griffin, um cientista que, conforme o livro, para provar a autenticidade de sua fórmula química, aplica em si mesmo, transformando-se num ser invisível e louco. O filme fez tanto sucesso que acabou dando origem a várias continuações, entre as quais estão: “The Invisible Man Returns” (1940), “The Invisible Woman” (1940) e “Invisible Agent” de 1942.

Bônus: Para assistir as séries de 1975 e 1976 via OK.RU clique nos links abaixo:


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

NAFTASÉRIE | BONANZA

PILOTOS FRACASSADOS - "CASSINO ROYALE" - O FILME QUE QUASE MUDOU A HISTÓRIA DE JAMES BOND QUE CONHECEMOS!Falando em Série | "LIFE ON MARS (UK)" - (2006)


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.