PAPO DE CINEMA - MÃOS QUE MATAM! - TERROR ANATÔMICO!
Se há um gênero que não pode reclamar do numero de produções, é o de terror/suspense! Todos os anos são despejados vários filmes do tipo. Nem mesmo a COVID conseguiu detê-lo! Como mostra nossa postagem, diretores famosos começaram com o gênero! Mas, o volume de filmes as vezes provocam similaridades nos temas. Nossa matéria destaca uma delas: MÃOS ASSASSINAS! Vamos lá! Prove que é um cinéfilo! Leia a matéria...
Quando eu era garoto lá no Quissamã (Petrópolis/RJ), os filmes de terror e suspense só podiam ser exibidos após as 22:00hs. Por coincidência, este era o horário limite para que eu pudesse assistir televisão, exceto as sextas-feiras...Obviamente, mesmo tremendo de medo dos filmes, eu queria assistir, mas tinha que me contentar com os anúncios, por causa do 'toque de recolher' (minha mãe dizendo: "Vai dormir. AGORA!").
Para minha sorte, um dos poucos canais de TV existentes, decidiu programar para as sextas-feiras(!!) um horário para exibição dos 'filmes de terror'. Foi quando finalmente consegui realizar meu sonho de assistir aos filmes que só conhecia de anúncios. Peguei gosto pelo gênero (tremendo de medo) e tive o privilégio de assistir grandes 'perolas' do gênero (ruins e boas).
Lembrando disto recentemente, percebi que alguns filmes tinham muito em comum, sem serem refilmagens. Eram ideias parecidas. E houve alguns que envolviam partes do corpo humano, sendo a mais explorada: as mãos!
Assim, escolhemos alguns filmes que abordavam este tema: mãos assassinas. A variação mais comum da história é que algumas mãos estavam acompanhadas do resto do corpo e outras não...Colocamos os filmes em ordem de lançamento, pois assim é possível vermos quão antiga é a abordagem do assunto e como a tecnologia foi se aperfeiçoando. De quebra, vamos descobrir que um diretor que se tornou renomado, começou justamente com um destes filmes!
Caso queira assistir um ou todos os filmes, estamos colocando um link que possibilita isto. Os links estarão em letras azuis, porém alertamos que só poderão ser abertos com uso de REDE WI-FI, doméstica ou empresarial. Não é possível assisti-los com os "Dados Móveis" de sua assinatura telefônica, porque as operadoras bloqueiam o site!
Vamos então...
DR. GOGOL, O MÉDICO LOUCO (1935)
O romance "As Mãos de Orlac", publicado pela primeira vez em 1920, de autoria do escritor Maurice Renard, serviu de base para o filme. "Dr. Gogol", também foi a segunda adaptação do romance, já que em 1924 foi lançada a primeira, com o mesmo titulo do livro. Era um filme austríaco mudo estrelado por Conrad Veidt e você pode assistir-lo clicando aqui.
No filme (de 1935), o Dr, Gogol é perdidamente apaixonado pela atriz Yvonne Orlac, Após uma das apresentações da atriz, Gogol descobre que ela não só é casada, como também esta de partida para a Inglaterra. O marido de Yvonne, chama-se Stephen Orlac e é um renomado pianista. Durante uma viagem de trem sofre um acidente que lhe mutila as mãos.
Yvonne fica sabendo que o Dr. Gogol pode transplantar-lhe novas mão, com um procedimento controverso, Gogol aceita fazer a cirùrgia e coloca no lugar das mãos do pianista, as mãos de um certo Lollo, que era um assassino e atirador de facas, cuja execução Gogol havia assistido.
Stephen faz algumas descobertas desconcertantes: primeiro que não consegue mais tocar e segundo que suas novas mãos tem tendências assassinas! Gogol o aconselha a se entregar para a policia e vai enlouquecendo aos poucos, até o desfecho final do filme.
