SESSÃO DA TARDE | Os Saltimbancos Trapalhões (1981)

 

Quem nunca se divertiu com as peripécias dos Trapalhões na emblemática "Sessão da Tarde"? Hoje, vamos relembrar um dos filmes mais queridos e reprisados do quarteto: "OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES". Um clássico do cinema nacional que conquistou gerações com seu humor inesquecível, uma emocionante aventura no mundo do circo  e uma linda mensagem de amizade e solidariedade que continua a encantar e divertir. Com uma trilha sonora marcante e momentos icônicos, o filme se tornou um verdadeiro símbolo das tardes na televisão, trazendo nostalgia e alegria a todos os espectadores. Fique conosco e conheça um pouco mais do melhor filme já produzido pelos Trapalhões.


SINOPSE: Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.



Título: OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES
Ano: 1981
País: Brasil
Género: Aventura/musical/comédia
Duração: 95 min.
Direção: J. B. Tanko
Roteiro: Renato Aragão, Antonio Pedro, Gilvan Pereira, J.B. Tanko e Tereza Trautman
Baseado na peça teatral: "Os Saltimbancos" de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov
Elenco Principal
- Renato Aragão Didi
- Dedé Santana Dedé
- Mussum Mussum
- Zacarias Zacarias
- Lucinha Lins Karina Bartholo
- Mário Cardoso Frank Severino
- Eduardo Conde Assis Satã
- Mila Moreira Tigrana
- Paulo Fortes Barão Bartholo
- Ivan Lins Pianista
- Carlos Kurt Leão de chácara
- Amauri Guarilha Leão de chácara
- Radar Leão de chácara
- Quinzinho Anão
- Youssef Salim Elias Salim
- Jessé Dantas Segurança do circo
Orçamento:   R$ 1 milhão.
Arrecadação: R$ 10 milhões nas bilheterias brasileiras.


A trilha sonora de Os Saltimbancos Trapalhões constitui-se de versões para as faixas que integravam Os Saltimbancos, musical infantil de Sergio Bardotti, Luis Enríquez Bacalov e Chico Buarque, e que teve montagem histórica no teatro Canecão com artistas como Nara Leão e Miúcha. Os números utilizados no filme são os seguintes:

Piruetas - Chico Buarque & Os Trapalhões
Hollywood - Lucinha Lins & Os Trapalhões
Alô, liberdade - Bebel Gilberto & Os Trapalhões
A cidade dos artistas - Elba Ramalho & Os Trapalhões
História de uma gata - Lucinha Lins
Rebichada - Chico Buarque & Os Trapalhões
Minha canção - Lucinha Lins
Meu caro barão - Chico Buarque & Os Trapalhões
Todos juntos - Lucinha Lins & Os Trapalhões
Abertura da Ópera Carmen (ópera) de Georges Bizet
Aida (ópera) Giuseppe Verdi Gloria all' Egitto, Marcia trionfale; Ballabile; Vieni, o guerriero vindice


OPINIÃO:

Recentemente, tive a oportunidade de rever um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde: "Os Saltimbancos Trapalhões" (1981) . E devo dizer que apesar de datado e ter um ritmo mais lento do que eu lembrava, ouso dizer que este filme continua sendo um dos melhores longas do quarteto trapalhão.

A química do elenco e o carisma dos trapalhões no auge da carreira é contagiante, proporcionando risadas genuínas e momentos de ternura que aquecem o coração. A história de funcionários humildes de um circo que enfrentam as adversidades com coragem e união transmite uma mensagem poderosa sobre amizade, solidariedade e resistência contra a injustiça. Em tempos difíceis, a coragem e a determinação dos protagonistas nos inspiram a lutar pelos nossos sonhos e pelos direitos dos outros.

A trilha sonora, com músicas de Chico Buarque, é simplesmente fenomenal. Canções como "Piruetas" e "História de uma Gata" não apenas complementam a narrativa, mas também se tornaram hinos culturais que transcendem gerações.

Não é à toa que "Os Saltimbancos Trapalhões" foi reprisado inúmeras vezes na "Sessão da Tarde". Este filme conseguiu capturar a essência do humor brasileiro, com um toque de nostalgia e uma profundidade que ressoa até hoje. Sua relevância e charme continuam a encantar novas gerações, tornando-o um tesouro do nosso cinema.

Em resumo, rever "Os Saltimbancos Trapalhões" foi uma experiência maravilhosamente nostálgica e emocionalmente gratificante. Recomendo a todos que revisitem esta joia do cinema brasileiro e se deixem encantar mais uma vez pela magia dos Trapalhões. Nota: 7,5/10


CURIOSIDADES:
  • "Os Saltimbancos Trapalhões" é considerado o melhor filme do grupo pelos críticos;
  • O filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine);
  • O filme foi um sucesso de público, com 5.218.574 pessoas assistindo nos cinemas brasileiros;
  • A trilha sonora inclui músicas compostas por Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Bacalov;
  • O filme foi gravado no Circo Irmãos Power do ator Marcos Frota;
  • Algumas cenas foram filmadas em Hollywood, Estados Unidos;
  • O filme foi comercializado em países como Uruguai, Argentina, Moçambique, Bulgária e Espanha;
  • Em 2017, uma nova versão do longa intitulada:"Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood" estrelada por Didi e Dedé foi lançada.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.