Memória Musical | THE POLICE (1977 - 2008) - UM DOS MELHORES DOS ANOS 80

 

Na segunda metade dos anos 70, em plena explosão da new wave, nasceu em Inglaterra uma das bandas mais icónicas da historia da música britânica: THE POLICE. Considerada hoje como uma das melhores bandas da história do rock com uma enorme influência no rock da década de 1980, gravou grandes sucessos como: "Roxanne", "Every Breath You Take", "Message In A Bottle", "Every Little Thing She Does Is Magic" e "So Lonely". Dado seu sucesso comercial e aos milhões de álbuns vendidos, integra o hall dos artistas mais vendidos de todos os tempos. Também ganharam inúmeros prêmios e ainda hoje, muitas de suas músicas ainda fazem a alegria dos apreciadores de um bom som. Sem mais enrolação, fique conosco e embarque nessa viagem musical ao passado.

Em 1976, na Inglaterra, o jovem Sting (Gordon Summer) tocava com uma banda de jazz rock chamada Last Exit em sua cidade natal, Newcastle. Certa noite, Stewart Copeland, que era o baterista do Curved Air (uma banda de rock progressivo), viu a performance de Sting durante um show e ficou impressionado. Stewart disse certa vez que quando ouviu a voz de Sting, "sabia que ia ter vida boa para sempre". Logo depois do Last Exit ter se dissolvido, os dois músicos decidiram formar a uma banda e para isso contaram com o guitarrista Henry Padovani.

Trio Original: Sting, Stewart Copeland e Henry Padovani.

Mais tarde, em 1977, já com o nome The Police, a banda lançou seu primeiro single, "Fall Out", pelo selo independente Illegal Records, que foi criado por Stewart Copeland e seu irmão Miles Copeland (empresário do Police). O single teve um sucesso considerável para um lançamento independente, vendendo aproximadamente 70 mil cópias. Andy Summers uniu-se ao grupo e eles tocaram algumas vezes como um quarteto. Finalmente Padovani decidiu sair da banda, deixando Sting, Stewart Copeland e Andy Summers.

O Police assinou com a gravadora A&M em 1978, lançando o single "Roxanne", que não obteve grande sucesso. Já o segundo single, "Can't Stand Losing You", conseguiu ficar entre os 50 mais vendidos da parada britânica. No verão de 1978, eles saíram em turnê pelos EUA, sem nenhum disco como suporte, atravessando o país em uma van alugada e tocando com equipamento alugado.

Em 1978 foi lançado Outlandos d'Amour que começou uma escalada lenta ao Top 10 britânico e ao Top 30 americano. Imediatamente depois de seu lançamento, o grupo começou uma turnê britânica, lançou o single "So Lonely". Em 1979, o relançamento de "Roxanne" alcançou o 12º lugar nas paradas britânicas e 23º nos Estados Unidos, levando o disco Outlandos d'Amour ao sexto lugar. "Can't Stand Losing You" chega a ser número 2 na Inglaterra. No verão de 1979, Sting apareceu em Quadrophenia, um filme britânico baseado no álbum do The Who de mesmo nome; mais tarde nesse ano, ele atuou em "Radio On".

Precedido pelo single "Message in a Bottle", número um nas paradas britânicas, Reggatta de Blanc (1979), fez do grupo estrelas na Inglaterra e Europa, encabeçando as paradas por quatro semanas. Depois de seu lançamento, Miles Copeland mandou a banda em turnê por diversos países que raramente tinham shows de músicos estrangeiros, entre eles a Tailândia, Índia, México, Grécia e Egito.


Em 1982, o grupo entrou num "hiato" e seus integrantes tentaram alguns Projetos Solo.
  • Sting lança o single “Spread A Little Happiness” para a trilha sonora do filme “Brimstone and Treacle”.
  • Copeland compõe trilhas sonoras para filmes e toca com Peter Gabriel.
  • Summers grava um álbum instrumental com Robert Fripp.

Em 1983,  The Police retorna com força total e lança o álbum:“Synchronicity” que vem a ser o álbum de maior sucesso da banda, liderando as paradas em diversos países.
A balada “Every Breath You Take” se torna um dos maiores hits de todos os tempos, dominando as rádios por semanas.
“King of Pain” e “Wrapped Around Your Finger” também alcançam grande sucesso.
A banda embarca em uma turnê mundial de grande porte para promover o álbum.
Tensões entre os membros aumentam durante a turnê, levando ao anúncio de um novo hiato indefinido que acontece em 1986.

Em 1986, a banda se reúne novamente para um show beneficente da Anistia Internacional e tenta gravar novas músicas, sem sucesso.
Uma compilação de singles, “Every Breath You Take: The Singles”, é lançada em 1986 e se torna um grande sucesso.
Em 2003, a banda se reúne para um show único no Rock and Roll Hall of Fame.
Em 2007, iniciam uma turnê de 30 anos de carreira, tocando para multidões em todo o mundo, incluindo um show histórico no Maracanã em 2007.
O último show da turnê acontece em 2008 no Madison Square Garden.
A banda lança o álbum ao vivo “Certifiable” em 2008, marcando seu último lançamento oficial.


The Police já vendeu mais de 75 milhões de álbuns, fazendo deles um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. A banda ganhou vários prêmios, incluindo seis Grammy Awards, dois Brit Awards e um MTV Video Music Award. Em 2003, foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame. Quatro de seus cinco álbuns de estúdio entraram na lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone. Eles também foram incluídos nas listas de cem melhores artistas de todos os tempos da Rolling Stone e VH1.

Em 1984, STING atuou no filme DUNA, como Feyd-Rautha



DISCOGRAFIA:

Álbuns Originais:

  • Outlandos d'Amour (1978)
  • Reggatta de Blanc (1979)
  • Zenyattà Mondatta (1980)
  • Ghost in the Machine (1981)
  • Synchronicity (1983)

Álbuns ao Vivo:

  • Live! (1995)
  • Certifiable: Live in Buenos Aires (2008)
Trilhas sonoras e outras contribuições:

  • The Secret Policeman's Other Ball (1981)
  • Urgh! A Music War (1982)
  • Brimstone and Treacle (1982)
  • Strontium 90: Police Academy (1997)
Coletâneas:
  • Every Breath You Take: The Singles (1986)
  • Greatest Hits (1992)
  • Message in a Box: The Complete Recordings (1993)
  • Every Breath You Take: The Classics (1995)
  • The Very Best of Sting & The Police (1997)
  • The Very Best of Sting & The Police(relançamento) (2002)
  • The Police (2007)


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Memória Musical: BONEY M (1976) A Farsa que nós amamos

Papo de Cinema | CABARET (1972)

Memória Musical: QUEEN!

COMERCIAIS que marcaram época: HOLLYWOOD, O SUCESSO!

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.