Para assistir clique aqui: DR. GOGOL, O MÉDICO LOUCO
OS DEDOS DA MORTE (1946)
Curiosamente, mais uma vez temos um filme com o mesmo tema e com um mesmo ator: Peter Lorre! Lorre faz o papel de Hilary Cummings. Mais uma curiosidade é que a história, de novo, envolve um pianista! Desta vez Francis Ingram, que sofreu um derrame que lhe paralisou o lado direito, obrigando-o a se locomover com uma cadeira de rodas...
Devido a enfermidade Ingram se isola em uma mansão na Italia. Com ele vivem sua enfermeira Julie Holden; seu secretário e astrologo Hilary Cummings (Lorre); seu amigo Bruce Conrad e seu sobrinho sanguessuga Donald Arlington. Julie, cansada das exigencias de Ingram quer sair da mansão e viajar para a América. Conrad quer que ela saia logo, pois esta apaixonado por ela e é correpondido.
O problema é que se Julie sair, Cumming ficará a merce de Ingram e de suas exigências, assim é contra a saida de Julie. Quando descobre que Conrad e Julie estao apaixonados, conta a Ingram, que irritado começa a estrangulá-lo! Vemos claramente sua mão com uma anel negro (isto é importante para depois...). Ingran expulsa Cummings.
Na mesma noite, Ingram morre em um acidente na escada. Ao se ler o testamento descobre-se que ele deixou tudo para a enfermeira! A familia que já contava com o dinheiro, inclusive disseram que venderiam todos os livros que Cummings amava...O advogado insinua que pode simular um testamento anterior (em troca de uma parte) e que o irmão do morto deveria contestar o testamento lido...
Nesta noite o advogado morre estrangulado...pela mão de Ingram!!! Outros incidentes ocorrem: o piano toca sozinho; a mão tenta estrangular outras pessoas. O policial Ovidio começa a investigar e descobre que a mão direita do morto não esta no caixão; que há um buraco do tamanho de uma mão saindo do caixão e outro na janela do mausoléu onde estava o morto; há rastros de mão em direção a casa...
Tem quem odeie o final deste filme, porque por alguma razão, o diretor resolveu fazer uma piada na última cena. A piada não funciona com o resto do filme...
Para assistir, clique aqui: OS DEDOS DA MORTE
A MÃO RASTEJANTE (1963)
Este era o filme que mais repetia nas 'sessões terror' das noites e madrugadas. Mistura terror com ficção cientifica. O filme começa no centro de comando de missões espaciais. Uma nave esta fazendo um pouso forçado. Pelo que diz o responsável no momento, não é a primeira missão que falha. Porém, o astronauta que entra em contato diz que os demais estão mortos e que não deveriam deixar a nave chegar ao solo...
O astronauta fala coisas desconexas, como por exemplo: "Minha mão...me faz fazer coisas...matar! Matar!". Também pede que o centro de controle destrua a capsula. O centro lhe diz que ele mesmo pode fazê-lo, mas o astronauta alega que a mão não permite...Como houve falha no oxigênio da capsula, os especialistas acham que é privação de oxigênio...
Como o astronauta insiste na destruição, alguém acaba apertando o botão vermelho...A nave não chega ao solo por pouco, mas explode sobre uma região povoada. A cena muda para o tal lugar, e como sempre acontece, um adolescemte descerebrado, encontra o braço do astronauta e...resolve levá-lo como souvenir!!!!
O problema é que o braço esta tomado por um...alienigena!! E as mortes começam! E quem leva a culpa? O adolescente descebrado, que aos poucos começa a ser dominado pela mão...
Para assistir, clique aqui: A MÃO RASTEJANTE
AS PROFECIAS DO DOUTOR TERROR (1965)
Aqui já entramos na 'liga de campeões'...Temos a HAMMER, Peter Cushing; Christopher Lee e Donald Sutherland...no mesmo filme!! Peter Cushing faz o papel do Doutor Schreck, cujo nome o personagem explica significar: "Terror" (daí o titulo). O Doutor encontra cinco homens em um vagão de trem e durante conversa um deles percebe que ele tem cartas de tarô. O Doutor alega que elas se chamam "Casa dos Horrores".
