Sessão da Tarde | ELVIS PRESLEY: FEITIÇO HAVAIANO (Blue Hawaii) - 1961
Logo nos primeiros anos de exibição, na SESSÃO DA TARDE era muito comum nas férias de verão termos os "festivais de Filmes" que traziam uma sequência de longas de sucesso estreladas por: Jerry Lewis, Os Trapalhões, Roberto Carlos e claro, Elvis Presley. E, como ainda não falamos do rei do rock e de seus empolgantes filmes musicais, achamos por bem começarmos com o inesquecível: FEITIÇO HAVAINO. Então, pegue a pipoca, fique confortável e vamos nos divertir em mais uma empolgante viagem no tempo!
SINOPSE: Após prestar o serviço militar, um jovem (Elvis Presley) volta para a casa dos pais em Honolulu, no Havaí, e começa, contra a vontade deles, a trabalhar em uma agência de turismo. Ao mesmo tempo seduz as funcionárias do hotel ao som de românticas canções.
Título: FEITIÇO HAVAIANO
Título Original: Blue Hawaii
Ano: 1961
País: EUA
Duração: 102 minutos
Estúdio: Paramount Pictures
Gênero: Musical / Romance / Comédia
Direção: Norman Taurog
Produção: Hal B. Wallis
Roteiro: Hal Kanter
Música: Robert H. Haggiag
Elenco Principal:
. Elvis Presley como Chad Gates
. Joan Blackman como Maile Duval
. Angela Lansbury como Sarah Lee Gates
. Roland Winters como Jack Kelman
. Nancy Walters como Ellie Corbett
. Pamela Austin como Selena "Sally" Emerson
. Christian Kay como Beverly Martin
Companhia Produtora: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Orçamento: US$ 7 milhões
Arrecadação: US$ 20 milhões
O LP da trilha sonora foi lançado em 1961, coincidindo com o lançamento do filme. O disco com as músicas do filme foi um grande sucesso, alcançando altas posições nas paradas musicais da época.
OPINIÃO:
"Feitiço Havaiano" é um daqueles filmes que transcende o tempo, encantando plateias com sua mistura perfeita de comédia, romance e música. Elvis Presley brilha como Chad Gates, um jovem herdeiro que escolhe seguir seu coração. A química entre Presley e Joan Blackman é não apenas convincente, mas profundamente cativante.
A trilha sonora, repleta de canções icônicas como "Can't Help Falling in Love" e "Blue Hawaii", é simplesmente inesquecível. As deslumbrantes paisagens havaianas transportam o espectador para um paraíso tropical, elevando ainda mais a experiência visual do filme. Além de belas canções que se imortalizaram por causa desse longa,o filme também tem a oferecer belíssimas paisagens, uma fotografia exuberante, e claro, uma quantidade generosa de lindas mulheres.
Embora o roteiro seja obviamente previsível, a direção de Norman Taurog e a incomparável presença de Elvis Presley superam qualquer limitação. "Feitiço Havaiano" é uma preciosa joia da era de ouro de Hollywood, um verdadeiro clássico que continua a encantar novas gerações. Assistir a este filme é embarcar em uma experiência cinematográfica inesquecível, repleta de música, humor e uma pitada generosa de romance. Nota: 8/10
PRÊMIOS & INDICAÇÕES:
ASCAP Film and Television Music Awards
1990 - Melhor na categoria "Performed Feature Film Standards" pela canção Can't Help Falling In Love (Luigi Creatore, Hugo Peretti e George Weiss);
Grammy Awards
1962 - Indicado como melhor trilha sonora para filme de cinema ou televisão;
Laurel Awards
1962 - Indicado como melhor musical;
Writers Guild of America
1962 - Indicado como melhor roteiro de musical americano (Hal Kanter);
CURIOSIDADES:
- Inicialmente, a atriz Juliet Prowse, que estrelou "Saudades de um Pracinha" ao lado de Elvis, seria quem interpretaria Maile Duval. No entanto, o papel acabou ficando com Joan Blackman.
- A atriz Angela Lansbury, que interpretou a mãe do personagem de Elvis, tinha apenas 35 anos na época das filmagens, apenas 10 anos a mais que o cantor.
- O filme é muito lembrado, principalmente pela presença e talento do Rei do Rock, mas também por sua bela fotografia das paisagens paradisíacas do Havaí.
- O álbum da trilha sonora do filme foi indicado ao Grammy Awards em 1962 na categoria de Melhor Trilha Sonora para Filme de Cinema ou Televisão.
- "Feitiço Havaiano" foi um dos maiores sucessos de Elvis no cinema, arrecadando aproximadamente 20 milhões de dólares, contra um orçamento de produção de 7 milhões de dólares, sendo assim considerado o maior sucesso comercial da carreira de Elvis Presley.
- Foi o primeiro filme de Elvis Presley em cores e widescreen.
- As cenas foram filmadas em locações no Havaí, incluindo Honolulu, Waikiki Beach e Diamond Head.
- O roteiro foi escrito especialmente para Elvis, com o objetivo de mostrar sua personalidade e talento musical.
- O filme estreou em novembro de 1961 e permaneceu por 20 semanas no topo da bilheteria americana.
- "Feitiço Havaiano" ajudou a popularizar a cultura havaiana e inspirou muitos jovens a visitar o Havaí.
- O filme é considerado um clássico da era de ouro de Hollywood e um dos melhores trabalhos de Elvis Presley
Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook.
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
- Papo de Cinema| O GALANTE MR DEEDS (Mr. Deeds Goes to Town) - 1936
- Papo de Cinema | "MY FAIR LADY" (Minha Bela Dama) - 1964
- Papo de Cinema | JOGOS DE GUERRA (WarGames) - 1983
- Papo de Cinema | CIDADÃO KANE (Citizen Kane) - 1941
- Papo de Cinema: O ÚLTIMO DRAGÃO (The Last Dragon) 1985
- Papo de Cinema | ALTA FREQUÊNCIA (Frequency) - 2000
- Sessão da Tarde | ERRADO PRA CACHORRO (Who´s Minding the Store ) – 1963
Nenhum comentário