É um filme do tipo 'antologia' (diferentes histórias), cinco pessoas, cinco histórias. A quarta nos interessa em especial. Seu titulo: "A MÃO DESCARNADA". É estrelada por Christopher Lee. Na história ele é o pomposo critico de arte Franklyn Marsh, ele é mais preocupado com sua própria inteligência do que com a arte. Depois de ser humilhado por Marsh, o pintor Eric Landor, aproveita todas as oportunidades para se vingar publicamente.
Declara por exemplo que Marsh confunde o trabalho de um chimpanzé com arte moderna...Passa a segui-lo socialmente, interrompendo todas suas contribuições com comentários que lembravam os erros do critico. Cada vez mais irritado, Marsh se vinga atropelando Landor. No 'acidente', Landor perde a mão direita e por não poder pintar mais, se suicida...A partir dai o pesadelo de Marsh começa, pois ele passa a ser perseguido pela mão que parece ser imune a tudo que se tenta fazer para dete-la...
Para assistir, clique aqui: AS PROFECIAS DO DOUTOR TERROR
Quando o próximo filme foi lançado, já não existiam tantas exigências com relação ao horário de exibição. Porém, ele se torna interessante por manter o mesmo tema e por ser o segundo filme da carreira de um diretor que posteriormente se tornaria importante dentro da area cinematográfica.
A MÃO (1981)
"A MÃO" foi o segundo filme dirigido e escrito por Oliver Stone, que depois ficaria famoso por "Platoon"; "Nascido em Quatro de Julho"; "The Doors"; "Wall Street" e outros (o primeiro filme foi "Apreensão" em 1974, também terror). A história é estrelada por Michael Caine e esta catalogada como um dos filmes de "terror psicológico", que são filmes as vezes difíceis de se chegar a uma conclusão sobre o fim...
Desta vez o homem que perde a mão é John Lansdale (Caine), um artista de...revistas em quadrinhos. Seu relacionamento com sua esposa e sua filha esta complicado, a ponto da mulher resolver 'dar um tempo'...Eles estão discutindo sobre isto, quando ocorre o acidente sangrento que corta mão direita de Lansdale.
Lansdale fica abalada com a impossibilidade de continuar desenhando os quadrinhos e tenta faze-lo com a outra mão...Mas, a mão direita que se arrastou do local do acidente estraga sua amostra teste. (Por duas vezes se tentou encontrar a mão decepada, mas somente o anel que estava nela apareceu).
Lansdale e a esposa se mudam para Nova York e lá a mão começa a cometer assassinatos. O casamente piora, assim como as alucinações de Lansdale. Por se tratar de 'terror psicológico', algumas coisas que acontecem podem não ter acontecio de fato. O recente filme "Sorria 2", levou isto ao extremo quando boa parte do filme que assistimos não aconteceu de fato, é uma alucinação da protagonista...
Inclusive no final de "A Mão", quando os assassinatos são explicados por uma psicologa, acontece algo que coloca tudo em dúvida...Este filme com o tempo se tornou um 'cult' entre os amantes do genero...
Para assistir, clique aqui: A MÃO
Estes filmes assistidos agora podem até causar risos no expectador, porém cada um deles , em sua época, causou incomodo no público. Talvez porque as pessoas fossem mais crédulas e por que não dizer: mais ingênuas. O filme de 1981 já mostra no que o genero terror estava se transformando com baldes de sangue no momento da perda da mão. A partir de 80, tambem foi criado um sub-genero do terror misturado a comédia: o terrir.
Este novo genero acabou enterrando de vez os filmes do passado, satirizando as cenas. Alguns eram bem feitos, mas outros nem tanto. Por exemplo em 1999, foi lançado o terrir, "A Mão Assassina". Um filme que custou 25 milhões de dolares e gerou menos de 5 milhões nas bilheterias. Foi a ultima vez em que o tema "mãos assassinas" apareceu como 'protagonista'.
De qualquer forma "A Mão" é canon no hall dos filmes de terror e monstros do passado. Tendo inclusive lugar na série "Familia Adams" (que põe na mesma familia diferentes monstros) e mais recentemente em "Wandinha" ou "Quarta-Feira" (se preferirem)...
Provavelmente você gostará também de:
Nenhum comentário